8 gestos de origem curiosa

aperto-de-mao-02

espirro 2

A comunicação é algo essencial para o ser humano e para qualquer animal no mundo. O meio de comunicação mais usado e adotado é, obviamente, a fala. Mas a maioria dos animais utilizam um outro artifício além da voz para se comunicar e transmitir mensagem: os gestos. Cães abanam o rabo quando estão felizes. Gatos eriçam os pelos quando estão irritados. Baiacus inflam quando se sentem ameaçados. E os humanos… Bem, são tantos os gestos que os seres humanos utilizam que fica até difícil citar alguns. Mas existem alguns gestos cuja origem é desconhecida ou duvidosa. Confira, abaixo, alguns gestos que ninguém sabe com certeza de onde vem.

Aperto de mãos
Utilizado como cumprimento e como forma de selar contratos verbais há mais de dois milênios. O gesto demonstra que a mão não tem nenhuma arma e é símbolo de boa vontade e confiança. O costume era que a mão direita fosse usada para selar um acordo, e a esquerda para acabar com ele. Uma das teorias quanto à origem se refere à Idade Média, quando os cavaleiros ofereciam a mão direita em uma clara mensagem de que não pretendiam lutar, já que esta era a mão utilizada para empunhar a espada. Em muitas comunidades árabes acenar com a mão esquerda é uma grave ofensa, pois é considerada impura.

Dois dedos em V
lennon11024 Este símbolo tão utilizado já teve vários significados com o passar dos anos. O estadista britânico Winston Churchill, por exemplo, costumava usar o "V" em sinal de vitória em questões políticas. Na década de 60, o símbolo foi ligado ao seu significado mais conhecido, de "paz e amor". Acredita-se que a primeira vez que o gesto foi feito foi na batalha de Agincourt, em 1415. Arqueiros franceses ameaçaram arrancar dois dedos dos arqueiros britânicos (na época, os arqueiros eram a força principal de ataque), os dedos que seguram a corda do arco, durante a batalha. Depois da batalha, os britânicos exibiram seus dois dedos, mostrando que eles ainda estavam intactos.

"Abençoar" espirros
Embora não seja bem um gesto, o costume de dizer "saúde" ou "Deus te abençoe" para alguém que espirra é muito antigo. Uma das histórias mais aceitas sobre isso é que, antigamente, na Europa, durante as crises da peste bubônica, acreditava-se que a alma da pessoa ficava desprotegida durante o espirro e, por isso, as pessoas abençoavam quem espirrava, para protegê-los. Em algumas culturas, como a alemã, a expressão usada depois de um espirro, "Geshundheit!", é um desejo de boa sorte e uma longa vida. No Japão, se alguém espirra de repente significa que tem alguém falando da pessoa.

lula_positivo

cruzar-los-dedos

ok_japa

Sinal de positivo
Acredita-se que este gesto teve origem na época dos combates entre gladiadores na Roma Antiga, quando a plateia escolhia com o sinal de positivo se o combatente poderia viver. Mas isto não é verdade. Não se sabe ao certo se essa é a história original, além de existirem outras teorias. Na Inglaterra era comum o uso dos polegares para se fazer negócios: as duas pessoas envolvidas molhavam o dedo, levantavam a mão e apertavam um polegar contra o outro. É possível que esta seja também a origem deste gesto, usado como uma ideia de aprovação.

Continência
MICHELETTI_continenciaSoldados romanos podem ter iniciado o costume da saudação militar ao proteger os olhos de seus superiores, e cavaleiros medievais podem ter usado o gesto como uma forma de levantar o visor de seus elmos, como forma de mostrar que não iriam lutar. Esta segunda teoria é apoiada pelo fato que o elmo com a armadura é chamado, no inglês, de "sallet", palavra próxima a "salute", saudação, em inglês.

Cruzar os dedos
Antigamente, o gesto de cruzar os dedos com a intenção de se obter boa sorte exigia duas pessoas: uma para fazer o pedido, e outra para apoiar o pedido. Os dois dedos cruzados simbolizavam unidade e força, e era utilizado também para espantar bruxas. Além desse significado, cruzar os dedos também é usado para anular uma promessa ou algo que você diz. Neste caso, os dedos cruzados deixam um espaço que a pessoa pretende usar como forma de explorar a falsa promessa.

Pedra, papel e tesoura
jokenpoÉ a versão brasileira para o termo japonês Jo-Ken-Po. Esse jogo, que é uma clássica maneira de resolver impasses, tem algumas variações. Na Indonésia, é lacraia, elefante e humano. O inseto enlouquece o elefante, o humano mata o inseto, e o elefante esmaga o humano. Uma outra versão do jogo tem 101 gestos diferentes e 5050 resultados com algum ganhador.

OK
Para finalizar nossa lista, nada melhor que este gesto tão feio para nós, brasileiros, e tão normal no resto do mundo. A origem da expressão ainda é um mistério, mas existem várias teorias. Uma delas diz que, no século XIX, a comunicação escrita sofria com muitos erros, e um deles seria o "Oll Korrect", querendo dizer "all correct", tudo certo, em inglês. Outra teoria afirma que, durante a Guerra Civil dos Estados Unidos, os relatos de batalhas diziam "0 kills" (0 mortes) quando nenhum soldado havia perdido a vida. Abreviado, isso teria se tornado 0K (Zero K) e, depois, OK. Por aqui, o sinal de OK já causou dores de cabeça, inclusive espancamentos, a estadunidenses desavisados, que não entendem que o sinal é tão feio aqui quando mostrar o dedo do meio. A regra mundial é, na dúvida, use seu polegar para dizer que está tudo bem e não irritar ninguém.

