As 10 novelas que foram os maiores fracassos da TV

Confira esta galeria de vídeos e revejam às novelas que foram os maiores fracassos de todos os tempos.

TM10 - TEMPOS MODERNOS
Primeiro, a culpa foi do horário de verão. Depois, recaiu sobre as intensas chuvas de fim de tarde que atingiram grande parte do país desde o fim de dezembro. Por fim, o Carnaval. As desculpas para justificar o fracasso de Tempos Modernos (Globo, 2010) estão sempre na ponta da língua, mas nenhuma convenceu. O fato é que a história do empresário Leal (Antônio Fagundes), seu computador Frank e suas três filhas não agradou como se esperava. É verdade que a novela está apenas no começo - estreou em 11 de janeiro -, mas já registrou a pior audiência de todas as novelas das 19h da Globo e ligou o sinal de alerta da emissora.







09 - VIVER A VIDAviver-a-vida1
A nova Helena (Taís Araújo) de Manoel Carlos, dessa vez, não encantou. A química entre ela e Marcos (José Mayer) também não convenceu. A trama não esquentou, e o resultado disso só poderia ser baixa audiência. Começa-se a ter certeza de que uma novela vai mal quando personagens secundários começam a ofuscar os protagonistas, neste caso, como os gêmeos Miguel e Jorge (Mateus Solano), a língua afiada de Isabel (Adriana Birolli) e a esperta Rafaela (Klara Castanho). Viver a Vida (Globo, 2009) tem o pior ibope de toda a história das novelas das 20h e 21h da emissora. O autor promete uma reviravolta para dar fôlego à história que tem fim marcado para maio.







beijo08 - O BEIJO DO VAMPIRO
Não é porque uma novela fez um imenso sucesso que ela pode ser copiada com o mesmo resultado. Esse foi o pecado cometido por O Beijo do Vampiro (Globo, 2002), que foi vista como uma réplica de Vamp (1991), com mais efeitos especiais. A mais notável semelhança entre as duas, além do autor Ântônio Calmon, são os personagens de Ney Latorraca, que foi Conde Nosferatu e Conde Vlad, respectivamente. Mas quem guia a história na nova versão são os vampiros Bóris (Tarcísio Meira) e Mina (Claúdia Raia) e os mortais Lívia (Flávia Alessandra) e Beto (Alexandre Borges), que se encontram entre uma reencarnação e outra.







07 - VIRA LATAviralata-logo
Carlos Lombardi já assumiu, em um evento de TV, que Vira-Lata (Globo, 1996) é uma mancha em seu currículo de novelista. "Às vezes, você descobre que foi problema seu, ou um erro de escalação, ou em geral uma mistura de tudo isso. Foi o que aconteceu com Vira-Lata", disse o autor de fenômenos como Bebê a Bordo (1988) e Quatro por Quatro (1994). No fracasso, Andréa Beltrão é Helena, uma mulher com duas filhas pequenas e um pai criminoso, que ela tenta esconder do marido, o promotor Viana (Murilo Benício). A empatia dos protagonistas com o público foi tão fraca, que o autor decidiu virar a história e transformar o então casal coadjuvante - Fidel (Marcello Novaes) e Renata (Carolina Dieckmann) - em principal. Deu menos errado.







06 - BELA, A FEIAnovela-bela-a-feia-record
Bela, a Feia (Record, 2009) foi anunciada com toda a pompa e prometendo 20 pontos no ibope. Começou com 10 e foi caindo cada vez mais, chegando a marcar até 5, muito diferente de novelas bem-sucedidas da emissora, como Promessas de Amor e Os Mutantes. A culpa pode não ser da Record, e sim da história da heroína feia e bobinha que se apaixona pelo lindo chefe garanhão e um dia aparece linda e fatal. A fórmula pode, simplesmente, ter cansado o público, que já foi apresentado à original colombiana (Betty, la Fea), exibida no Brasil pelo SBT e pela Rede TV, que também deu origem a um seriado americano (Ugly Betty). Para tentar mostrar alguma novidade e chamar a audiência de volta, a Record promete um final diferente, no qual a feia não suma.







