15 fatos esclarecedores sobre a luz e a visão

A luz é provavelmente muito mais interessante do que você imagina. Sem a luz não podemos enxergar, isso era tudo o que sabiamos.

Porém, mais tarde, acabamos descobrindo que a luz fazia mais por nós do que imaginávamos. Nos últimos cem anos os cientistas descobriram o quão única a luz realmente é.

Ela é diferente de qualquer outra substância no universo. É isso mesmo, ela pode ser definida como uma substância. Como assim? Bem, a luz pode ser tanto uma onda quanto uma partícula… ao mesmo tempo!

Conheça agora os 15 fatos esclarecedores sobre a luz e a visão.
Confira:




Graças à dilatação do tempo, uma pessoa pode realmente viajar milhares de anos-luz em uma vida humana normal (28 anos viajando com 1 g de aceleração constante durante os primeiros 14 anos iria levá-lo a Galáxia de Andrômeda que está à 2 milhões de anos-luz de distância)

Graças a dilatação do tempo, uma pessoa pode realmente viajar milhares de anos-luz em uma vida humana normal (28 anos viajando com 1 g de aceleração constante durante os primeiros 14 anos iria levá-lo a Galáxia de Andrômeda 2 milhões de anos-luz de distância)




Dilatação do tempo é o que acontece quando você se aproxima da velocidade da luz. Após um ano viajando à velocidade da luz e retornando para a Terra você descobriria que, potencialmente, centenas de anos se passaram aqui!

Dilatação do tempo é o que acontece quando você se aproxima da velocidade da luz. Após 1 ano de viajar à velocidade da luz perto se você veio de volta à Terra você viria a descobrir que potencialmente centenas de anos se passaram aqui)




O corpo humano é realmente bioluminescente, o que significa que você produz luz! Infelizmente esta luz é muito fraca para você ver.

O corpo humano é realmente bioluminescente, o que significa que você produz luz! Infelizmente que a luz é muito fraca para você ver




No espaço, os astronautas, por vezes, enxergam flashes brilhantes devido aos raios cósmicos marcantes em sua retina. Isso não acontece aqui na Terra graças à proteção da atmosfera.

No espaço, os astronautas, por vezes, ver flashes brilhantes devido a raios cósmicos marcantes sua retina. Isso não acontece aqui na Terra graças à proteção do magnteosphere




Semáforos de LED não podem ser usados em locais frios. Isso acontece, pois eles não emitem calor suficiente para derreter uma potencial cobertura de neve durante os meses de inverno.




Tachyons são partículas que hipoteticamente viajam mais rápido do que a velocidade da luz. Eles têm uma massa imaginária (raiz quadrada de -1) e tempo de experiência em sentido inverso.

Semáforos de LED têm realmente levou a falhas. Isso é porque eles não emitem calor suficiente para derreter potencial cobertura de neve durante os meses de inverno




Tachyons são partículas hipotéticas que viajam mais rápido do que a velocidade da luz. Eles têm massa imaginária (raiz quadrada de -1) e tempo de experiência em sentido inverso.




Algumas fotos da NASA tiradas da Terra à noite, uma vez mostraram luzes extremamente brilhantes no meio do deserto da Austrália. Naquele momento estava acontecendo um incêndio florestal e sua luz conseguia ser mais forte que toda a luz emitida pelas cidades próximas.

Algumas ns da NASA tomadas da Terra à noite uma vez mostrou luzes extremamente brilhantes no meio do deserto na Austrália. Acontece que uma faixa significativa do continente estava envolto em incêndios florestais que queimaram ainda mais brilhante do que as cidades costeiras




As penas do pavão são realmente marrons. É a sua estrutura microscópica (pigmentação estrutural) que faz com que elas reflitam tantas cores como o vermelho, azul e verde dando assim sua coloração.