Fonte: Nerdices a Parte

  1. Ione Vitória

    4 de março de 2016 em 11:18

    Qual o problema do sinal de OK?

  2. Lidya Hyuuga

    6 de julho de 2015 em 01:16

    o OK é normal aqui…

  3. Camila Maximiano Barretos da Costa

    7 de julho de 2013 em 22:07

    este sinal de ok com as mãos deveria os dedos estar mais fechados pq aberto assim tem outro significado que ele gosta muito de dar e comer é o seu cu

  4. Arme Glenstid

    19 de fevereiro de 2012 em 04:58

    Pedra, papel, tesoura, lagarto, Spock!

    • Felipe Langame

      12 de janeiro de 2014 em 00:21

      [img]http://http://geradormemes.com/media/created/488j1j.jpg[/img]

    • Arme Glenstid

      19 de fevereiro de 2012 em 05:03

      Tesoura corta papel, papel cobre pedra, pedra esmaga lagarto, lagarto envenena Spock, Spock destrói tesoura, tesoura decapita lagarto, lagarto come papel, papel rejeita Spock, Spock vaporiza pedra (e como sempre foi), pedra esmaga tesoura.

  5. PYRAMID HEAD

    3 de fevereiro de 2011 em 00:05

    Eu vi na TV que na Venezuela *Eu acho* o sinal de V é uma ofensa muito grande.

  6. Julio Kammers

    5 de janeiro de 2011 em 19:33

    Depende né?

    O polegar na Turquia e em alguns outros locais o polegar levantado pode significar um convite para um encontro homossexual.

  7. Marcelo (Hurri) Lopes

    22 de outubro de 2010 em 16:34

    Olás! Encontrei o blog há pouco e gostei do que vi por aqui, muita informação interessante. Parabéns ao dono do site.

    Quanto ao artigo, em alguns lugares tem uma diferença nesse último gesto.
    Se você fizer OK para cima (como na foto), é realmente OK.
    Se fizer com os dedos apontando para baixo, aí sim o sinal é tão feio aqui quando mostrar o dedo do
    meio.
    Pelo menos é o que sempre vi, mas como a sociedade anda “evoluindo” bastante…

    Aliás, sabia que em alguns lugares, apontar o indicador como uma “pistola” é o mesmo que mostrar o dedo do meio?
    Vivendo e aprendendo velhas culturas. 🙂

  8. gabriel serra

    16 de setembro de 2010 em 21:32

    sinceramente nunca vi uma pessoa emputecida por ter recebido o sinal de Ok de outra… no meu ponto de vista não tem muito fundamento a pessoa ficar irritada, oq ela pensa q a pessoa q fez o sinal está dizendo? será q é VTNC?

    • Genaro Manea

      19 de setembro de 2014 em 10:04

      Eu aprendi que, o sinal é “OK” em qualquer lugar do mundo quando quem faz o sinal está como na imagem da matéria, exibindo a palma da mão. Se tu fizer o mesmo gesto exibindo as costas da mão, é um VTNC.

    • Lenon Cristian

      16 de setembro de 2010 em 22:53

      na minha cidade tbm quer dizer VTNC, quando nao podia falar fazia esse gesto, pra mim o OK sempre foi o sinal de positivo!

    • Laerte FA

      16 de setembro de 2010 em 21:36

      Sim aqui na minha cidade (interior do RS) tem algumas pessoas que ficam, isso e coisa de quando agente era criança entao eu nem faço esse sinal pois nao sei se os kras vao compreender o correto…

  9. Aida Saadeh

    16 de setembro de 2010 em 08:04

    shuahsuahsuahs Muito bom, Monique!

    • Monique Casagranda

      16 de setembro de 2010 em 21:54

      Obrigada Aida 😀

  10. pedro martins

    15 de setembro de 2010 em 23:01

    tem uma coisa errada no post …. a imagem de lula , ele na verdade queria fazer “HANG LOOSE” .. uhauhsuhuasuuhuhas

  11. Lenon Cristian

    15 de setembro de 2010 em 22:32

    ((ai de boa, ta um lixo pra logar ultimamente, jah deixei de comentar um monte de vez por isso!))

    eu já estava ficando irritado com um turco que tem uma lanchonete aqui do lado de casa,
    sempre que eu pedia para ele fazer um shawarma pra mim ele fazia esse ultimo gesto,
    agora eu entedi hehehe

    • Edenilson Lisboa

      15 de setembro de 2010 em 22:58

      O plug-in de autenticação que usamos (RPX) teve uma atualização nos últimos dias que gerou alguns problemas, acabo de fazer alguns reparos, se tiver problemas novamente não deixe de avisar. 😉

  12. André Levino

    15 de setembro de 2010 em 22:32

    Muito bacana, curiosidades enriquecem o conhecimento.

19 Comentários
mais Posts
Topo