20 anos sem Freddie Mercury…

01

Hoje, dia 24 de novembro, marcam exatos 20 anos da morte de um dos frontman mais completos de todos o tempos, Freddie Mercury.

Por este motivo o Minilua vem através desta postagem prestar a sua homenagem e este ícone do Rock mundial, que conquistou (e ainda conquista) gerações com seu talento musical, seja com sua vigorosa e voz ou seu jeito irreverente e incomparável de levar o público, tornando cada apresentação da Queen um verdadeiro espetáculo.

05




Breve histórico:

Nasceu como Farokh Bommi Bulsara, no dia 5 de setembro de 1946, em Zanzibar (atualmente parte da Tanzânia). Seus pais, Bomi e Jer Bulsara, eram persas. No colégio os colegas começaram a chamá-lo de Freddie, nome que a família acabou adotando. A música a que ele tinha acesso era principalmente indiana, mas também escutava algumas obras de origem ocidental. Ele ficava cantando sozinho e preferia a música às tarefas escolares. Freddie começou a aprender a tocar piano. Tornou-se também membro do coral e participava regularmente nas produções teatrais da escola. Ele adorava as aulas de piano e se empenhou nelas com determinação.Em 1964, muitos dos britânicos e indianos, devido a distúrbios políticos, deixaram Zanzibar, embora não tenham sido pressionados. Entre os que saíram, estavam os Bulsara, que foram para Inglaterra. Freddie tinha 17 anos e decidiu que queria ir para uma faculdade de Arte.

Seu histórico e suas habilidades naturais garantiram que ele fosse aceito pela Faculdade Ealing de Arte e em setembro de 1966 Freddie começou um curso de Ilustração gráfica.

Um de seus colegas de classe era o baixista Tim Staffell, de quem Freddie se tornou grande amigo. Assim que sua amizade com Tim aumentou, Tim levou Freddie para participar dos ensaios de sua banda chamada Smile.

04Apesar de Freddie gostar do som da banda, ele estava comprometido em seus próprios projetos e participou ora como vocalista, ora como guitarrista de outras bandas. Isso até abril de 1970, quando a banda Smile é reformulada e Freddie acabou ficando de vocalista. Freddie decide mudar o nome da banda para Queen, e também, resolve mudar seu nome para Mercury.

Mercury (mercúrio) foi escolhido, reza a lenda, por dois motivos: um por ser o deus dos mensageiros e outro por ser o planeta do seu signo ascendente. Também em 1970, Freddie conheceu Mary Austin, eles viveram juntos por 7 anos e se mantiveram bons amigo até o final de sua vida (inclusive a casa de Freddie em Londres é dela hoje).

Além do sucesso espetacular com o Queen, Freddie teve trabalhos solos de grande sucesso, tais como: Barcelona, Álbum e Mr. Bad Guy.

Dia 24 de novembro de 1991, Freddie morreu em sua casa em Londres, de pneumonia que decorreria da Aids, um dia após ter declarado publicamente que estava com a doença.

Em uma declaração um pouco antes de morrer, Freddie dá a melhor definição de si mesmo: “Você é a ultima pessoa com quem falo…. provavelmente vai ter a melhor entrevista, meu caro. Não quero mudar o mundo. O que mais me importa é a felicidade. Quando estou feliz, meu trabalho reflete. No final, os erros e as desculpas são minhas. Gosto de sentir que estou sendo honesto. No que me compete, quero aproveitar a vida, a alegria, a diversão, o máximo que puder nos anos que ainda me restam. Pronto, já gravou? Agora, use. Foi o mais perto que cheguei a me emocionar em uma entrevista.”

Freddie foi cremado e não há túmulo que os fãs possam visitar. Em 1992 foi erguida uma estátua em sua homenagem em Montreux, na Suíça.




Para recordar:
















Não esqueça de compartilhar com seus amigos no Twitter e Facebook!

  1. Plinio Fabrycio Chrono

    23 de março de 2014 em 23:24

    Eu ainda me pergunto como um simples homem com voz normal porém forte conseguia cantar para uma população de fans loucos por uma música que os libertassem
    Eu ainda me pergunto como ele foi capaz de vencer a timidez em frente a milhões de pessoas,isso ele sem medo e sem pressão alguma a mostra.
    Eu me pergunto como uma pessoa como nos normais consegue se divertir e fazer divertir legiões com apenas músicas com conteúdo e ritmo
    Eu ainda me pergunto por quê ele morreu tão cedo.

