13 motivos para abandonar o Orkut

No Brasil, quando se fala em rede social o primeiro nome que surge na cabeça da grande maioria dos usuários é o Orkut. Não é à toa que (segundo dados do dia 4 de maio de 2010) 50,6% de todos os perfis cadastrados são brasileiros. O país é seguido pela Índia, com 20%, e pelos Estados Unidos da América, com quase 18%.

É fato, não dá para negar que o Orkut é uma das redes sociais que mais influencia os internautas brasileiros, afinal desde 2004 o número de contas de usuários só vem crescendo. O problema é que nesses seis anos pouca coisa foi efetivamente melhorada na estrutura do serviço.

Muitos dos cadastrados na rede reclamam constantemente de uma série de fatores que poderiam ser melhorados, mas que estão abandonados pela equipe de desenvolvimento. Aliás, deve-se lembrar que ao contrário do Facebook, que trilha seus passos sozinho, o Orkut pertence à Google, que possui outros projetos julgados como mais importantes.

c27b_14073




Os problemas




1) Demora nas atualizações

Em 2009 houve uma grande movimentação por parte dos usuários: eram boatos, imagens oficiais e não oficiais que circulavam por sites e blogs, notícias sobre necessidade de convites e muita correria pelos poucos que surgiriam. O motivo? O tão esperado novo Orkut que foi lançado cinco anos após o lançamento da primeira versão.

O Novo Orkut demorou para chegar

E apesar de as mudanças gráficas nas páginas de usuários serem muito ferozes, páginas de comunidades continuaram iguais, ganhando apenas algumas curvas. Isso muito após o lançamento do “Novo Orkut”, provando a demora citada acima.




2) Apps com baixa qualidade

Felizmente há exceções, mas grande parte dos aplicativos criados para o Orkut, ou pelo menos dos principais, são feitos com base em aplicativos de sucesso em outras redes sociais, como o Facebook. Além da falta de aplicativos originais, muitos dos que são criados para o Orkut acabam possuindo pouca qualidade gráfica ou bugs, por serem feitos às pressas.




3) Aplicações aparecendo nas atualizações de usuários

As atualizações de amigos são muito interessantes, pois se pode considerar que o mecanismo simula de certa forma alguns serviços de microblogs. O problema é que às vezes essas atualizações deixam de dizer respeito às fotos e mudanças nos perfis, para se limitarem a mensagens como “Seu amigo está jogando Colheita Feliz”.

Atualizações podem ser muito chatas




4) Comunidades tornaram-se rótulos de identificação

No início, os usuários se reuniam para discutir os principais assuntos relacionados ao tema proposto pela comunidade. Com o passar do tempo foram sendo criadas muitas comunidades iguais e também muitas que passaram a se tornar rótulos.

Ao invés de participar ativamente de cinco ou seis comunidades, todos começaram a ingressar em centenas delas, esperando que assim, outros usuários entendessem melhor o perfil colocado na web, dispensando uma resposta conveniente à cruel pergunta: “quem sou eu?”.

Comunidades são rótulos




5) Muitos perfis falsos

Os perfis “fake” já foram um incômodo maior, mas muitos foram excluídos depois de uma limpa feita pela equipe da Google. É verdade que hoje as respostas às denúncias são muito mais rápidas, mas isso não impede a proliferação dos perfis falsos, ainda mais com a eliminação da obrigatoriedade de convite para o ingresso na rede.




6) Muita privacidade

É preciso admitir, todos que estão no Orkut já o utilizaram para “fuçar” a vida de outros usuários. Com o excesso de opções de segurança e privacidade (o que não é ruim para todos), esses momentos de “espionagem” tornaram-se impossíveis.

Existe privacidade no Orkut




7) Orkut Promova

Criar promoções sobre festas, atos públicos ou outras ações é ótimo. Só que o Promova foi atingido pelo vírus do mau uso e tornou-se uma chateação para os usuários, pois começou a ser usado para difundir mensagens ofensivas, satíricas ou simplesmente para frases sem sentido.