As penas do pavão são realmente marrom. É a sua estrutura microscópica (pigmentação estrutural) que faz com que eles refletem tantas cores como o vermelho, azul e verde




Embora a velocidade da luz no vácuo seja constante, em outros locais a luz não conseguiria viajar ou se propagar tão rapidamente.

Embora a velocidade da luz no vácuo é constante (C), em materiais de luz diferente não pode viajar ou propagam tão rapidamente.




Radiação Cherenkov é o que acontece quando uma partícula viaja através de um meio (como a água) mais rápido do que a luz o faria. Esta radiação dá um brilho azul, que é característico de reatores nucleares subaquáticos.

Radiação Cherenkov é o que acontece quando uma partícula viaja através de um meio (como a água) mais rápido do que a luz o faria. Esta radiação dá um brilho azul, que é característica de reatores nucleares subaquáticas




Embora os investigadores não estejam inteiramente certos do motivo, algumas áreas na Escócia e no Japão mudaram suas luzes de rua de amarelo para azul e notaram uma redução nas taxas de crimes e suicídio.

Que embora os investigadores não são inteiramente certo porque, quando algumas áreas na Escócia e no Japão mudou suas luzes de rua de amarelo para azul viu uma redução no crime e suicídio




Um instante é realmente uma unidade de tempo (o tempo que leva para a luz viajar 1 cm no vácuo)

Um instante é realmente uma unidade de tempo (o tempo que leva a luz viajar de 1cm de vácuo)




Devido a uma peculiaridade genética chamada de reflexo espirro photic, cerca de um terço da população espirra quando olha para o sol.

Devido a uma peculiaridade genética chamada de reflexo espirro photic, cerca de um terço da população vai espirrar quando se olha para o sol




Betelgeus é uma estrela à 450 anos-luz de distância que vai explodir nos próximos 300.000 anos. Quando isso acontecer, ela se tornará no céu ainda mais brilhante do que a lua.

Betelgeus é uma estrela de cerca de 450 anos-luz de distância que vai explodir nos próximos 300.000 anos. Quando isso acontecer, ele vai iluminar o céu ainda mais brilhante do que a lua. Na verdade, será visível no meio do dia




Alguns pesquisadores estão tentando criar árvores bioluminescentes com as mesmas enzimas encontradas em águas-vivas. Isso proporcionaria uma fonte limpa de luz para as ruas da cidade à noite

Alguns pesquisadores estão tentando criar árvores bioluminescentes com as mesmas enzimas encontradas em águas-vivas. Isso proporcionaria uma fonte limpa de luz para as ruas da cidade à noite

Gostou do post? Não se esqueça de curtir e compartilhar nas redes sociais, curta também a página do Minilua no Facebook clicando aqui e participe também do nosso grupo no facebook clicando aquiCurta também a minha página no facebook clicando aqui.

  1. Lynn Rock

    18 de janeiro de 2016 em 21:08

    Ia ser legal ter árvores iluminadas á noite na rua =)

  2. Jonas Naveros

    18 de janeiro de 2016 em 10:59

    Ótimo post, parabéns Minilua !

  3. Emanuela Carneiro Araújo

    16 de janeiro de 2016 em 20:37

    Quando se atinge a velocidade da luz (em uma situação hipotética, claro-isso é impossível), a massa e a energia se tornam infinitas (!) e o tempo para.

  4. Neko-san

    16 de janeiro de 2016 em 17:09

    Esse táquion me lembrou um mangá chamado All you need is kill, aquilo la buga a mente ‘-‘

