Minilua

15 anos sem Renato Russo…

Na última terça-feira (11) completaram-se 15 anos sem Renato Russo, nome artístico de Renato Manfredini Júnior, com certeza um poeta e um ícone do rock nacional, conseguiu como poucos descrever sentimentos através de suas canções.

Renato nasceu no Rio de Janeiro  no dia 27 de março de 1960, depois foi para os EUA aos sete anos, pois, seu pai (funcionário do Banco do Brasil) havia sido transferido, aos 11 anos mais uma transferência de seu pai, dessa vez para Brasília.

Em determinado momento os Estados Unidos começam ser influenciados pelo movimento punk criado em Londres nos anos 70, após se recuperar de uma doença chamada Epifiólise, que o deixou quase dois anos em uma cama, Renato descobre esse movimento em Brasília em uma das festas do pessoal que curtia rock.

Participou da banda Aborto Elétrico, esta durou apenas quatro anos e teve seu termino devido a um desentendimento com baterista Fê Lemos.

Em 1982 juntou-se a Legião Urbana, onde Renato tocou até sua morte. O grupo vendeu mais de 15 milhões de cópias, influenciou e batizou uma geração que ele mesmo chamou de “coca-cola”.

Um dos hits mais conhecidos de Renato Russo é sem sombras de dúvida a música Eduardo e Monica um dos seus maiores sucessos da Legião Urbana, além de clássicos como Pais e Filhos e de significados políticos, como Faroeste Caboclo e Que Pais é Este?

Muitas pessoas referem-se ao grupo como Religião Urbana para expressarem seu fanatismo por Renato nos anos de 1980 e 1990, em 1988, assumiu publicamente que era bissexual.

Vale lembrar que dois filmes retratando as músicas de Renato Russo estão sendo produzidos, Faroeste Caboclo e Somos tão Jovens ambos estão previstos para estrear nos cinemas em 2012, ainda acredita-se que deve ser lançado um próximo retratando a canção Eduardo e Mônica mas não há datas previstas paras as filmagens.

 

Para matar a saudades:

 



Não esqueça de compartilhar com seus amigos no Facebook e Twitter!