Minilua

O aconteceria com a Terra se faltasse oxigênio por 5 segundos?

Esse é um tema bastante discutido em fóruns e várias dúvidas relacionadas ao assunto estão perdidas pela internet a fora. Afinal de contas, o que realmente aconteceria com o planeta Terra se o oxigênio simplesmente desaparecesse por apenas 5 segundos. Pode parecer pouco tempo, mas seria o suficiente para causar inúmeras catástrofes.

Vários estudos foram realizados para definir ao certo como a Terra reagiria sem o oxigênio, substância essa que é essencial para a nossa sobrevivência, uma vez que é obviamente o ar que respiramos, ou alguém aí vive sem respirar?

Após essa breve introdução, vamos finalmente entender o que aconteceria com a Terra se o oxigênio acabasse. Após ler esse artigo, garanto que a sua primeira reação será a de encher sacos plásticos com ar para armazenar essa valiosa substância, no caso de a mesma desaparecer um dia.

1 – Os oceanos secariam

O oxigênio representa cerca de um terço da água, sendo assim, na falta dele, o hidrogênio se tornaria gasoso e ficaria livre para flutuar acima da troposfera (a porção mais baixa da atmosfera terrestre). Ou seja, os mares iriam literalmente para o espaço e cerca de 8 milhões de espécies marinhas seriam extintas instantaneamente.

2 – Tudo feito de concreto iria desmoronar

O oxigênio é uma das ligas mais importantes do concreto, sendo assim, com a sua ausência, as construções virariam pó.

3 – O céu ficaria totalmente escuro

Por não existirem mais as partículas de oxigênio no ar, a luz não teria como refletir e clarear o céu. Isso faria com que o céu ficasse praticamente preto.

4 – As ligas metálicas iriam se fundir

Os metais se fundem ao entrar em contato quando não há uma camada de oxigenação.

5 – A superfície da Terra começaria a ruir

Seria o fim do mundo, visto que 45% da crosta terrestre é composta de oxigênio.

6 – Os ouvidos simplesmente estourariam

Com uma redução de 20% na pressão do ar, nossos tímpanos não aguentariam.

Deu para perceber que seria o fim do mundo, não é mesmo? Por isso é bom rezar e torcer para que isso não aconteça. Pode parecer que não, mas o oxigênio desempenha vários papéis importantes na manutenção do planeta Terra.

Em contrapartida, se a quantidade de oxigênio do planeta aumentasse duas vezes, nós ficaríamos mais atentos e felizes, melhorando ainda, nosso entendimento e aprendizado, assim como encontraríamos maior facilidade em praticar atividades que exigem esforço físico. O inconveniente dessa duplicação, seria a presença de insetos gigantes invadindo nossas casas, pois o O2 controla o seu tamanho corporal.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e clique em curtir!