Minilua

Abelhas podem ser a cura definitiva para AIDS

A AIDS é um dos maiores problemas da humanidade, afinal jamais conseguimos vencê-la por completo, apenas temos a capacidade de mantê-la de certa maneira sobre controle. Mas agora um novo estudo pode ter desvendado o caminho para eliminação desse vírus mortal.

Duro de matar

Antes de falarmos da cura, precisamos entender o motivo que faz da AIDS ser um vírus tão temido e quase indestrutível.

Como todo mundo sabe, o que mais existe nesse mundo são vírus e doenças, mas normalmente nosso corpo consegue se livrar deles ou se não, os remédios fazem o serviço. Contudo a AIDS é mais complicada pelo fato de ela atacar exatamente o que defende nosso corpo, que é o sistema imunológico.

Além disso, esse vírus usa algumas artimanhas e se esconde dentro das células, ficando inativo por muito tempo, o que engana os remédios e as próprias células imunológicas. Assim ele se reproduz silenciosamente e pode atacar com grande força. E para  completar, o vírus da AIDS sofre mutações muito rapidamente, então o que fazia efeito contra ele hoje, pode não fazer mais amanhã. Tudo isso torna ele quase invencível, mas agora temos uma nova esperança:

O doce veneno da abelha

Nos laboratórios da Washington University, um grupo de cientista descobriu algo muito interessante. Eles viram que o veneno da abelha pode ser a chave para a destruição do terrível vírus da AIDS.

Usando nanopartículas de melitina (veneno que existe na picada da abelha) os pesquisadores conseguiram destruir a membrana que protege o vírus, o destruindo completamente. E a coisa fica ainda melhor, pois eles conseguiram isso sem destruir as células saudáveis que estavam em volta. Criando o que poderá vir a ser o remédio perfeito para essa doença.

Claro que ainda serão necessários muitos estudos e pesquisas, mas talvez a humanidade esteja no caminho certo para enfim vencer um de seus maiores inimigos de todos os tempos: a AIDS.

Curiosidade sobre a AIDS

– Em casos muitos específicos, quando duas pessoas têm feridas na boca, o vírus pode passar pelo beijo;

– A sigla AIDS quer dizer, quando traduzida: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida;

– Apenas em São Paulo morrem por dia, mais ou menos, nove pessoas por causa da AIDS;

– Todos os anos, morrem aproximadamente três milhões de pessoas no mundo por causa da AIDS.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/