Minilua

A música é mais importante do que você imagina

Você acha que a música é algo importante em sua vida? Você tem muita razão. Não só porque ela inspira, diverte e acompanha você, mas também porque ela ocupa um lugar único em seu cérebro.

Sim, exatamente isto que você leu. A ciência acaba de descobrir que o cérebro humano processa a música em uma área exclusiva para essa função. No estudo, os pesquisadores Nancy Kanwisher, Josh H. McDermott e Sam Norman-Haignere do Instituto de Tecnologia de Massachussetts ( MIT ) concluíram que a música é processada em uma área do córtex cerebral conhecida como os surcos.

Analisando a atividade cerebral através de imagens de ressonância magnética funcional, também foi determinado que a área é responsável por decodificar os sons pelo seu ritmo e melodia (características que definem um som como música) são completamente diferente das áreas que processam outros sons, incluindo as vozes humanas.

Os cientistas determinaram que não são necessárias 6 áreas dentro do lobo temporal do cérebro para processar sons. Somente uma delas é especialista em música.

A música tem sido parte do desenvolvimento humano há milhares de anos. Na verdade, existem aqueles que acreditam na teoria de que a música surgiu antes da linguagem humana. Comprovar isto pode ser impossível, mas seria interessante saber se somos os únicos no planeta com um cérebro capaz de fornecer tal importância para a música.

Aqui está o vídeo do MIT onde os cientistas explicam o estudo (Aúdio em inglês).