8) Público limitado

Ao contrário do que acontece em outras redes sociais, como o Twitter, o público do Orkut é muito limitado ao Brasil. Isso se deve ao fato de a rede ser dominada pelos brasileiros, mas também porque a Google só mostra resultados que possuam compatibilidade com o perfil acessado.

Muitos brasileiros

Por que isso é chato? Simples, impede os usuários de contatarem usuários de outros países e agregar outros elementos às culturas pessoais, o que é muito mais fácil em serviços como o Facebook, que possui um público muito mais heterogêneo.




9) Problemas para enviar recados com links

Depois de um tempo em que todo e qualquer link era aceito pelas páginas de recados, o que gerava a proliferação de muitos vírus disfarçados em “fotos da festa de ontem”, agora é quase impossível mandar um recado com link sem passar pelo “pente fino” do Orkut.

Devido à grande demanda por segurança, mesmo vídeos do YouTube passam por verificações de remetente, ou seja, é difícil passarem direto sem que seja necessária a digitação do texto de confirmação. Mesmo assim, em alguns momentos os recados vão para a pasta de spam.

Verificações demais




10) Não é mais para reencontrar amigos reais

Se lá no começo o Orkut era muito divertido para que os usuários encontrassem velhos colegas de escola ou de faculdade, o mesmo já não pode ser dito. Depois de passar por um período em que uns adicionavam outros usuários apenas para aumentar o número de amigos, a rede social acaba substituindo relacionamentos reais.




11) Depoimentos já foram mais legais

“Diga ao mundo o que você pensa sobre seu amigo”, essa era a proposta dos “Testimonials” lá nos primórdios da rede social. Os depoimentos trocados eram bastante sentimentais e sinceros, dando realmente um significado à utilização deles.

Depoimentos nem sempre são legais

Como quase tudo o que era pra ser dito, já foi dito, a grande maioria dos perfis começaram a ser bombardeados por depoimentos rasos, disputas pelo “topo na lista”(espaço)dos depoimentos e tantos outros que fogem dos ideais do Orkut. Isso sem falar que muitos utilizam os depoimentos para enviar “recados secretos”.Outro exemplo muito bom




12) Usuários inconsequentes

“Hey gata, me add!” é uma frase recorrente na rede social, mas isso não é o pior. Há muitos usuários inconsequentes no Orkut, que não estão interessados em leis morais e colocam fotos chocantes, frases ofensivas e tantas outras coisas que tanto incomodam os outros.




13) Marcar amigos em fotos

Tudo bem, marcar os amigos nas fotos pode ser bem útil, ainda mais porque os marcados têm acesso direto às fotos por meio da página de perfil. O problema é que uma nova modalidade de imagens surgiu com isso.

Todo mundo tem um amigo

Difícil encontrar quem nunca tenha sido marcado em fotos do tipo “todo mundo tem um amigo”. Como vários usuários aderiram ao modelo, muitos se viram obrigados a desabilitarem a marcação para que pudessem parar de ser marcados em desenhos junto com outros muitos usuários.

Observação: Esses são apenas os motivos mais frequentemente dados pelos usuários para abandonarem o Orkut, logicamente há outros problemas e também há muitos pontos positivos no serviço.

Fonte: baixaki

  1. Nando RetroPlayer

    5 de março de 2016 em 15:07

    Sinto uma saudade enorme do Orkut… Bons tempos…

  2. Maricchan

    7 de fevereiro de 2016 em 17:05

    Eu nunca tive orkut, mas lendo a matério, me fez pensar no Facebook atual…

  3. Alborghetti

    21 de dezembro de 2015 em 01:27

    E mesmo assim hoje em dia todo mundo sente saudades

  4. Vinicius de Oliveira

    11 de outubro de 2014 em 21:04

    nem existe mais orkut

  5. Jessica Alencar

    31 de maio de 2014 em 20:18

    O que é isso? Nunca abandonarei o orkut o.o

  6. Camilla Helena Laeber

    27 de fevereiro de 2014 em 18:57

    Porém mesmo com tudo isso. Foi comprovado que o Orkut é a segunda rede social mais famosa no Brasil.

