A fotossíntese humana é possível?

Como você deve saber, as plantas realizam a fotossíntese e graças aos raios do sol obtêm os nutrientes de que necessitam. Nós seres humanos, no entanto, precisamos nos mover para encontrar a nossa comida e fazemos um esforço muito maior.

Mas você já imaginou como seria se o ser humano fosse um organismo fotossintético se alimentando pela luz solar? Isso significaria que não teríamos que comprar ou cozinhar, mas aparentemente precisaríamos de muito mais do que você imagina.

fotossíntese

Para dar um exemplo, uma árvore gigante usa apenas 200 calorias por dia, o que significaria que os seres humanos precisariam ser mais eficiente do que qualquer outra planta existente. Em adição, as nossas células seriam diferentes, assim como a nossa pele, basicamente tudo da nossa fisiologia teria que mudar para tornar isso possível. E isso iria limitar as nossas funções.

Os Cloroplastos são organelas celulares que permitem que plantas façam a fotossíntese, elas contêm uma molécula chamada de clorofila que é o que dá a cor verde para as plantas. A clorofila é o que capta a energia solar.

Para os seres humanos poderem fazer a fotossíntese eles precisariam de clorofila, logo nós ficaríamos verdes.




Poderíamos realizar o mesmo processo?

Mas a realidade é que a fotossíntese não é um processo muito eficiente, aparentemente, as plantas convertem entre 5% e 9% do total da energia disponível a partir de raios do sol. Não é um processo muito eficiente converter a luz solar em energia, por isso, teríamos que consumir uma grande quantidade de luz.

Além disso, as plantas possuem folhas para aumentar a sua superfície e maximizar os efeitos do sol que atingem os cloroplastos. Então, nós precisaríamos também de folhas para a fotossíntese.

Outro problema é a nossa pele, ela é uma camada oleosa de células que reveste o corpo e evita que o dióxido de carbono nos atinja. Nós expiramos dióxido de carbono como resíduos, mas para a fotossíntese, necessitamos do dióxido de carbono sobre a superfície da pele e em muito mais do que realmente produzimos, a nossa pele necessitaria ser 100% mais porosa para atender as necessidades de dióxido de carbono.

A energia é outro problema quando se pensa em fotossíntese humana. Árvores precisam de apenas 200 calorias por dia, enquanto os seres humanos precisam de 2.000 calorias em um único dia e precisamos de mais combustível para o nosso cérebro trabalhar.

Se isso fosse possível para nós, seres humanos, isso abriria um leque fantástico de novas soluções.  Mas, em vez disso, a realidade é que a fotossíntese não nos daria energia suficiente para cobrir todas as nossas atividades.

  1. Carolina Bastos

    12 de outubro de 2016 em 01:58

    Hera Venenosa discorda!

  2. Joao Jhow

    11 de outubro de 2016 em 20:58

    são coisas aleatórias mas tão legais, minilua <3

2 Comentários
mais Posts
Topo