Minilua

5 anos sem Francisco Milani, o “Seu Saraiva”

Francisco Ferreira Milani, nascido em São Paulo, em 19 de novembro de 1936, falecido em 13 de agosto de 2005 de falência múltipla dos órgãos provocada por câncer no reto, foi ator, dublador, humorista e político brasileiro.

Carreira

Participou de várias telenovelas, a maior parte delas na Rede Globo, dentre as novelas podemos citar: Selva de Pedra (1972), Roda de Fogo (1982), Barriga de Aluguel (1990) e Vamp (1991), interpretou ainda o personagem do chefe bravo no seriado Armação Ilimitada

Trabalhou também como dublador e locutor.

Como humorísta, o personagem que mais lhe impulsionou foi o rabugento "Seu Saraiva", no programa Zorra Total, cujo bordão "Pergunta idiota, tolerância zero", ainda hoje é muito lembrado e utilizado.

Atuou também como o Tio Juvenal, em A Grande Família, substituindo Rogério Cardoso, falecido em 2003. Na década de 90 viveu Pedro Pedreira, na Escolinha do Professor Raimundo, programa de Chico Anysio.

No cinema atuou no clássico 'Terra em Transe' (1967), de Glauber Rocha. Em 2005 participou do Filme 'O Coronel e o Lobisomem', como o Doutor Serapião.

Na política, Milani militou no Partido Comunista Brasileiro, pelo qual chegou a ser eleito vereador no Rio de Janeiro nas eleições de 1992. Em função do golpe militar de 1964, viu-se obrigado a deixar a carreira artística, tendo trabalhado como caminhoneiro até 1973. Em 1995, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil, partido pelo qual, no ano 2000, foi candidato derrotado a vice-prefeito na chapa de Benedita da Silva nas eleições municipais do Rio de Janeiro. É de sua autoria a lei que criou a Riofilme ( uma distribuidora cinematográfica brasileira criada em novembro de 1992 e gerida pela Prefeitura do Rio de Janeiro)

 

Adaptado de wikipedia