  7. Bruna Carlet Battirola

    23 de janeiro de 2014 em 23:03

    E adoro o facebook… nem me imagino se ele parassee de ser usado para o retorno do orkut.

  8. DOGE

    1 de janeiro de 2014 em 00:50

    o melhor motivo para não usar: É ORKUT!

  9. Vivi

    20 de janeiro de 2012 em 10:22

    Uma bosta Orkut. Nem sei por que tenho.

  10. Rodrigo Habbo

    14 de dezembro de 2011 em 12:06

    FACEBOOK 13 x 0 ORKUT          FORA ORKUT! FORA ORKUT! FORA ORKUT!

  11. Anônimo

    18 de novembro de 2011 em 16:30

    eu vou continuar usando o orkut e falam que o facebook é melhor! nada a ver!!! ele é mais aberto dá pra ver a conversa dos outros vc vem com amigos que ñ sabe nem quem é a ele é muito aberto é aberto pra tudo ja o orkut ñ é melhor ai nada aver a única coisa de ruim no orkut é:que pode rackear e no facebbok :é aberto demais pra tudo e vc vem com amigos que nem sabe quem é etc… mais tudo bem só ñ precisa falar mal né

    • Filipe

      21 de fevereiro de 2012 em 11:47

      Até o modo de escrever o orkuteiro é diferente né?

  12. Letícia Elina pires

    16 de setembro de 2011 em 12:12

    Eu não acho que o orkut seja tão ruim assim u.u, nada disso me incomoda, é só saber usar certo q não tem problemas u.ú, e qual é o problema com os fakes? não se pode mais se divertir imitando um personagem? pelo menos eles são mais felizes do que muitos outros usuários do orkut -.-

  13. Fabiano Borges

    12 de agosto de 2011 em 16:23

    Sinceramente nunca gostei do orkut é só tenho conta por causa das minhas comunidades de aerografia  que existe uma boa discussão sobre o assunto e é atualizada quase ki diariamente, e tbm só entro pra ver scraps novos leio e apago por causa dos bisbilhoteiros, os amigos? ki amigos? somente poucos podemos chamar assim, uns só ficam naqueles aplicativos inúteis, outros só o vê quando precisam de algo, eu ainda consigo gostar mais da versão nova que da antiga, se voltar pra versão antiga ai eu saio de vez do orkut, pra achar uma pessoa entre os amigos um sofrimento. Prefiro milllll vezes o facebook esse sim ainda me agrada, orkut ta morto pra mim, quem sabe melhorem ele e ai talvez eu  passe a curtir ele mas acho dificil, essa é minha opinião!

  14. O Astro (Alone)

    30 de junho de 2011 em 15:01

    Faltou o motivo dos crackers roubar conta dos …………………………………………………………..             outros

  15. Juliane Vale

    5 de junho de 2011 em 22:30

    Cara…vc tem muito ódio do orkut…eu gosto de lá, do mesmo jeito que eu gosto do facebook, não gosto do twitter, do baddo…é questão de gosto mesmo.

  16. David Silva

    29 de maio de 2011 em 09:19

    eu acho isso uma bobagem por que se vcs querem promover o facebook digam logo 
    pois como o internauta acima disse, o orkut é a cara do brasileiro, e esses problemas so existem na cabeça de criticos pois tenho o orkut a muitos anos e nao tenho nada do que reclamar 
    ja quanto ao facebook tenho a alguns meses( so pra conhecer) e  o usei apenas algumas vezes, aquele sim é ruim. 

  17. Sarah

    4 de maio de 2011 em 22:02

    eu só acesso o meu orkut para actualizar os meus aplicativos.
    é muito lento tbm e alguns aplicativos como o vila magica, segredos do mar mundo animal etc que tem duas “moedas” (ex: mundo animal: moedas e folhas douradas), quase não podemos fazer nd sem usar “folhas douradas” e coisas desse genero, que se pagam!