  2. Mother of Dragons

    28 de março de 2013 em 19:59

    Amo Freddie, se hoje curto rock é por sua causa!

  3. Vitor Sponchiado

    15 de dezembro de 2012 em 00:58

    Vocês se esqueceram de avisar sobre o ultimo album com ele chamado, Innuendo, um algo no qual ele sabia que iria morrer, e então foi fazendo as musicas e ficando cada vez mais foda, ate chegar a ultima do Album, chamada ”The Show Must Go On” no português como ”O Show deve contiunuar” Pra ele simplesmente deveria continuar mesmo sem ele, Freddie parou de tomar seus medicamento quando sua vida não era mais divertida que foi o que provocou sua morte..

    Magic Johnson está vivo até hoje, e ele porta o virus de AIDS
    Freddie tambem poderia estar conosco, mas preferiu ir embora quando sua vida deixou de ser divertida.
  4. Lucas Melo

    14 de dezembro de 2012 em 12:08

    I want you break free…

  5. Delilah

    14 de julho de 2012 em 14:25

    As músicas do Queen são eternas,é nosso dever ouvir sempre para que as crianças de hoje já cresçam sabendo a sensação de ouvir a voz de Freddie e poder ver como era um show de verdade.Comecei a gostar do Queen lá pelos meus 8 anos e hoje aos 32 meus filhos já gostam dessas músicas maravilhosas. Freddie estará vivo sempre!!!!!!!!!!!

  6. Gabriela Matias

    7 de julho de 2012 em 03:47

    Não sei o que comentar aqui,mas sei que tenho que comentar algo,pq o Freddie Mercury é realmente eterno e épico muito de tudo que ele era de verdade,mas é só isso que consigo dizer pq ele me deixa sem palavras,ele realmente me deixa sem folego(referencia a musica You Take My Breath Away). Nunca te esquecerei ,Freddie Mercury vc será eterno para sempre(pleonasmo para dizer o quanto ele será eterno)

  7. Cláudia Cristina

    26 de novembro de 2011 em 19:03

    *———————–*
    Não tenho nem palavras pra descrever a emoção que eu sinto quando eu escuto Queen *—*
    Freddie Mercury é eterno !
    Uma das minhas bandas preferidas

  8. Miine Wolf

    26 de novembro de 2011 em 01:34

    Freddie foi o melhor cantor do mundo!!!

  9. Geraldo Ráiss

    25 de novembro de 2011 em 23:04

    O cara era fera mesmo!

  10. Geraldo Ráiss

    25 de novembro de 2011 em 23:02

    Eu tb fiz minha homenagem ao Freddie, lá no meu blog. Acessem http://forumdoar.blogspot.com

  11. Harry Alone Potter

    25 de novembro de 2011 em 02:51

    O cara é terrivel……………Terrivelmente foda…

  12. Kirito

    24 de novembro de 2011 em 22:59

    Simplesmente Monstruoso !!!1

  13. Letícia Elina pires

    24 de novembro de 2011 em 22:42

    O mais triste é saber q tem gente que não conhece ele e ainda acha q restart, justin bieber, luan santana e essa turma são lendas da música, sinceramente, tenho o total desprezo por esse tipo de gente. Dá uma certa  melancolia quando chego na porta da escola e na maioria dos celulares está tocando “ai se eu te pego”, enquanto no meu está tocando Bohemian Rhapsody…. se bem q acho q nunca me senti tão feliz por ser uma forever alone.

  14. Freddie Mercury

    24 de novembro de 2011 em 22:04

    q isso gente eu to aqui kkkk
    tá agora é sério, enquanto houver alguém que goste de música boa ele estará lá
    OBRIGADO FREDDIE

  15. Harry Alone Potter

    24 de novembro de 2011 em 21:34

    Freddie Mercury que nada,négico hoje é Freddie Mercury Prateado,LOL.

    • Vitor Sponchiado

      15 de dezembro de 2012 em 00:59

      Oque houve com essa nova geração ??

