Minilua

Mitos que podem te matar

Muitas coisas que nós aprendemos estão erradas ou são apenas mitos criado por filmes, programas de TV ou pela velha “sabedoria popular”. Essas informações erradas em uma situação de risco podem acabar matando você.

Por isso nós vamos desvendar alguns mitos:

1 – Tirar água de um cacto

Essa é mais velha do que andar para frente. Imagina a situação, você está lá no meio do deserto, sem água e dá de cara com um belo cacto, logo pensa: “Agora sim, descolei água”. Mas na verdade não é assim, pois um cacto real não guarda muita água e a pouca existente nele é extremamente amarga e pode causar vômitos.

2 – Em um terremoto fique embaixo do batente da porta

Isso era verdade em 1950, quando os batentes das portas eram feitos de madeira maciça, hoje em dia ficar nesses lugares é a mesma coisa que assinar o atestado de óbito, pois elas se tornaram os pontos mais fracos da casa.

3 – Se um tubarão te atacar de um soco no nariz dele

Primeiro que você não vai ter tempo para isso, mas caso tenha, o ataque deve ser desferido no olho do animal, não no nariz como dizem por aí.

4 – Se ver uma bomba ligue para a polícia

Errado! A primeira coisa a fazer ao ver uma bomba é sair de perto, pois o sinal do seu celular pode dispara-la.

5 – Caso um aparelho elétrico pegue fogo o desligue da tomada

O correto não é desligar diretamente o aparelho, deve-se tentar desligar o disjuntor da casa, pois além de prevenir que o curto se espalhe, você não corre o risco de tomar um choque.

6 – Se uma cobra te morder, corte o local e chupe o veneno

Essa é clássica, daqueles filmes de ação trash. Então se você não é o Chuck Norris, não tente fazer isso. O recomendado é que você não se mova muito e deixe o ferimento abaixo do nível do coração.

7 – Se for esfaqueado remova a faca

Nunca faça isso. Sempre deixe o que for no lugar que estiver e o mova o menos possível. Só o retire caso estejam prejudicando sua respiração.

8 – Comer neve no frio pode ajudar a sobreviver

Essa é uma das coisas mais idiotas que já ouvi… Pois se você comer neve ela vai forçar a temperatura corporal para baixo, dessa forma o corpo vai gastar mais energia para mante-lo aquecido, logo você vai morrer mais rápido. Não coma neve, beba uísque!

9 – Rezar não vai ajudar

Apesar de parecer ilógico, não é. As pessoas quem tem fé e rezam, conseguem se manter calmas e concentradas, logo tem mais chances de sobreviver.