05 - VENDE-SE UM VÉU DE NOIVAvende-se-um-veu-de-noiva
Silvio Santos nunca se fez de rogado ao mudar de horário, encurtar a duração ou simplesmente limar da telinha algum programa que não estivesse dando a audiência necessária. Não é porque Íris Abravanel é sua mulher que seria diferente. Vende-se um Véu de Noiva (SBT, 2009), do qual ela é a autora, fez a emissora - que deve sentir saudades dos bons índices que conquistava com as novelas mexicanas - amargar o quarto lugar no ibope durante todo o período de exibição. Por isso, terminou quase dois meses antes do previsto. Baseada na obra homônima de Janete Clair, a história gira em torno do casal Maria Célia (Thaís Pacholek) e Rubens Baronese (Nando Rodrigues). Nem as insistentes chamadas feitas pelo patrão impulsionaram o ibope.







neg_cio_da_china_204 - NEGÓCIO DA CHINA
Miguel Falabella já tinha enfrentado alguns fracassos como autor de novelas, com Salsa & Merengue e A Lua Me Disse, ambas escritas em parceria com Maria Carmem Barbosa. Mas foi em Negócio da China (Globo, 2008), a primeira escrita sozinho, que sua carreira de novelista foi colocada em xeque. O que era para ser uma história de ação para atrair o público jovem, tornou-se na prática uma história sem pé nem cabeça, que misturava máfia chinesa, um pendrive que guardava uma grande fortuna e atiçou a ambição de metade do elenco, lutas marciais, romances e implicância de sogras. Uma das piores audiências das novelas da Globo e a saída precoce de Fábio Assunção, protagonista ao lado de Grazi Massafera, acabaram mudando o rumo da história e ajudaram a antecipar o (desejado) fim da história. Ao fim, o autor disse que só volta a escrever novela "se estiver morrendo de fome".







03 - BANG BANGbang-bang
A Globo inovou abordando o tema faroeste em uma novela. Mas não foi à toa que isso não virou moda. Bang Bang (Globo, 2005) foi um fiasco. A trama confusa e as piadas do velho oeste não colaram. Os baixíssimos índices de audiência chegaram a afetar, inclusive, o imaculado ibope do Jornal Nacional, que vinha logo em seguida. Nem o autor aguentou a história de Ben Silver (Bruno Garcia), que aos 8 anos teve a família morta pelos capangas de Paul Bullock (Mauro Mendonça) e volta para a cidade pronto a enfrentar o inimigo, quando se apaixona pela filha dele, Diana (Fernanda Lima). Alegando problemas de saúde, o novelista Mário Prata abandonou o folhetim nas primeiras semanas de exibição, deixando o abacaxi nas mãos de Carlos Lombardi, que não conseguiu fazer milagre.







zaza02 - ZAZÁ
Nem o peso do nome da única atriz brasileira indicada ao Oscar foi o suficiente para fazer Zazá (Globo, 1997) decolar. Fernanda Montenegro era a protagonista Zazá Dumont, uma mulher apaixonada por aviação e que jurava ser filha de ninguém menos que Santos Dumont. A história fraca se refletiu em audiência pífia. O autor, Lauro César Muniz, não lembrava nem de perto o grande sucesso de O Salvador da Pátria (1989). Ele assumiu em entrevista, pouco depois do fim da novela, que chegou a perder o controle da história e a vontade de fazer novela depois de Zazá, "porque aquilo me traumatizou um pouco".







01 - Estrela Guia600--blogsandy03
Uma novela não pode ser considerada um fracasso apenas pelos baixos índices de audiência. Estrela Guia (Globo, 2001) é o melhor exemplo. O ibope, para uma novela das 18h, era bom, mas a história da jovem hippie Cristal era de dar sono. Ela nasce em uma comunidade hippie criada por seu pais e é batizada por Tony (Guilherme Fontes), com quem se encontra anos depois e vive uma história de amor, enquanto tenta lidar com "as armadilhas da cidade grande". Talvez a curiosidade de ver Sandy na telinha - o papel foi escrito especialmente para ela - ou a simples fidelidade de seus fãs tenha feito a novela emplacar, apesar de ter sido uma das mais curtas da história - 83 capítulos (três meses).




Adaptado de Veja

  1. Godfather Payne

    12 de julho de 2015 em 14:20

    Grobu wins
    NOVELA RUIMTALITY

  2. Bebel

    22 de maio de 2015 em 20:09

    E essas três novelas da globo que esta passando atualmente, entrará na lista futuramente, Cada uma pior do que a outra.

  3. Luciano De Brito

    20 de abril de 2015 em 22:41

    “Gang bang”.. kkkkk

  4. Fabiana Biana

    13 de abril de 2015 em 19:14

    eu assistia Estrela Guia rsrsrs e gostava

  5. Aline Dos Santos

    23 de setembro de 2014 em 14:09

    eu lembro de beijo do vampiro mas era pequena qndo passou…e bang bang eu adorava e minha familia toda acho ela mt legal…

  6. Matheus Erics

    3 de junho de 2014 em 15:29

    fracaço e chequintitas novela de criança novela de bebe fala que bag bag foi um fracaço novela bag bag era mt zika mermo novela de oeste mt dificio ter uma novela desssa no brasil seus troxxa globo n sabe nen escolher novela daora BAG BAG BAG BAG BAG BAG BAG volta ela n foi fracaço n pergunta pra quem e mais velho quem nunca asistiu ela era zikkkkkkaaaaa de mais onde vai passsa novela de oeste na tv do brasil .