  16. (Alone) Raito

    24 de novembro de 2011 em 20:34

    Uma frase para refletir: Não trate como Freddie Mercury quem te trata como Pe Lanza.

  17. Mariana Pereira

    24 de novembro de 2011 em 18:32

    O Cara.

    [img]http://s3.amazonaws.com/kym-assets/photos/images/newsfeed/000/196/207/423-sad-computer.jpg?1320618060[/img]

  18. Lobo Alfa

    24 de novembro de 2011 em 18:17

    freddie mercury(y)
    quem nunca fez aquelas batidas do ultimo vídeo nao sabe o q e viver
    kkkk

  19. jeff zika Mc

    24 de novembro de 2011 em 17:23

    e querem coloca a lady gaga no lugar dele ? ¬¬

  20. Vlad

    24 de novembro de 2011 em 14:32

    http://www.youtube.com/watch?v=ALPIcOGQPfc  Poucos conhecem essa música, é do álbum póstumo “Made in heaven” de 1995. P/ mim uma das mais f.o.d.a.s do Queen… Eu só vim escutá-lo c/ atenção em 1997. Essa múscica ao todo tem 25 min. de duração, no youtube vc só encontra a parte “agitada/rock” e cantada (3 min.). A parte instrumental (os outros 22 min.) é fantástica… Há quem diga q é uma outra música c/ o nome de “Mystique” e significa a ida do Freddie para o paraíso e o seu encontro c/ a serenidade. Vale a pena escutá-la inteira e “viajar”; tem partes dela q dá até vontade de chorar.   Abs.

    • Vitor Sponchiado

      15 de dezembro de 2012 em 01:00

      Ouça o album Innuendo, o ultimo com ele, no qual ele sabia que iria morrer, de 1991

      O album Made In Heaven foi feito com o Queen, e o Paul Rodgers uma musica legal desse algum é a ”Say it’s not true”
    • O Anonimo

      24 de novembro de 2011 em 17:07

      Vdd ,Muito foda essa ,escutei e realmente vale a pena ! 

  21. EXL Sérgio

    24 de novembro de 2011 em 13:27

    Bohemian rhapsody *—-*
    Don’t Stop Me Now *.*

    Esse cara é um monstro =p
    Na minha opinião o melhor de todos os tempos *-*
    Chupa ai Lady Gaga ‘-‘

    • JENIFFER WOLOCH

      24 de novembro de 2011 em 13:37

      Bohemian Rhapsody *—————————–*

  22. TENSEI

    24 de novembro de 2011 em 13:00

    quando escuto DON’T STOP ME NOW!
    me da uma sensação de poder
    queen, uma das melhores bandas de todos os tempos da historia da musica mundial

  23. Brunooh Dark

    24 de novembro de 2011 em 12:54

    a musica que todo mundo ja ouviu é We will Rock You
    lembro que todo mundo batia nas mesas da escola quando a profs tinha saido, e cantavam essa musica :D, bons tempos

    • EXL Sérgio

      24 de novembro de 2011 em 13:25

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk putz

      Todo mundo já fez isso então aheuaehusahueh’

      Bons tempos *——–*’

      • Laxus

        24 de novembro de 2011 em 13:34

        Se vc nunk bateu na carteira fazendo o som de We will Rock You vc não teve infância!
        =]

        • EXL Sérgio

          24 de novembro de 2011 em 13:35

          #FATO! xD

    • JENIFFER WOLOCH

      24 de novembro de 2011 em 12:58

      Aí quando a professora voltava, todo mundo se fazia de santo ^^
      bons tempos ²

  24. Anônimo

    24 de novembro de 2011 em 12:40

    por que sempre os melhores artistas morrem cedo?
    saudades desse cara!

    • La No Posto Ipiranga

      24 de novembro de 2011 em 12:47

      vamos ser fãs do Restart,daí eles morrem cedo,e vira Game over

      • EXL Sérgio

        24 de novembro de 2011 em 13:36

        Vaso ruim não quebra não meu amigo!

