10 dicas para você comprar com segurança na internet

compra_seguraMuita gente tem medo de fazer compras na internet, mas a cada dia que se passa esse mercado cresce, pois possibilita fazer pesquisas em milhares de lojas apenas com um clique, dessa forma há uma maior oferta, o que baixa muito os preços dos produtos.

Em um futuro próximo provavelmente sair de casa para comprar algo será incomum, por isso nós vamos dar 10 dicas que podem lhe ajudar a fazer uma boa e segura compra pela internet.




1 - Descubra se o site é seguro

Muitos sites tem em seu rodapé milhares de símbolos mostrando sua segurança, mas aquilo não é o mais importante (imagem abaixo). Sempre que for comprar em um site veja se ele usa criptografia para embaralhar os dados, tais como: o número de seu cartão, código de segurança e outras informações; para que eles não possam ser pegos por ninguém.

clip_image001

A primeira dica é ver se o site tem um S depois do “http”, ficando assim: “https://endereço.com// (imagem abaixo). Esse S não aparece em todas as páginas do site, normalmente ele aparece nas páginas de pagamento, então fique de olho antes de enviar seus dados.

clip_image002

Outras coisa é procurar um cadeado em cima ou embaixo no seu navegador (imagem abaixo), mas cuidado se ele estiver aberto, o site não é seguro. Alguns navegadores usam uma chave em vez de o cadeado.

clip_image003




2 - A loja na vida real

Um site de confiança sempre vai ter um telefone para contato na sua página e também um endereço fisíco de sua matriz, ou mesmo o CNPJ (que é um CPF das empresas). No caso de ainda não conhecer a loja dê uma ligada e peça alguns dado sobre a mesma.




3 - Pesquise sobre o site

Dê sempre preferência para sites conhecidos. Caso não conheça ou seja sua primeira compra na internet, dê uma pesquisada. Existem vários sites voltados para reclamações que podem lhe dar um boa noção.

A pesquisa pode ser bem simples, exemplo: “Miniluashop é confiável” ou “miniluashop reclamações”. Pode-se também procurar comunidade em sites de relacionamentos, que ajudam muito a obter informação.




4 - Política do site

Um bom site deve ter uma politica de privacidade boa e clara, assim como uma boa política de compras (questões de devoluções e trocas). As duas devem ser claras, de modo que todos que a lerem entendam sem maiores problemas. Sites com muitas coisinhas e papos demais, desconfie.




5 - Perguntas indevidas

Nunca, jamais, de modo algum responda algo desnecessário para efetuar a compra. Responda apenas seus dados, endereço e os números de seu cartão, nada mais. Se o site pedir outras informações, desconfie.




6 - Cuidado com cookies

Alguns sites malandros usam cookies (um arquivinho que salva alguns dados da navegação), e os usam para ver o que você faz na internet e ver qual seu perfil de navegação, isso não é correto. Para evitar basta configurar seu navegador para limitar esse tipo de arquivo ou apagá-los,.




7 - Apenas um cartão

Se for possível tenha um cartão só para compras online, de preferência com um limite baixo, para que caso você caia em uma fraude não tenha tantas perdas.




8 - Entrega

Os bons sites mostram claramente o prazo de entrega. Além disso, ele também deve ter uma política de entregas, que diz o que deve ser feito caso o produto chegue com problemas, se ele não chegar, ou quaisquer informações importantes sobre esse assunto.




9 - Salve os e-mails

Salve todos os e-mails trocados com a empresa, principalmente o que diz quando foi feito o pedido e que especifica as garantias. Guarde-os até o que a garantia expire.




10 - Cuidado com a senha

Um site confiável nunca pedirá sua senha de acesso, nem senha do cartão a não ser na hora da compra.

Boas compras!!! Para fazer boas compras o Minilua indica: Mercado Livre.

Caso você queira fazer suas compras no MercadoLivre e tem suas dúvidas, leia esse nosso outro post que explica como fazer um compra no ML sem ter perigo, clicando aqui.

  1. maysacristiane

    5 de julho de 2010 em 19:40

    ja comprei um celular pela internet,demou um pouco,mas ele chegou.

  2. Monique Casagranda

    2 de junho de 2010 em 21:31

    Sempre comprei e compro pela internet (moro no interior, é tenso), já perdi uma ou duas coisas mas ainda assim recomendo muito. É só pesquisar e saber direitinho de onde e de quem você ta comprando que nao tem problema nenhum 😀

  3. Edenilson Lisboa

    31 de maio de 2010 em 17:10

    Já comprei bastante pela internet e nunca tive problemas, nem com o Mercado Livre nem com outras lojas, exceto um atraso astronômico na entrega das Lojas Americanas. Era para vir em 7 dias e veio depois de 30 dias! :O

  4. Online na web

    30 de maio de 2010 em 12:09

    Eu nuca comprei nada pela internet por medo de levar calote, mesmo com essas dicas não consigo confiar quando se trata de comprar pela internet.

    • Diego Martins

      30 de maio de 2010 em 12:12

      É a mesma coisa que comprar em uma loja e não levar o produto na hora. Só por que você foi na loja não quer dizer que eles não vão entregar.

      É tudo uma questão de escolher um bom vendedor que tudo sai certo, se não existem ferramentas, tais como o mercado pago, no qual você, caso não receba o produto, pode cancelar o pagamento.

  5. Winicius Dylan

    30 de maio de 2010 em 01:29

    Eu Ouvii dizer quee o site Mercado Livre nauun éh muiito confiaveel, maas fiqueii meio confuuso, poiis a estrutuurah do siite éh muiito booa…

  6. Winicius Dylan

    30 de maio de 2010 em 01:13

    Meesmo assiim, Nauun achoo confiiavel naada que juunte inteerneet com coompra !

    • Diego Martins

      30 de maio de 2010 em 01:15

      Eu acho ótimo, praticamente tudo que eu compro atualmente é adquirido em transações online e até hoje não tive problema.

      Já comprei: volante para PC, memória RAM, muitos livros, dvd’s virgens e mais um monte de coisa. Só não compro roupa por que não dá para experimentar.

9 Comentários
Topo