Minilua

10 coisas cotidianas que são um mistério para a ciência

Apesar de todo conhecimento já adquirido pelo homem, ainda existem pequenas coisas do nosso cotidiano que estão longe de ter alguma explicação.

Esses pequenos enigmas, com certeza, fazem parte do seu dia-a-dia. Então surpreenda-se com coisas tão comuns que ainda escapam de todo nosso conhecimento.

 

1 – Rubor

Rubor, que é o popular “ficar com a cara vermelha”, é uma dos mistérios que não  se consegue desvendar. Nem mesmo uma das maiores mentes que já andou sobre a Terra conseguiu achar a resposta exata. Darwin (aquele mesmo do evolucionismo) tentou, pesquisou, pensou e nada.

 

2 – Risos

Não sabemos exatamente por que rimos das coisas, mas sabe-se que nos faz muito bem, pois uma boa risada aumenta o níveis de endorfina nos deixando mais felizes e relaxados.

 

3 – Pelo pubianos

Proteção contra o mal cheiro, aquecedor, evitar irritação “nas partes"”? Ninguém sabe exatamente para que nós temos pelos nas parte íntimas.

 

4 – Adolescentes

Nós somos a única espécie do planeta que passa por essa fase meio maluca durante a vida. Todos os outros animais, até mesmo os macacos, não tem essa fase rebelde em seu ciclo vital. O por que dela? Vai saber, aproveite!

 

5 – Sonhos

Atualmente, grande parte dos pesquisadores, não crê no ponto de vista de Freud, segundo o qual os sonhos são manifestações do nosso desejo inconsciente, mas neste caso, para que eles servem?

 

6 – Altruísmo

Ainda se questiona se é da natureza humana ajudar os outros, mas se for, não faz sentido evolucionário. Para pesquisadores o altruísmo é algo mais cultural do que instintivo. Pois na natureza o normal é o egoísmo, a não ser quando se espera algo em troca, mas desse modo já não é um altruísmo verdadeiro.

 

7 – Arte

De onde vem o desejo humano de se expressar através da arte? Não se faz a mínima idéia. Contudo hoje em dia se sabe que mulheres, principalmente na sua época fértil, tem uma “quedinha” por homens criativos.

 

8 – Superstição

Muitas pessoas tem superstição, mas, seja qual for a forma que isso se expressa, é totalmente irracional. Só se sabe que pessoas que vivem em áreas de risco, como zonas de guerra, tendem a serem mais supersticiosas.

 

9 – Beijo

O desejo de beijar não surge de nossos genes, então por que é tão bom? Não se pode determinar exatamente. O que interessa é que é bom, o motivo fica em segundo plano.

 

10 – “Limpar o salão”

Não me venha com o papinho que nunca meteu o dedão no nariz, tirou aquela meleca e deu uma bela olhada antes de jogar fora (ou mesmo comeu a coisinha verde). Bom, esse ato ainda não foi explicado pelos cientistas. Mas é algo natural do ser humano e mesmo comer a meleca não é de todo mal, segundo pesquisadores ela pode dar uma ajuda nutricional e ainda melhorar nosso sistema imunológico. Se alguém aguenta o nojo, boa sorte…