Minilua

9 mitos sobre ninjas

Todo mundo já viu algum ninja em um filme. Mas será que eles realmente são tudo aquilo que a TV nos mostra? Quais são as verdadeiras capacidades desses homens misteriosos? Serão eles capazes de matar apenas com um toque e fugir em um piscar de olhos?

Não sabe? Então venha descobrir do que eles são capazes:

1 – Ninjas existem na vida real?

Sim. Eles existem há pelo menos 800 anos. Naquela época varias famílias tinham problemas com samurais, dessa forma começaram e desenvolver técnicas de fuga e proteção. Desse passado problemático surgiu seu lema: “Fuja se possível, caso contrario, mate”.

Para os ninjas vale tudo: desde de jogar areia nos olhos do inimigo até matar pelas costas e fugir sem deixar rastros. Graças a essa falta de escrúpulos, os ninjas se tornaram os melhores assassinos de aluguel que o mundo já viu.

2 – Ninjas param espadas com as mãos

Essa é uma cena que se vê muito em filmes. Alguém ergue a espada sobre a cabeça e desfere um golpe para baixo, o ninja, que está sendo atacado, fecha as duas mãos em volta da espada, parando o ataque no meio do caminho. Na realidade isso não existe, os ninjas quando atacados normalmente se desviam em vez de tentarem parar o ataque.

Os ninjas desenvolveram técnicas que os tornam capazes de desviar de praticamente qualquer ataque, como você pode ver no vídeo:

3 – Ninjas usam máscaras

Normalmente não. Em casos especiais eles podem se utilizar desse recursos para passarem desapercebidos, do mesmo modo que soldados fazem quando pintam o rosto. Ninjas usam roupas normais, mesmo por que eles não querem chamar a atenção em momento algum.

4 – Ninjas “evaporam no ar”

Essa é a mais clássica. Esse mito surgiu pois os ninjas, sempre que podem, evitam os combates. Dessa forma eles desenvolveram diversas maneiras de fugir, uma delas é usar fumaça para distrair seu inimigo, mas eles não somem do mesmo jeito que nos filmes, afinal eles são pessoas como nós.

5 – Ninjas matam com um toque

Não é totalmente verdade, mas também não é mentira. Os ninjas conseguem, com certa facilidade, paralisar seus inimigos apertando pontos específicos no corpo para causar dor, contudo para matar é preciso mais do que um toque.

6 – A arte ninja

Um ninja tem que ter um ótimo conhecimento em diversas áreas, todo esse conjunto de ensinamentos se chama ninjutsu. Essa “arte ninja” é dividida em 18 partes:

1. Seishin Teki-Kyoko – refinamento espiritual
2. Taijutsu – combate desarmado, usando um corpo como a única arma
3. Kenjutsu – luta com espada
4. Bojutsu – luta pessoal com pedaço de madeira
5. Shurikenjutsu – lançamento de shuriken
6. Sojutsu – luta com lança
7. Naginatajutsu – luta com naginata (espada japonesa)
8. Kusarigamajutsu – luta kusarigama (um espécie de corrente com uma machadinha na ponta)
9. Kayakujutsu – pirotecnia e explosivos
10. Hensojutsu – disfarce e representação
11. Shinobi-iri – roubo e invasão silenciosa
12. Bajutsu – equitação
13. Sui-ren – treino aquático
14. Bōryaku – táticas
15. Choho – espionagem
16. Intonjutsu – fuga e ocultação
17. Tenmon – meteorologia
18. Chi-mon – geografia

7 – Shuriken

A estrela ninja, ao contrário do que mostram os filmes, não é uma arma letal. Seu principal uso é para distração do inimigo. Mesmo por que no início, o shuriken era qualquer coisa que um ninja pudesse encontrar para tocar em seu inimigo, somente muito tempo depois é que foram desenvolvidas as estrelas de metal.

8 – Ninjas só usam armas brancas?

Não, se for necessário, um ninja usará uma metralhadora sem problemas, mesmo porque eles são treinados para se utilizarem todas as armas que estiverem a disposição.

9 – Um ninja precisa ser uma pessoa extremamente treinada

Negativo, qualquer pessoa pode ser um ninja. Para saber isso, basta lembrar que a origem deles foram famílias comuns, que tinham problemas com samurais, ou seja, suas técnicas eram utilizadas por mulheres, idosos e crianças. O grande segredo da arte ninja não é a força e sim a inteligência.