Minilua

6 praias com características bastante inusitadas

Ao redor do mundo há milhares de belas praias que todo turista deseja conhecer. Separamos 6 belas praias que valem a pena visitar não apenas por sua beleza, mas por suas inusitadas e raras características:

Tunnel Beach (Dunedin, Nova Zelândia)

Localizado ao sul da Nova Zelândia, Tunnel Beach tem rochas de arenito esculpidas pelo mar, arcos rochosos e cavernas. É uma das atrações turísticas mais populares da Nova Zelândia, e é visitada por cerca de 40 mil pessoas a cada ano. Em 1870 John Cargill, um politico local, mandou escavar um túnel entre as rochas em direção a essa praia isolada para que sua família pudesse tomar banho com privacidade.

O acesso a Tunnel Beach é por uma trilha em uma descida que se inicia a 150 metros acima do nível do mar, onde venta bastante. A praia está aberta durante todo o ano, exceto na época reprodutiva dos peixes, de agosto a outubro.

Hoshizuna no Hama (Iriomote, Japão)

Na remota ilha de Iriomote na província de Okinawa no Japão, está localizada a praia de Hoshizuna no Hama. A tradução do nome seria aproximadamente “praia de areia de estrelas”, pois a areia aqui parece ser formada por estrelas. A praia é o lar de minúsculos organismos unicelulares chamados Baclogypsina sphaerulata que têm 5 ou 6 “braços” pontiagudos que os ajudam a se mover. Sua casca exterior é feita de carbonato de cálcio, e quando eles morrem, seus exoesqueletos são levados até a areia da praia.

Siesta Beach (Siesta Key, Florida)

Siesta Beach localizada em Siesta Key na Flórida, parece com qualquer outra praia, mas o que a torna especial é a sua areia. Na maioria das praias a areia é composta de corais pulverizado, mas aqui a areia é constituída por 99% de quartzo puro, isso torna o chão muito reflexivo, quase parecendo gelo. É muito aconselhável usar óculos de sol na beira desta praia.

Punalu’u Black Sand Beach (Big Island, Hawaii)

Por causa da atividade vulcânica constante, você encontrará areias brancas, verdes e pretas incomuns nesta ilha havaiana. Punaluu Black Sand Beach é uma das mais famosas praias de areia preta em todo o mundo. Há muitos coqueiros na borda da areia, e aqui você vai encontrar as grandes tartarugas verdes, se aquecendo na areia da praia.

Praia bioluminescente (Maldivas)

Esse incrível mar brilhante, é resultado de uma reação química chamada bioluminescência que pode ser observada na ilha de Vaadhoo, na Maldivas. O encantador fenômeno acontece por causa do fitoplâncton phytoplanktons bioluminescentes, que são criaturas marinhas microscópicas que geram luz como mecanismo de sobrevivência. A luz azul cobre as ondas que ficam mais próximas da areia, gerando esse efeito luminoso.

Chandipur Beach (Odisha, Índia)

Na praia de Chandipur, localizada no leste da Índia, um fenômeno único acontece. Lá o mar recua em até cinco quilômetros todos os dias, oferecendo ao banhista uma oportunidade de andar em direção ao mar. A melhor época para visitar Chandipur e presenciar o raro fenômeno é no inverno, entre novembro e março. Em fevereiro a praia possui um festival cultural que atrai turistas de todo o mundo.