  7. Matheus Erics

    3 de junho de 2014 em 15:26

    Seus cu que novela bag bag foi um fracaço minha vo meu vo meu pai não perdia um capitulo desssa novela eu tbm era pequeno n perdia um capitulo ela tem que volta .

  8. Selma Camila Barbosa

    7 de maio de 2014 em 01:19

    Amava Bang Bang e curti Negócio da China e Tempos Modernos, não sei o porquê do fracasso… ‘-‘

  9. Bruno Augusto

    2 de maio de 2014 em 11:35

    Eu não sou lá muito noveleiro, mas quatro novelas que eu assisti e foram ótimas foi Vamp (tá, eu era moleque, não lembro de muita coisa), A Próxima Vítima, Rei do Gado e Pé na Jaca (eu ri muito com essa).

  10. Vinicius Passos

    18 de dezembro de 2013 em 10:52

    Beijo do Vampiro era massa. Mas Negocio da China, Tempos Modernos eram péssimas.

  11. Eliana Katsuki

    23 de outubro de 2013 em 21:22

    Eu adorava Viver a Vida! Uma das minhas novelas preferidas!

  12. Aline Gonçalves

    3 de outubro de 2013 em 15:13

    E uma que nunca vi falarem no Vídeo Show: Quem sou eu? onde a protagonista era Elizabeth Savalla e tb a novela Cara & Coroa, que passou na mesma época de Laços de Família ou um pouco antes, onde as protagonistas eram Cristiane Torloni e Renata Sorrah com Miguel Falabela como vilão, só vi falarem dela uma vez no Vídeo Show.

  13. Raphaël Levyinger-Katz

    15 de setembro de 2013 em 04:33

    Bota aí na lista TODAS as novelas do Falabella, como “Agora é Que São Elas” e “Aquele Beijo”, além das citadas e outras mais. Cada uma pior e mais doida que a outra.

    • Aline Gonçalves

      3 de outubro de 2013 em 15:13

      Aquele Beijo até que fez sucesso…

  14. Jose Neto

    2 de dezembro de 2012 em 00:14

    Eu odeio novelas mas ate gostei de gang bang

    • Rafael Moura

      10 de setembro de 2014 em 15:44

      Olha o print

  15. Eduardo (Edward Mãos de Tesoura)

    10 de julho de 2012 em 02:42

    the last

  16. maismelhordomundo silva

    9 de fevereiro de 2012 em 10:59

    Post morto, serei o ultimo a comenta-lo

    • Kouta H!'

      21 de junho de 2012 em 22:08

      Não mais meu caro RAIRAIRAIRAIR

  17. ¬¬ Haruhi

    9 de dezembro de 2011 em 12:45

    Eu assistia beijo do vampiro,quando era criança e adorava!!

    • Julia Santos

      19 de outubro de 2015 em 17:37

      é nos

  18. cody

    17 de novembro de 2011 em 16:45

    tbm assistir
    [img]http://static.minilua.org/wp-content/uploads/2010/03/e511_TM_thumb.jpg[/img]

  19. cody

    17 de novembro de 2011 em 16:42

    beijo do vampiro eu tinha 12 anos e eu assistir  bang bang q tinha uns 15 eu acho, e gostei das duas

    • cody

      17 de novembro de 2011 em 16:46

      e assistir tempos modernos

    • cody

      17 de novembro de 2011 em 16:44

      [img]http://static.minilua.org/wp-content/uploads/2010/03/2e23_beijo_thumb.jpg[/img] [img]http://static.minilua.org/wp-content/uploads/2010/03/6d3a_bangbang_thumb.jpg[/img]

  20. Polyana

    25 de outubro de 2011 em 23:12

    Eu assisti o beijo do vampiro, mas eu era tão pequena que não me lembro de nada da novela.

  21. André Lopes

    22 de setembro de 2011 em 17:51

    Eu mim lembro muito bem de beijo do vampiro, foi a única novela que assistir todos os capítulos, tinha apenas 12 anos na época!

    Mas eu sempre quis ver ela naquele “vale a pena ver de novo”

    Passava novelas mais recentes, mais antigas, mais ela nunca passou denovo ;'(

  22. Marcos Carvalho

    10 de setembro de 2011 em 14:59

    Rpz quanhdo eu era criança lembro q passou uma novela o fim do mundo só durou uma semana e a globo tirou do ar

    • Luciano De Brito

      20 de abril de 2015 em 22:50

      Não foi isso. Eles colocaram essa minissérie (35 capítulos) no horário da “novela das 8” , pois encurtaram a antecessora (Explode Coração) e ainda não estavam prontos os primeiros capítulos da sucessora (O Rei do Gado). Lembro que a emissora ficava anunciando quer era “um novo jeito de fazer novela”. Sei…

    • Junior Scab

      21 de setembro de 2011 em 22:42

      isauhsiauhsaiu não é que a globo tirou do ar… a novela que era curta mesmo… acho que deu problemas na novela que era pra estrear mesmo e daí tiveram que fazer essa daí às pressas

      • Aline Gonçalves

        3 de outubro de 2013 em 15:14

        Eu assisti. Muito tosca.

