Minilua

7 grandes revoluções ao redor do mundo que mudaram a história

Para o nosso mundo chegar no estado que ele está hoje, ele teve que passar por muitas mudanças. As revoluções foram as situações onde tudo tomou seu rumo e se transformou. Sejam as tecnologias ou situações políticas mais complexas, tudo mudou devido a elas, e hoje devemos muito por isso. Por este motivo, separamos algumas das mais importantes revoluções que aconteceram ao redor do nosso mundo que foram fundamentais para a história da humanidade.
Boa leitura!

7. A revolução haitiana

Esta revolução foi muito importante porque ela foi realizada por escravos que trabalhavam nas plantações de seus mestres. Desde o início da guerra entre a França e a Grã-Bretanha, a situação era complicada, e os escravos estavam lutando. Para não acabar em um desastre ainda maior, a França deu liberdade para seus escravos e tudo culminou para a obtenção de seus direitos civis.

6. A primavera árabe

Em 2010, se iniciou uma série de protestos e revoltas em torno dos governos ditatoriais dos países árabes. Apesar de todos os países da região estarem sentindo suas consequências, Egito, Síria, Tunísia e a Líbia sentiram menos o poder desses protestos. O fator religioso foi muito importante para essas lutas, algo que os separa de outras revoluções armadas.

5. A revolução cubana

A revolução cubana permanece até hoje como uma das mais famosas, isto acontece porque Cuba se manteve como um país diferente do resto. Os guerrilheiros que lutaram contra Batista tornaram-se a luz do socialismo e viraram heróis para algumas pessoas, como Che Guevara e Fidel Castro.

4. A revolução chinesa

Ela começou em 1911 e durou até 1949 fazendo o partido comunista virar regra na China. A dinastia imperial foi cercada por um grupo de nacionalistas, que eventualmente levou à vitória do movimento comunista. Mao Tsé-Tung foi o líder comunista, que liderou os movimentos.

3. A revolução americana

Sem os eventos da revolução americana provavelmente os Estados Unidos não seria a potência que é hoje. Na metade do século XVIII, treze colônias rebelaram-se contra o poder britânico e decidiram que eles estariam livres. Isto estabeleceu o início de um debate sobre a democracia e o futuro do novo país.

2. A revolução de outubro

É uma das mais importantes revoluções políticas da história. As revoltas da armada trouxeram o poder aos sovieticos, graças a ela os bolcheviques conseguiram estabelecer um governo socialista e acabaram definitivamente com o Palácio de inverno do czarismo.

1. A revolução francesa

Em um país liderado por reis preguiçosos, a aldeia estava morrendo de fome e de raiva. A agitação social levou para a tomada da Bastilha e a queda da monarquia. Embora nem tudo fosse rosas, depois disto, ela abriu caminho para a nova era dos debates políticos. Esta revolução marcou a passagem para as revoluções seguintes no resto do mundo, e é considerada como o mais importante.

Gostou do post? Não se esqueça de curtir e compartilhar nas redes sociais, curta também a página do Minilua no Facebook clicando aqui e participe também do nosso grupo no facebook clicando aqui.