Minilua

14 fatos curiosos sobre o sangue que você não sabia

É vermelho e você precisa dele. Isso é o que a maioria das pessoas sabe sobre uma das substâncias mais importantes do mundo. Seu sangue te mantém vivo e sem ele, nada em seu corpo pode funcionar.

O sangue leva oxigênio para as células e ajuda a levar o “lixo” para fora. Porém, existe mais coisas que o seu sangue faz que você não imagina. Você sabia que a maior parte do seu sangue é composto por água? Apesar disso, é impossível criar sangue artificial. É completamente impossível até para nosso corpo criá-lo. Na verdade, glóbulos vermelhos ganham vida em seus ossos (bem, na sua medula óssea, para ser exato).

Depois de uma mutação de sete dias, eles são liberados em sua corrente sanguínea para começar a exercer suas funções. Graças ao bombeamento implacável do seu coração, cada célula de sangue faz um ciclo completo através do seu corpo em apenas 30 segundos. Cada glóbulo vermelho continuará circulando por mais ou menos 100 dias antes de morrer e ser substituído por um novo glóbulo vermelho.

Não é incrível como seu corpo trabalha em conjunto para sustentá-lo? Ficou curioso para saber mais? Então da uma olhada nesse post que preparamos para vocês.
Boa leitura!

Seu corpo tem mais de 160.000 km de vasos sanguíneos. Se fosse possível deitar todos de ponta a ponta, se estenderia duas vezes e meia ao redor da terra

Existem quatro tipos principais de células de sangue, A, B, AB e O. Cada um pode ser positivo ou negativo. AB positivo é o receptor universal, enquanto O negativo é o doador universal.

Em média, durante toda sua vida, seu coração bombeia 1,5 milhões de barris de sangue.

Uma unidade de sangue pode ser separada em vários componentes: glóbulos vermelhos, plasma, plaquetas e crioprecipitado.

Uma Mulher grávida produz aproximadamente 50% mais sangue do que uma mulher não grávida

Em caso de emergência, água de coco pode ser usada como um substituto para o plasma sanguíneo

Uma célula de sangue pode fazer um circuito completo no seu corpo em menos de 30 segundos

Há cerca de 2 mg de ouro em sua corrente sanguínea

Seu sangue é responsável por 8% do seu peso corporal

Os mosquitos preferem pessoas com sangue do tipo “O”

Esses pontos brancos e estranhos que você vê quando olha para o céu são células brancas do sangue (Isto é chamado de fenômeno entópico do campo azul).

George Washington foi sangrado até a morte pelos médicos. Isso aconteceu porque a sangria era uma prática comum na época. Era para se livrar do “sangue ruim”

Um bebê recém-nascido tem cerca de um copo de sangue em seu corpo

Uma única vítima de acidente de carro pode precisar de até 47 litros de sangue.

Gostou do post? Não se esqueça de curtir e compartilhar nas redes sociais, curta também a página do Minilua no Facebook clicando aqui e participe também do nosso grupo no facebook clicando aqui.