  5. Gabriel Frigini

    16 de janeiro de 2016 em 01:30

    caramba, coisas que eu não sabia

  6. André Silva

    15 de janeiro de 2016 em 21:46

    Ainda acho essa dilatação do tempo meio estranha. Imagine a seguinte situação como observador: o seu amigo virou o flash e pode viajar na velocidade da luz. Ele fala: brother, vou provar que posso viajar na velocidade da luz. Vou correr aqui do Brasil na velocidade da luz pra Espanha e voltar também na velocidade da luz. Aí ele parte. Beleza! Segundo essa teoria (pelo menos de acordo com o que eu entendi da teoria, me corrija se eu entendi errado) quando ele chegar já vão ter se passado alguns meses. Pra ele se passou pouquíssimo tempo no trajeto, mas pra mim que pensei que ele voltaria em poucos minutos se passaram meses, isso não é louco? Imagina o cara sendo mandado pra uma missão no espaço pela NASA que durará um ano na velocidade da luz. Beleza, ele volta em um ano da missão. Aí se passa um ano, dois, cinco, vinte, todo mundo morre, nova geração, e depois de cem anos o cara aparece, de uma missão que na teoria duraria um ano. Não é louco? Parece a questão da viagem no tempo, que é cheia de paradoxos.

    • Jaabs

      16 de janeiro de 2016 em 14:37

      Não necessariamente… No caso do seu amigo flash, ele viajaria de ida e volta em fração de segundo (Para você), e para ele teria passado ainda menos tempo. Em missões na velocidade da Luz, o tempo seria contado com base na central de comando (Terra), ou seja, para nós na terra eles teriam viajados anos, mas para eles na nave, pouco tempo teria se passado.. Agora se a nave realmente passar Um ano na viajando na velocidade da luz, algumas gerações teriam passadas na terra

      • André Silva

        16 de janeiro de 2016 em 19:34

        Ainda fico na dúvida, cara. Minha dúvida é mais na questão de ponto de vista, do viajante e do observador, não no tempo psicólogico, mas no real. Tipo a base da terra tá marcando um ano de viagem, e ele já teria que retornar, mas ele não retorna, pra retornar só 100 anos depois, entende? O meu raciocínio é mais do ponto de vista da terra, das pessoas que aguardam o viajante. O que se passaria nesse tempo? Faz um ano que ele foi, já não deveria ter retornado? Pô, o cara tá na velocidade da luz, cadê ele que não chega? Eu não sei se essa teoria que é muito doida ou se eu que a interpretei de maneira errada.

        • Forgerred

          16 de janeiro de 2016 em 23:16

          nao, eles teriam alguem (na verdade, muitas pessoas) que saberiam calcular os efeitos relativisticos da viagem, se a viagem é pra ser de um ano no referencial da terra, a viagem para o piloto so vai durar poucos segundos, provavelmente (estou com preguiça de calcular). se for um ano no referencial do viajante, a equipe na terra estaria ciente do “atraso” da volta dos tripulantes. (fica a dica de assistir o filme “interestelar”)

          • André Silva

            17 de janeiro de 2016 em 01:10

            Primeiramente, que o Rorschach é mito, escolheu bem a foto. Segundo, que acho que ninguém tá entendendo direito o meu raciocínio, ou eu não estou entendendo as explicações. De qualquer forma, vou seguir a dica, eu queria ver esse filme desde que foi lançado.

    • Senhor Epaminondas

      16 de janeiro de 2016 em 14:21

      Mas é isso mesmo jovin, quando voce chega na velocidade da luz o tempo pra voce para, mas para as pessoas da terra ele continua normal. O mesmo vale para onde a gravidade é alta, o tempo também passa devagar. WTF COMO ASSIM VEI???

  7. Dyego

    15 de janeiro de 2016 em 20:06

    Parece que usaram o Google Tradutor para escrever o post.

  8. Blue

    15 de janeiro de 2016 em 20:05

    Luzes evocam sentimentos em seres humanos, por isso as luzes azuis funcionam, azul é calmo e confortável, por isso também o Facebook é azul, e também por isso o Minilua é azul (abram os óleos, há corda Brasil).
    Já tinha visto essa ideia das árvores brilhantes e gostei muito, precisamos de cidades cheias de árvores, precisamos plantar e cuidar da natureza antes que a gente se arrependa (já nos arrependemos, mas, vamos tentar reverter o dano que causamos).

13 Comentários
mais Posts
Topo