Minilua

7 Coisas que você não sabe sobre cães

Quem possui animais de companhia, sabe que tentar decifrar certas coisas curiosas que eles fazem de vez em quando é um desafio, afinal, o porque dessas coisas está geralmente ligado à uma explicação científica gerada por profissionais da área de etologia (ciência que estuda o comportamento dos animais).

Desse modo, o Minilua traz hoje algumas respostas para essas curiosidades possivelmente não sanadas.

1 – A capacidade de identificar cheiros de um cão é 40 vezes maior do que a sua.

Os cães podem cheirar milhares de vezes melhor do que os humanos. Seus narizes têm milhões de receptores para aromas de perfumes, por exemplo, um nariz humano tem em média de 5 milhões, enquanto um Bassê possui 125 milhões, isso faz com cães sejam extremamente úteis em farejar drogas, cadáveres, explosivos e muito mais.

2- Nenhum nariz de cão é igual a outro

Um nariz de cachorro é equivalente a uma impressão digital humana. Tendo cada um deles com um padrão único de saliências e pregas.

3 – Cachorros dormem como pessoas

Se você já percebeu espasmos de cão em seu sono, isso provavelmente significa que ele está sonhando. Os pesquisadores descobriram que os cães têm padrões de sono e atividade cerebral, semelhantes aos seres humanos, e as raças pequenas tendem a sonhar mais do que as grandes.

4 – Os cães são tão inteligentes quanto um bebê de dois anos de idade

Segundo o pesquisador canino e autor Stanley Coren, seu filho e  seu filhote de cachorro estão no mesmo nível quando se trata de cérebros. Ele também explicou que o melhor amigo do homem pode compreender mais de 150 palavras e até mesmo enganar as pessoas ou outros cães para obter guloseimas. Inteligência varia de acordo com raça, os da raça Collie são os mais espertos.

5 – Os cães só acasalam duas vezes por ano

Fêmeas não castradas somente entram no cio duas vezes por ano, de modo que os criadores de cães precisam planejar tudo cuidadosamente.

6 – Sacudir da cauda tem uma linguagem própria

Se o seu cão abana o rabo loucamente, isso significa que eles estão felizes em vê-lo, certo? Não necessariamente. Cães abanam o rabo para a direita quando eles estão felizes e para a esquerda quando eles estão com medo. Abanando baixo, bem perto do chão, eles estão inseguros; e abanando rápido acompanhado por músculos tensos ou pupilas dilatadas pode sinalizar agressão.

7 – Os filhotes nascem cegos e surdos

Cães recém-nascidos ainda estão em desenvolvimento, assim, seus canais auriculares e olhos ainda estão fechados. A maioria dos cachorros abrem os olhos e respondem aos ruídos após cerca de duas semanas.