Minilua

A ciência dos alimentos: Churros #4

Dando continuidade a série, conheça, no post abaixo, um dos alimentos mais saborosos do mundo, o churros. Uma boa leitura!

1) Qual a sua origem?

R: O alimento em si, é originário da Europa. Mas especificamente, da região da Catalunha, na Espanha. Sua difusão, a partir do século XIX.

2) Do que ele é composto?

R: Basicamente, de três ingredientes principais: farinha de trigo, manteiga e uma pitada de sal. Não menos relevante a água e o fermento em pó.

3) Na América Latina, onde ele é encontrado?

R: Atualmente, no Uruguai, México e Argentina. No segundo, por sua vez, a sua maior comercialização. Ainda no México, a sua utilização em uma das séries mais consagradas: El Chavo de Ocho.

4) Bom, e no Brasil, quando ele surgiu?

R: Por aqui, a sua introdução por meio dos imigrantes espanhóis. Seu consumo, desde as décadas de 50 e 60.

5)  Onde posso encontrá-lo?

R: De modo geral, nas padarias e supermercados. Além destes, a sua oferta em feiras e eventos específicos.

6) O que difere o churro brasileiro dos demais?

R: Via de regra, pelos condimentos utilizados. Entre eles, o doce de leite, brigadeiro e chocolate.

Receita

Para o seu preparo, utilize os seguintes ingredientes: 50 g de açúcar, 50 g de farinha de trigo, 1 litro de água, ½ colher de bicarbonato de sódio e ½ colher de fermento em pó. Processo finalizado acrescente a canela, separando tudo, em uma tigela média.

Uma dica importante: Durante todo o processo, a temperatura deverá estar em 180ºC. Outra coisa: Na falta do doce de leite, utilize o recheio de sua predileção. Opções não faltam, seja criativo!