Minilua

10 coisas que você nem imaginava sobre seu cérebro

1 – Nossos cérebros são grandes

O cérebro adulto pesa em média 1,3 Kg e, segundo alguns especialista, tem a textura semelhante a pasta de dentes, mas ele não gruda como ela, seria algo entre uma pasta e gelatina. Saiba que se pegar um cérebro de coloca-lo em um liquidificador, quase encherá uma garrafa de dois litros.

2 – Nossos cérebro está diminuindo

Segundo pesquisadores, se compararmos o tamanho de nosso cérebro atual, com alguns de 5.000 anos atrás, observamos que eles tinham 10% de massa cinzenta a mais. Ainda não se sabe o por que dessa diminuição, mas acredita-se que deve-se a evolução, que esta tornando nosso cérebro mais eficiente. De qualquer maneira tamanho não é documento, pois se você tiver um cérebro grande não quer dizer que será mais inteligente do que alguém com um menor.

3 – Nosso cérebro é um devorador de energia

Apesar de representar apenas 2% de nossa massa corporal, ele consome 20% do oxigênio e 25% da glicose que circulam em nossa corrente sanguinea.

4 – As rugas nos fazem mais inteligentes

Você nem deve imaginar, mas grande parte de nossa inteligência vem das rugas. A superfície do cérebro humano é um complexo conjuntos de altos, baixos e fendas. Dessa forma ele consegue ter uma maior superfície ocupando menor espaço. E é isso que processa nossos pensamentos.

5 – Neurônios não são as células mais numerosas em nosso cérebro

Aquele velho papo que usamos apenas 10% de nosso cérebro é pura balela, mas sabemos que 10% é o numero de neurônios que o compõem. Os outros 90%, que representam metade do peso, é composto por células glias (que significa cola, em grego). Alguns dizem que ela esta lá só para deixar unidos nossos neurônios, contudo alguns estudo mais recentes dizem que ela pode ter outras funções.

6 – Não é fácil chegar ao cérebro

O cérebro possui um sistema muito inteligente, que não deixa algo que não seja extremamente necessário entrar na sua corrente sanguinea. Apesar de isso ser uma ótima proteção, as vezes nos causa problemas, pois alguns medicamentos não chegam até seu destino.

7 – No início é um tubo

É assim que começa nosso cérebro, em forma de tubo. Logo nas primeiras semanas, após a formação das células embrionárias, nosso cérebro começa a se desenvolver tendo a forma de tubo. Apenas nos últimos três meses de gravidez que ele assume sua forma definitiva.

8 – Adolescente tem a cabeça oca

Não é por acaso que os adolescentes tem uma certa tendência a fazerem coisas malucas, pois seu cérebro não esta totalmente formado. Durante essa fase da vida, a parte frontal sofre diversas mudanças, e essa é a parte responsável pelas opiniões de decisões.

9 – Ele está sempre em constante mudança

Nosso cérebro esta sempre se modificando, pois se isso não ocorresse, chegaria uma certa idade que não poderíamos aprender mais nada. Mas como todo dia é um aprendizado, nosso cérebro vai se adaptando diariamente.

10 – Somos iguais

Apesar de todo o papo que os cérebros de homens e mulheres são diferentes, isso não é verdade. Claro que os dois não são exatamente iguais, pois os hormônios masculinos e femininos afetam seu desenvolvimento de maneiras diferentes. Mesmo assim a diferença entre os dois é quase zero.