  18. F

    22 de março de 2011 em 09:04

    Concordo com os problemas técnicos. Mas muitas dessas razões são devidas a um incômodo pessoal de quem fez a matéria. Ou seja,não é necessariamente um problema em termos gerais,pra quem usa. Até porque,nem todo mundo se utiliza de uma rede social pelos mesmos motivos.

  19. Camila Giacomo

    8 de março de 2011 em 00:01

    Realmente ah coisas que incomodam sem duvida mas eh soh saber usar conscientemente q tudo rola bem para todos.

  20. wilian rafael

    7 de setembro de 2010 em 19:52

    nossa que que aconteceu pra vcs odiarem assim o orkut ? kk mas acho que nenhuma dauqelas coisas incomoda

  21. Laércio

    24 de agosto de 2010 em 15:34

    O Orkut está perdendo a graça simplesmente pq o povo estraga tudo q se torna muito popular,no inicio era tudo interessante,discussões nas comunidades e tal..reencontrar amigos,agora tá maior zona,ñ usam o orkut para fins benéficos,as pessoas ficam se altoproclamando e tentando atingir as outras,uma chatice só.Mas ñ se preocupem,isso vai acontecer c Facebook e twiter tb,pq a maioria das coisas q se tornam muito populares acabam virando um saco…

  22. Paulo de Brito

    12 de maio de 2010 em 14:20

    tah muitooooo chato cara! Sem falar que as pessoas nem falam mais soh ficam nos aplicativos imbecis. E o bom era besbilhotar recados e fotos. hehehehehehehe

  23. Bruno Fonseca

    11 de maio de 2010 em 17:05

    infelizmente eu ainda tenho orkut, mas só mexo para ver coisas de automobilismo e música. nada mais….
    o orkut se tornou umas das pragas da internet

    bfskblog.blogspot.com
    twitter.com/bf2375

    • welinton pereira

      12 de maio de 2010 em 00:35

      orkut é cara do Brasileiro já está no costume , hoje nem se pergunta o telefone de uma pessoa , mas se ela ou ele tem orkut, é claro que o serviço tem vários problemas, entao porque nao mande um e-mail ou uma carta para a google Brasil s.a ? é facil reclamarmos , mas tomar atitude direta haja quem, não é!, se a google não dá a devida importancia para o serviço ,a mesma só reagirá com a pressão dos seus clientes , os usuários , então, vai fazer sua parte ou vai ficar como abelha posando de flor em flor , ou melhor dizendo de rede social para rede social? pense nisso .

      • Sarah

        4 de maio de 2011 em 21:58

        então porque não manda vc a carta?

  24. lima junior souza

    11 de maio de 2010 em 07:59

    Acredito que o principal motivo de começar a ficar ruim o orkut, foi quando parou de só entrar pessoas convidadas, com isso era totalmente selecionado os usúarios quando liberou, acabou a qualidade. Este para mim foi o começo da decadência, liberar para qualquer um entrar.

  25. robson dreamtheater

    11 de maio de 2010 em 03:23

    na moral! o orkut pra mim e uma coisa vaga! eu pra falar a verdade! antes gostava muito! mais seila hoje em dia pra mim é uma coisa surperficial! eu tinha um! é exclui é fiz outro denovo nao sei porque! rsrsrsrsrsr.. mais falando serio o orkut tem la seus lados ruins e lados bons! o bom que realmente concertesa e bom pra vc fala com aquela pessoa distante aquela pessoa que vc gosta sabe noticias novidades essa coisas! mais seila tambem eu acho muita falta de privacidade! e fora q sempre tem um ingraçadinho intrometido que vc nem conheçe nunca viu! que do nada começa a te zua ou te chinga ou ate mesmo te ameaçar! pro algo que vc falou a algum conhecido ou por uma comunidade opiniao de algum assunto! ou entao nao tem oque fazer! e tem mais! ums ainda pega sua foto é faiz uma comu e te zoa pelo resto da sua vida! e fora tambem que orkut ka entre nós tambem faiz muita inimizade e tambem destroi muito relacionamento de casais! vem alquem e manda aquele recado de amor de carinho do nada! seila algo que nao agrade seu parceiro ou (a) cria aquela velha briga desconfiança ate algum acaba. eu mesmo ja conheci muitos casais que acabaram porisso! na moral pra mim orkut e bom pra quem ta soutero! que quer conhecer gente nova coisa do tipo! mais blz cada um usa como acha melhor! MAIS EU ACHO MELHOR COMPRA UMA TELA DE PLASMA LCD. BOTA UMA BOA TV A CABO! E DE QUEBRA COMPRA UM PS3! ISSO SIM E LAZER! BEM MELHOR QUE FICA NO ORKUT FUÇANDO A VIDA DO OUTROS E PERDENO TEMPO OU dinheiro pra quem nao tem pc! bom galera e isso! valew fuii ass:robson dream theater