      • Anônimo

        24 de novembro de 2011 em 12:52

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  25. White Itachi

    24 de novembro de 2011 em 12:29

    O eterno Freedie Mercury, não sairá de nossas lembranças =)

    • White Itachi

      24 de novembro de 2011 em 12:30

      Ops Freddie

  26. Anônimo

    24 de novembro de 2011 em 12:10

    pra quem gostaa
    eoiauiueioau

    :X

  27. O profeta Migaro ou Piadista Fracassado tanto faz

    24 de novembro de 2011 em 12:05

    Para mim a melhor música dele foi “Don’t Stop Me Now”

    • JENIFFER WOLOCH

      24 de novembro de 2011 em 12:56

      Essa também é perfeita.
      Mas a minha preferida é Bohemian Rhapsody
      A melhor música de todos os tempos *-*

  28. Nice! =) #Parei com o Minilua

    24 de novembro de 2011 em 12:01

    Ele sempre vai ser um idolo pra todos nois =D

  29. Nosferatu Alucard

    24 de novembro de 2011 em 12:01

    se ele estivesse vivo pagaria uma bebida pra ele, já que ele morreu…
    #vampirobebao 

    • Vitória Gomes

      24 de novembro de 2011 em 20:30

      que nada, ele tá com o elvis e o michael jackson, lendas não morrem, que nem o chuck norris o/

  30. Iron Man

    24 de novembro de 2011 em 11:57

    VIVA FREDY MERCURY PRATEADO!!!
    Não eh muito da minha época isso não.

  31. RaYsLaN ®

    24 de novembro de 2011 em 11:45

    Freddie Mercury é o tipo de pessoa que podemos dizer que se passam décadas,e mesmo assim ele continuará vivo no coração de cada um que adimirava seu trabalho.

    #tipoeu

  32. Lídia Cruz

    24 de novembro de 2011 em 11:40

    Excelente homenagem! Queen 4 Ever! Só faltou o Doodle do dia 05 de setembro. 
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KX2BQM0D01M

  33. JENIFFER WOLOCH

    24 de novembro de 2011 em 11:39

    Alguém se lembra da homenagem que o Google fez a ele?
    http://www.youtube.com/watch?v=4ISjdcbYkSU
    *–*

    • EXL Sérgio

      24 de novembro de 2011 em 13:42

      Eu vi também, ficou foda xD

    • O profeta Migaro ou Piadista Fracassado tanto faz

      24 de novembro de 2011 em 12:08

      I remember.

      • JENIFFER WOLOCH

        24 de novembro de 2011 em 12:54

        ^^
        Muito bacana

  34. Gerlânio Muniz

    24 de novembro de 2011 em 11:36

    Um dos melhores cantores de todos os tempos. Ele não morreu, ele se eternizou.

  35. Vitória Gomes

    24 de novembro de 2011 em 11:19

    Freddie Forever, nunca existirá ninguem igual a ele

    • O Anonimo

      24 de novembro de 2011 em 11:28

      Nunca ira existir ): ): 

      • Vitória Gomes

        24 de novembro de 2011 em 11:29

        e ainda tem gente que prefere ouvir funk, justin biba, gaystart, não sabem oq estão perdendo

        • André Lopes

          24 de novembro de 2011 em 15:41

          Eles são os assassinos da verdadeira música… podem cantar, mas não irão fazer história…
          Podem lotar shows, estádios mas jamais irão ser lembrados como os verdadeiros heróis da música foram, eles estão até nos livros de história! 

          • Vitória Gomes

            24 de novembro de 2011 em 20:50

            só lotam show com gays e com menininhas de 10 anos que fica falando
            MIM LOVE OUU JUSTIN BIBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  36. O Anonimo

    24 de novembro de 2011 em 11:11

    [img]http://www.paulohsms.com/wp-content/uploads/2011/03/fred-mercury-queen-meme-so-close-150×150.png[/img]
    Pena que ele morreu ! Mas esta em nossos coraçoes 😀

  37. O Anonimo

    24 de novembro de 2011 em 11:10

    [img]http://s3.amazonaws.com/kym-assets/photos/images/newsfeed/000/162/317/2vA1a.png?1313349760[/img]
    Freddie mercury forever ! 

  38. K'

    24 de novembro de 2011 em 11:04

    Grande artista !!

    • White King Near

      24 de novembro de 2011 em 11:12

      E um grande pintor renascentista… kkkkk’

      • (Alone) Raito

        24 de novembro de 2011 em 20:21

        Que pintor o que ??? O cara era escultor !!!