  23. Ernandes,Conde de Melo

    20 de agosto de 2011 em 20:59

    Gostava de beijo do vampiro,claro pois era criança e nunca vi vamp na vida.

  24. NaTalie

    6 de agosto de 2011 em 18:03

    nossa cada fiasco!

  25. QUEROTROLL

    31 de julho de 2011 em 10:16

    EU VIA BANG BANG, MAS NÃO GOSTAVA, EU VIA TEMPOS MODERNOS, MAS NÃO GOSTAVA. É, A TV BRASILEIRA ESTÁ INDO DE MAL A PIOR MESMO. COMOS E NÃO BASTASSE TER QUE ATURAR SÉRIE SUPER-MEGA-HIPER REPETIDAS, TEMOS QUE ATURAR A FALTA DE INTELIGÊNCIA DE AUTORES DE NOVELAS QUE TE UMA MENTE MUITO FÉRTIL.

    • Aline Gonçalves

      3 de outubro de 2013 em 15:15

      O melhor é assistir Anime

  26. Juliane Vale

    1 de junho de 2011 em 22:32

    Acho que a lista teria bem mais nomes de novelas…faça uma atualização. XD

    Començando com insensato coração…novelinha chata!

    • Paul Mccartney

      17 de setembro de 2011 em 14:25

      aham!não aguentava a famosa musica dos rolling stones todo dia…dava oito horas e ja se ouvia a voz do mick jagger…e tb aquela outro,na balada lá,porra vai se fude puta balada chata sempre toca a mesma musica???

  27. Lídia Cruz

    16 de maio de 2011 em 01:14

    Faltou a novela Brida (baseada no livro de Paulo Coelho) da extinta TV Manchete. No ano de 1997 a emissora estava passando por dificuldades financeiras e investiu praticamente todos os recursos nessa novela esperando alcançar o mesmo sucesso de Chica da Silva. No entanto, os índices de audiências foram baixos e, consequentemente, os salários de todos os funcionários começaram a sofrer atrasos sucessivos. O resultado foi o corte da novela ainda no meio e a emissora entrar em concordata. Por fim, a Manchete foi vendida pelo grupo que veio a constituir a rede TV.

    • Son Goku

      6 de dezembro de 2013 em 22:59

      se eles passam mais cdz ao invés dessas porcarias, a manchete tava de pé até hj

  28. Matheus Moreira

    20 de abril de 2011 em 03:23

    Eu até gostei de Bang Bang. Mas realmente, em primeiro nao poderia ter outra novela, essa da Sandy foi HORRIVEL!

    • Rafael

      22 de setembro de 2011 em 00:10

      Eu tbm gostava de Bang Bang. Foi uma das unicas novelas q eu assisti e toda a minha vida…

  29. Anônimo

    29 de janeiro de 2011 em 18:43

    faltou a novela dos mutantes

    • Rodrigo Monfardini

      23 de abril de 2011 em 11:51

      Mutantes era chato, mas ainda assim dava audiência.

      • Paul Mccartney

        17 de setembro de 2011 em 14:22

        meus primos adoravam…eu quase mandava eles tomarem no cu por causa disso,puta novela chata os mutantes…e ainda sim dava audiencia…

        • Coringa

          3 de agosto de 2012 em 13:22

          eu também tinha primos assim

  30. Alecks

    11 de junho de 2010 em 17:31

    faltou Kubanacam

    • Angelo CaLi

      27 de março de 2012 em 21:06

      verdade,pensei q iriam por essa.Eu até assitia,mas a novela nao tinha pé nem cabeça,era tudo muito confuso e sem sentido algum.outra q poderia ter posto era mico preto(globo-1990),q foi um fracasso.

      • Larissa Plouvier

        22 de abril de 2014 em 21:27

        se as pessoas paracem de ser alienadas talvez a globo voltasse a se esforça nas novelas fazem umas merdas de novelas mais tem gente que assiste enquanto n trocamos de canal quando começa uma novela ruim assim nunca que a globo vai se esforça(o sbt e a record até se esforçam pq se a novela for ruim as pessoas vão pra globo e se a novela da globo for ruim eles continuam na globo

48 Comentários
mais Posts
Topo