  26. Guilherme Torres de Carvalho

    10 de maio de 2010 em 19:58

    É por isso que eu só uso e-mail e telefone…
    E, se tiver achando ruim vai falar com o bispo! 🙂

  27. Harry Potter

    10 de maio de 2010 em 19:30

    To de boa com o orkut. tenho conta no face. no twitter, no forms. mas o orkut ainda eh usado por muitas pessoas. soh vo larga quando for preciso (tipo se a google acaba com ele) ;D

  28. gustavo ferreira

    10 de maio de 2010 em 19:08

    não vejo problema em muitas das coisas ai…

    • Leonardo Barcellos

      10 de maio de 2010 em 19:32

      cite algumas…

      • Wendel Batista

        30 de janeiro de 2012 em 19:45

        cri…cri…cri….

  29. Diego Martins

    10 de maio de 2010 em 18:26

    Eu larguei também, o Orkut com essa privacidade que nada pode acabou com a graça, você não consegue nem mandar recados para algumas pessoas que não são suas amigas. Nossa!, então para que que serve ele?

    Se eu tiver procurando um pessoa não posso ver as fotos, não posso escrever para ela, não posso nada, então fecha logo, se as pessoas não querem se expor não coloquem nada, mas se quer por todo mundo tem que poder ver, que saco.

    • Wendel Batista

      30 de janeiro de 2012 em 19:41

      Dou-lhe mais um motivo pra abandonar o orkut:
      ELE ESTÁ MAIS ESQUECIDO DO QUE EU!

    • wilian rafael

      7 de setembro de 2010 em 19:54

      é verdade mas a culpa não e do orkut e das pessoas inuteis que tem orkut e não deixam ninguem ver mandar recados e etc esse povo deveria sair do orkut e pronto ou intão usar direito 😀

  30. Wandrey Caetano

    10 de maio de 2010 em 18:23

    concordo com a maioria das coisas, por isso há um bom tempo eu o deixei, so entro para ver se tem novos recados, prefiro o Facebook, é mais organizado, mais rapido nas atualizações e tem o Country Story, um jogo que eu adoro X3

  31. bruno freitas

    10 de maio de 2010 em 18:07

    quase todas as materias do baixaki eu concordo mais essa nao concordei
    algumas coisas citadas nesta materia é verdade!
    o orkut é muito bom e nao vou abandonar ele
    pra mim abandonar o orkut só se ele tiver infectado de virus
    mais acho q isso nunca vai acontecer, o google nunca deixara entao nunca vou abandonar o orkut!!!
    http://www.orkut.com.br/

    • Adriano Oliveira

      24 de setembro de 2011 em 16:53

      amigo acho que vc está no site errado esse não é o baixaki :d

      • Lucas Santos

        25 de setembro de 2013 em 20:17

        esse artigo provem do baixaki

  32. Leonardo Barcellos

    10 de maio de 2010 em 17:43

    Verdade, por isso que eu não uso mais isso… Prefiro o Twitter e o Talk…

    • bruno freitas

      10 de maio de 2010 em 18:09

      eu tambem gosto do twitter e tenho conta lá, tenho conta no face book e outros
      e tenho no orkut
      é muito legal

      • Flavio França

        2 de março de 2012 em 20:27

        Mas tem coisas q só o velho Orkut nos proporciona: As pérolas  XD

43 Comentários
mais Posts
Topo