Minilua

A obscura história de Hollywood

Hollywood como todos conhecem hoje em dia, é o lugar que abriga alguns dos maiores estúdios de cinema do mundo, onde os melhores e mais rentáveis filmes são produzidos, gerando lucros que chegam à casa das centenas de milhões de dólares. Além disso, todos esses estúdios Hollywoodianos também são alguns dos mais ferrenhos defensores contra a pirataria online, mas poucos sabem é que eles na verdade forma os primeiros piratas da história dos filmes…

Nos primórdios do cinema diversas máquinas para gravação foram inventadas, sendo que em território americano o famoso inventor da lâmpada, Thomas Edison, também foi o pai de uma máquina que seria utilizada para a gravação de filmes na época. Como a patente era dele, os estúdios teriam que pagar um valor para poderem fazer as gravações.

Isso fazia com que os filmes ficassem caros demais, quase impedindo que o cinema pudesse se popularizar, dessa maneira eles pensaram em algo: “Vamos nos mudar para um lugar onde as leis da patentes não valem, dessa maneira poderemos gravar os filmes e não pagar nada por isso.”

Assim todos os grandes estúdios se mudaram para Califórnia, mais precisamente para Hollywood, onde poderiam usar sem pagar um centavo o equipamento inventado por Thomas Edison. Sendo assim eles estavam utilizando-se de técnicas as quais repudiam hoje em dia e foi graças a essa malandragem, que eles tornaram-se multimilionários.

Engraçado que hoje, muitos e muitos anos depois, eles são os maiores lutadores contra a pirataria e os direitos autorais, sendo os maiores apoiadores de leis como SOPA, PIPA e ACTA, ou seja, quando eles “pirateavam” máquinas era bom, agora que pirateiam os filmes deles acham ruim…

O mundo dá voltas e às vezes o que fazemos de errado, vem bater na nossa porta e nos cobrar.

Pensem nisso! Divulgue a matéria, me siga no Twitter: @Diego_minilua ou me adicione no Face:http://www.facebook.com/diegominilua.