Minilua

A ciência dos alimentos: Pães #16

E no especial de hoje, confira um dos alimentos mais consumidos de nosso país: o pão. Conheça ainda, os seus diferentes tipos e modelos. Uma boa leitura!

Principais tipos

 

1) O Pão francês: Em outras palavras, o mais conhecido de todos. Degustado, por sua vez, no café da manhã, e nas excursões escolares.

Um detalhe interessante: Consumido em grande escala, ele recebe diferentes conotações pelo Brasil. No Rio Grande do Sul, por exemplo, é chamado de “cacetinho”.

Sua maior produção, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já o seu preço, na faixa de R$ 0,10 a R$ 0, 20 centavos a unidade.

2) O pão de forma: E para a sua produção, dois importantes ingredientes: o fermento e a farinha de trigo. Esta segunda, aliás, por meio de uma massa tenra e doce.

– Diferente do pão francês, ele já possui formato e colorações diversas. Seu preparo, através de um molde, ou ainda, de uma forma especifica.

– Uma vez adquirido, poderá ser degustado de diferentes formas: Seja com manteiga, geleia ou queijo.

3) O pão sovado: Na França, o produto logo se expandiria. Entre as suas características, a sua massa “sovada” e o sabor diferenciado.

Encontrado facilmente, é também vendido para diversos países. No nosso, por exemplo, o comércio feito em supermercados e padarias.

4) O pão de leite: Popular entre as crianças, faz a diversão dos jovens e dos adolescentes.

Em sua receita, o preparo à base de manteiga, sal e fermento biológico.

5) O pão de queijo: E entre os mineiros, uma das iguarias mais difundidas. Citada, inclusive, através de guias e de sites específicos.

O melhor de tudo, o seu precinho básico. Tanto em bares, padarias ou restaurantes.

6) Baguete: Alongada, recebe diversos recheios. Entre os quais: a mussarela, alface e calabresa.

Para os mais excêntricos, as chamadas azeitonas e maionese.

Outros tipos de pães

7) O Pão careca

8) O Pão Sírio

9) O Pão Branco

10) O Pão de Centeio