        • Vitória Gomes

          24 de novembro de 2011 em 20:23

          pintor, escultor?
          voces estão malucos???
          ele era escritor!!

          • (Alone) Raito

            24 de novembro de 2011 em 20:31

            Não, ele era político.

          • Vitória Gomes

            24 de novembro de 2011 em 20:35

            mentira ele era escritor!!

          • (Alone) Raito

            24 de novembro de 2011 em 21:00

            A é, ele que fez a bíblia né ???

        • Zóio verde

          24 de novembro de 2011 em 20:22

          Ele não é aquele cara q inventou o avião?

          • (Alone) Raito

            24 de novembro de 2011 em 20:31

            Quem inventou o Avião não foi o Axl Rose ???

          • Zóio verde

            24 de novembro de 2011 em 20:33

            não esse aí foi o Jean Claude Van Dame

          • (Alone) Raito

            24 de novembro de 2011 em 20:36

            Não, não, agr eu me lembrei, foi o Jackie Chan.

          • Lumihiutale

            24 de novembro de 2011 em 20:47

            Verdade, foi ele !!!

          • (Alone) Raito

            24 de novembro de 2011 em 20:59

            Eu sabia 😀

    • JENIFFER WOLOCH

      24 de novembro de 2011 em 11:05

      Sem sombra de dúvidas xD

  39. White Rook Camila =)

    24 de novembro de 2011 em 11:00

    Queen é bom demais…
    Vai ser difícil aparecer outro cantor como Freddie… principalmente hoje que as pessoas não exigem tanta qualidade sonora do que ouvem…
    Devo ter nascido na década errada…

    • André Lopes

      24 de novembro de 2011 em 15:38

      Somos 2….

      Meus sons, minha música não pertence a essa época, os melhores cantores, compositores, vocalistas, guitarristas… enfim. Sinto por não ter vivido nesse tempo, Freddie foi o maior vocalista de todos ao lado de Axl Rose… Queria ter visto eles. Meus heróis, aos poucos, estão partindo dessa pra melhor…

      • White Rook Camila =)

        24 de novembro de 2011 em 16:43

        Existem músicos bons mais atuais, mas são bem raros…

        Freddie foi sem dúvida o melhor vocalista pra mim. Axl sempre foi muito bom também..

        • Chay Correia

          24 de novembro de 2011 em 16:48

          Axl Rose *——————–*
          Guns N’ Roses forever *–*

          • Tsukamoto Yakumo

            24 de novembro de 2011 em 16:55

            Concordo!!!!!

          • White Rook Camila =)

            24 de novembro de 2011 em 16:49

            Pelo menos aqui no Minilua ainda tem pessoas com bom gosto musical ^^

          • Chay Correia

            24 de novembro de 2011 em 17:38

            O Guns N’ Roses , Metallica, Queen, Rollings Stones, Beatles, Kiss, Raul Seixas são todos excelentes, não apenas bandas, são acontecimentos, o Guns marcou a minha vida, é muito mais do que uma simples banda de rock, e o Freddie maravilhoso, uma pessoa de uma enorme sensibilidade, hoje em dia parece que é fashion fazer músicas sem profundidade, o mercado musical é cíclico, mas quem tem talento jamais será esquecido, bandas assim marcaram a vida de muitas gerações, concordo que hoje em dia o que menos se exige é talento dos “artistas” que estão na mídia, veremos se restart vai conseguir fazer história. ^^

          • White Rook Camila =)

            24 de novembro de 2011 em 17:43

            Eu concordo plenamente… Todos que você citou são bons demais…

            Só me dá medo pensar no que as gerações futuras vão chamar de música se continuar nesse caminho…

            E nem fala em Metallica e Beatles, comprei o guitar hero de um e o rock band de outro, e a guitarra pro xbox na internet… e to quase surtando de ansiedade aqui esperando chegar… hsauhsuahsua

  40. White King Near

    24 de novembro de 2011 em 10:57

    Maior cantor de Rap da atualidade… kkkkkkk’

    • JENIFFER WOLOCH

      24 de novembro de 2011 em 10:58

      Eu vou bater em você…u.u

      • White King Near

        24 de novembro de 2011 em 11:09

        Mas ele não é aquele que compôs a “sequencia do pente”e e “sou fo.da” ?? kkk’
        A sim… Isso é funk e não RAP … SHUAHSUAHSUAHSUHAUHS
        Agora falado sério… Ele é o cara! ~le palmas~ xD

        • White King Near

          24 de novembro de 2011 em 11:12

          “É” e não “era” – Ele continua sendo… xD

          • JENIFFER WOLOCH

            24 de novembro de 2011 em 11:15

            Humm, agora vc tenta consertar? u.u

          • White King Near

            24 de novembro de 2011 em 11:19

            Eu? hahaha!

