10 curiosidades sobre a música “Stairway To Heaven”, do Led Zeppelin

49abe5008b8e6

“Stairway To Heaven” é um clássico do Led Zeppelin e uma das composições mais conhecidas do rock. Confira abaixo algumas curiosidades que separamos sobre “Stairway To Heaven”.

https://www.youtube.com/watch?t=309&v=BcL—4xQYA

1) A música é a mais pedida da história das rádios FM dos Estados Unidos, tendo congestionado as linhas telefônicas das estações com pedidos no início da década de 1970. Mas, curiosamente, ela não foi lançada como single (formato de divulgação, promocional, direcionado justamente para rádios) por lá. A demanda fez com que a gravadora Atlantic lançasse a canção no formato single, no entanto, “Stairway To Heaven” já havia feito história.

2) A banda foi bastante pressionada pela gravadora Atlantic para que reduzisse a duração da faixa, para que emplacasse nas rádios. Os músicos, no entanto, resistiram.

3) A canção foi composta em pedaços. Em uma entrevista, o baixista John Paul Jones descreveu o processo de composição: “(Page e Plant) voltaram das montanhas galesas com a introdução e o riff da guitarra. Eu literalmente a ouvi em frente de uma grande fogueira em uma casa de campo. Eu peguei uma flauta e toquei um riff bem simples que nos deu uma introdução, depois fui até um piano para a seção seguinte, acompanhando as guitarras”.
4) A letra, escrita em maior parte pelo vocalista Robert Plant, surgiu bem rapidamente. “De repente minha mão estava escrevendo as palavras: Há uma senhora que está certa, tudo o que reluz é ouro, e ela está comprando uma escadaria para o céu. Eu simplesmente sentei, olhei para elas e quase pulei da cadeira”, disse.

5) A explicação de Robert Plant para a composição é bem subjetiva. “É uma divagação cínica sobre uma mulher que sempre conseguia tudo o que queria sem dar a isso a devida reflexão ou consideração”, afirmou.

6) Consagrado por ter utilizado guitarras Gibson Les Paul ao longo de sua carreira, Jimmy Page utilizou uma Fender Telecaster 1958 - que tem um timbre bem diferente em comparação à Les Paul - para fazer o lendário solo de guitarra ao fim da canção. Os demais instrumentos utilizados por Page para a música foram um violão Harmony Sovereign H1260 e uma Fender Electric XII (12 cordas).

7) “Stairway To Heaven” é, de acordo com a banda Spirit, um plágio da música “Taurus”, lançada por eles em 1968, três anos antes. Recentemente, o compositor Randy California processou o grupo e ganhou em primeira instância. Novos julgamentos devem ocorrer nos próximos meses.

8) A relação de Robert Plant com “Stairway To Heaven” mescla amor e ódio. Apesar de ter sido o grande clássico do Led Zeppelin, o cantor se cansou da música e, em meados de 1977, o grupo não a tocava em todos os shows. Em sua carreira solo, Plant não a executava com frequência. Em 1986, ele afirmou que“ficaria com urticária se a cantasse em todos os shows”.

9) Estima-se que “Stairway To Heaven” tenha tocado mais de três milhões de vezes em rádios de todo o mundo entre os anos de 1971 e 2000. O disco no qual a música está inserido, “IV”, vendeu mais de 37 milhões de cópias em todo o planeta e é o terceiro mais vendido nos Estados Unidos.

10) Há várias acusações de ocultismo por trás da letra de “Stairway To Heaven”. Muitos afirmaram, ao longo dos anos, que a canção executada ao contrário transmite mensagens como “Aqui está a meu doce Satanás” e “Canto pois vivo com Satanás”.

Fonte: cifras.com

  1. Coxinha Sensual

    12 de agosto de 2015 em 19:00

    LED ZEPPELIN É VIDA! MELHOR BANDA EVER

  2. Giovany Dias

    25 de julho de 2015 em 14:18

    A pouco tempo, Robert Plant declarou não compreender a letra de “Stairway To heaven” , que é de sua autoria. Talvez isso explique o fato de ele ter “cansado” da música e, não tocar mais em todos os shows da banda.
    Mesmo assim, “Stairway To heaven” é um dos maiores clássicos do Rock mundial e, uma das minhas preferidas.

  3. chapolim do mal

    24 de julho de 2015 em 20:26

    Prefiro Highway to Heaven, apesar delas não terem ligação.

    • chapolim do mal

      24 de julho de 2015 em 20:26

      to HELL, CARAMBA.

      • gogre clone

        25 de julho de 2015 em 19:08

        prefiro hotel california…

        • Luciano Lobato

          25 de julho de 2015 em 20:40

          hotel califórnia é muito boa
          Mas uma das minhas preferidas é kansas – carry on wayward son e free bird – lynyrd skynyrd

  4. Eder william

    24 de julho de 2015 em 20:00

    Uma vez perguntaram ao Robert Plant sobre esse tal de ocultismo ” porque quando tocamos as musicas ao contrario aparece coisa do capiroto?” a resposta mais perfeita de todas ” eu NÃO fiz nem um disco para rodar ao contrario” Robert Plant = MITO

    • Kurama Youko

      24 de julho de 2015 em 21:11

      Boa, isso me lembra aquele “velho” ditado (se é que é um ditado mesmo, sei lá): procurar chifre em cabeça de cavalo… #fato

  5. Elyane

    24 de julho de 2015 em 19:43

    Música belissima, tem uma melodia encantadora, homenagem merecida.

  6. Doge

    24 de julho de 2015 em 17:52

    Uma das melhores músicas já feitas.

  7. Thomas Henrrique

    24 de julho de 2015 em 15:47

    Foda

  8. Mr.Red Adventures

    24 de julho de 2015 em 14:42

    o nome certo para esse post é 10 curiosidades sobre uma obra de arte

    • Luciano Lobato

      24 de julho de 2015 em 14:56

      this /\

13 Comentários
mais Posts
Topo