A música é mais importante do que você imagina

Você acha que a música é algo importante em sua vida? Você tem muita razão. Não só porque ela inspira, diverte e acompanha você, mas também porque ela ocupa um lugar único em seu cérebro.

Sim, exatamente isto que você leu. A ciência acaba de descobrir que o cérebro humano processa a música em uma área exclusiva para essa função. No estudo, os pesquisadores Nancy Kanwisher, Josh H. McDermott e Sam Norman-Haignere do Instituto de Tecnologia de Massachussetts ( MIT ) concluíram que a música é processada em uma área do córtex cerebral conhecida como os surcos.

Analisando a atividade cerebral através de imagens de ressonância magnética funcional, também foi determinado que a área é responsável por decodificar os sons pelo seu ritmo e melodia (características que definem um som como música) são completamente diferente das áreas que processam outros sons, incluindo as vozes humanas.

Os cientistas determinaram que não são necessárias 6 áreas dentro do lobo temporal do cérebro para processar sons. Somente uma delas é especialista em música.

A música tem sido parte do desenvolvimento humano há milhares de anos. Na verdade, existem aqueles que acreditam na teoria de que a música surgiu antes da linguagem humana. Comprovar isto pode ser impossível, mas seria interessante saber se somos os únicos no planeta com um cérebro capaz de fornecer tal importância para a música.

Aqui está o vídeo do MIT onde os cientistas explicam o estudo (Aúdio em inglês).

  1. Raphael F

    4 de março de 2016 em 17:02

    sempre que vou deitar e stou pegando no sono , começo reproduzir músicas as vezes até vozes mas quando percebo ela para . hehe

  2. Hotarius Hilarius Repugnants

    2 de março de 2016 em 14:01

    Não somos os únicos, ja pararam pra ouvir o canto do sabiá? 🙂

  3. Lynn Rock

    2 de março de 2016 em 00:06

    Não vivo sem música, minha maior paixão

  4. Rey Mysterio

    1 de março de 2016 em 20:51

    Realmente. Não vivo sem uma boa música

  5. Willyam Ricardo

    1 de março de 2016 em 14:28

    A musica é algo maravilhoso …

5 Comentários
mais Posts
Topo