Minilua

Em Abril teremos uma autêntica “Minilua” na virada do dia 21 para o 22

Nos últimos tempos, fomos agraciados com a incidência de fenômenos da astronomia conhecidos como: Luas de Sangue e Superluas. Contudo, o mês de abril reserva um evento oposto e um tanto quanto especial, pois uma autêntica Minilua poderá ser observada.

Quando ocorre uma Superlua, a Lua cheia coincide justamente quando o satélite está a menos que 10% de sua aproximação máxima da Terra (Perigeu), ao passo que em uma Minilua, ocorre o inverso (Apogeu).

Em abril, a lua cheia irá acontecer concomitantemente com o apogeu na virada do dia 21 para o dia 22. O momento de afastamento máximo do satélite natural do nosso planeta está previsto para às 13:00 ainda no dia 21, enquanto que a lua cheia irá “dar as caras” lá pelas 02:20, durante a madrugada do dia 22.

Vale lembrar que a distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.000 Km, ao passo que durante a Minilua, esse afastamento chegue próximo a 406.352 Km, uma diferença notável se comparada com uma Superlua, ou mesmo a Lua em seu estado natural.

 

Então nos próximos dias 21 e 22 de abril fique de olho no céu e na Minilua!