          • JENIFFER WOLOCH

            24 de novembro de 2011 em 11:21

            Sim senhor…

  41. Euler Moreira

    24 de novembro de 2011 em 10:55

    O maior vocalista que já existiu!

  42. Izabela

    24 de novembro de 2011 em 10:53

    hummmm *-

  43. White King Near

    24 de novembro de 2011 em 10:53

    Mama mia… kkkkk’

    • Amabile Bobbio

      24 de novembro de 2011 em 13:09

      Mama mia let me go! o/

      • White King Near

        24 de novembro de 2011 em 15:43

        o/ … xD

        • White King Near

          24 de novembro de 2011 em 15:47

          Curtindo Bohemian Rhapsody… xD

          • JENIFFER WOLOCH

            24 de novembro de 2011 em 15:50

            Então agora você vai entender xD
            Bohemian Rhapsody *——————*

          • White King Near

            24 de novembro de 2011 em 15:51

            Entender? Eu já sabia, só estava brincando contigo… kkkkkk’

          • EXL Sérgio

            24 de novembro de 2011 em 15:55

            Nunca tinha ouvido? O_O’

          • White King Near

            24 de novembro de 2011 em 16:01

            Nossa… kkkkk’ Quem nunca ouviu é porque é surdo!
            Ouvi sim, mas nem lembrava do nome o.O

          • EXL Sérgio

            24 de novembro de 2011 em 16:03

            ah sim ‘-‘

            mas mesmo assim é tenso kkkkk
            essa música é muito foda *-* aeuhsuahe’ 

          • White King Near

            24 de novembro de 2011 em 16:06

            Eu sou daqueles que nunca decorou nomes de bandas e de músicos… Só curto música boa… xD

          • JENIFFER WOLOCH

            24 de novembro de 2011 em 16:05

            Foda??
            Fodásticamente fodástica ela é xD
            *——————*

          • JENIFFER WOLOCH

            24 de novembro de 2011 em 15:59

            Acho que ele ouviu hoje pela primeira vez xD

          • JENIFFER WOLOCH

            24 de novembro de 2011 em 15:54

            o.O
            Sabia nada mentiroso u.u
            Hoje cedo eu te perguntei se você já tinha ouvido e você disse que não…
            U.u

          • White King Near

            24 de novembro de 2011 em 15:58

            Ok… ok… 

      • JENIFFER WOLOCH

        24 de novembro de 2011 em 13:16

        uehueueheuhe
        Bem lembrado…
        Mas neste caso, ele não vai entender xD

    • JENIFFER WOLOCH

      24 de novembro de 2011 em 10:55

      Mamma Mia é ABBA u.u

      • White King Near

        24 de novembro de 2011 em 10:56

        Eu não sei de nada … Curto funk… HAHAHA! #brinks

  44. Kevin Almeida

    24 de novembro de 2011 em 10:48

    [img]http://static.minilua.org/wp-content/uploads/2011/11/0423.jpg[/img]
    Rage Pose…..

    • Akuma

      24 de novembro de 2011 em 18:56

      WINNER POSE

      =]

  45. Dyh

    24 de novembro de 2011 em 10:48

    O cara é foda ! *-*

  46. JENIFFER WOLOCH

    24 de novembro de 2011 em 10:44

    *————————————————-*
    Que emoção *-*
    Obrigada Dri xD

    • Adriano Saadeh

      24 de novembro de 2011 em 10:48

      O cara é foda, tanto que virou até meme

      • JENIFFER WOLOCH

        24 de novembro de 2011 em 10:50

        Estou emocionada *–*
        Queen é minha banda favorita *——*
        Freddie Mercury é eterno…xD

        • Adriano Saadeh

          24 de novembro de 2011 em 10:59

          Muito bom saber….

113 Comentários
mais Posts
Topo