Minilua

10 motivos que fazem os humanos serem tão especiais

10 – Vida após a reprodução

A grande maioria dos animais se reproduzem o máximo possível e depois morrem, ao contrário das mulheres, que mesmo após sua fertilidade ter um fim, continuam sua vida normalmente. Acredita-se que isso ocorre pois a sabedoria das avós pode ajudar muito o desenvolvimentos dos membros mais novos.

9 – Infância alongada

Os seres humanos são os primatas que ficam mais tempo sobre os cuidados da mãe. Mas isso vai ao contrário do que seria o normal da evolução, pois o mais interessante para a mãe natureza é o crescimento rápido para que se possa ter mais crianças o quanto antes. A explicação para essa diferenciação evolutiva deve-se ao fato de nosso cérebro ser mais capaz e levar mais tempo para absorver a enorme quantidade de informação que necessitamos para termos uma boa vida.

8 – Rubor

Nós somos a única espécie que fica com a cara vermelha, mesmo Darwin não conseguiu descobrir por que isso acontece e declarou: “é a mais peculiar e mais humana de todas as expressões”. Acredita-se que isso seja uma defesa natural contra desonestidade, mas atualmente nem isso anda ajudando.

7 – Fogo

Quase ninguém deve ter parado para pensar nisso, por ser algo tão comum e corriqueiro, mas nós somos a única espécie que tem o controle sobre o fogo, isso nos dá uma vantagem enorme sobre os outros seres. Com a utilização do fogo nos aquecemos no frio, temos luz no escuro e podemos cozinhar os alimentos. Os cientistas acreditam que a habilidade de cozinhar é um dos grandes fatores que nos fizeram evoluir de maneira a nos tornamos mais eficientes.

6 – Roupas

Nós poderíamos ser chamados de “macacos pelados”, mas graças nossa capacidade criamos as roupas que é outro fator único de nossa espécie, a não ser quando nós mesmos colocamos roupas em animais.

5 – Discurso

Graças a uma evolução que ocorreu há 350 mil anos atrás, quando nossa laringe foi mais para baixo e diminuiu de tamanho, nós conseguimos adquirir o dom da fala. De forma que somos os únicos que conseguimos articular palavras.

4 – Mãos

O que seria dos humanos sem sua enorme capacidade de usar as mão nas mais diversas tarefas, com precisão enorme? Provavelmente ainda estaríamos na idade das cavernas. Graças a habilidade incrível das mãos, nós conseguimos evoluir e chegar até onde chegamos.

3 – Poucos pelos

Se nos compararmos com nossos parentes primatas, nós praticamente nem temos pelos. O surpreendente é que nossa pele tem tantos folículos pilosos quanto os outros primatas, algumas vezes até mais que eles, contudo nossos pelos são tão pequenos e curtos que mal pode-se vê-los.

2 – Postura ereta

Nós somos os únicos primatas que conseguimos efetivamente ficar na posição vertical, que possibilita nos deslocarmos e termos a mãos livres para usar as ferramentas. Mas essa evolução cobrou seu preço, pois devido ao formato de nossa bacia (que ajuda no equilíbrio) e a cabeça “grande” o parto humano é muito arriscado pelo padrões da natureza. Há um século atrás o parto era umas das maiores causas de morte entre as mulheres.

1 – Cérebros extraordinários

Sem dúvida esse é o grande trunfo e a grande diferença, que nós faz especiais em relação aos outros seres vivos. Mesmo os nossos cérebros não sendo os maiores em tamanho nem em relação ao tamanho do corpo, eles são os mais bem dotados e desenvolvidos da natureza, capazes de gerar seres como: Einstein, Mozart, Da Vinci e tantos outros.