“Isso é apenas uma teoria”

A verdade é que nós vivemos em um mundo totalmente dependente da ciência em todos os níveis, mas poucas pessoas realmente entendem como essa grande criação humana funciona e como ela foi capaz de nos tirar das cavernas e nos mandar para a Lua.




Como surgiu

Ciência-1024x575

Muito antigamente, quando o homem vivia nas cavernas e achava que todos os acontecimentos a sua volta eram gerados por deuses, não havia uma ideia de pensamento crítico, onde houvesse uma preocupação com a real origem dos fenômenos.

Conforme a humanidade foi evoluindo, aos trancos e barrancos, um maior pensamento crítico foi surgindo. Foi na época greco-romana que os primeiros pensadores começaram a questionar o mundo e tudo que acontecia nele. Foi dessa maneira que a ciência surgiu, como uma ferramenta para o homem entender o mundo sem ter que recorrer a explicações sobrenaturais e sem cabimento.

Essa busca humana por respostas como “do que somos feitos?” e “o que faz chover?” foi árdua, mas o passar dos anos foi guiando todos para o mesmo caminho: O método científico.




Método científico

ciencia-20120328131807

Quando estamos estudando um assunto, não podemos simplesmente colocar nossas ideias em cima dele e determinar aquilo como verdade. Para encontrarmos a “verdade verdadeira” é necessário que haja observação, testes e um pensamento crítico sobre os dados conseguidos. Esse tipo de ideia ganhou muito força no mundo durante os séculos XVI e XVII, ainda mais depois que Newton publicou um livro chamado “Principia”, que mudou a forma do homem ver o mundo.

O método científico, que hoje em dia já está bem determinado e é amplamente utilizado, nos permite estudar os mais diversos assuntos e também espalhar essas ideias para que outras pessoas posam confirmá-las, melhorá-las e até mesmo refutá-las.  

O método científico, resumidamente, é o ato de buscar evidências empíricas verificáveis (algo que possa ser mensurado e que todas as pessoas possam ver os mesmos resultados). Usando esses dados, aplica-se a lógica para determinar o que eles significam, até que se gera um conhecimento científico, que pode ser aplicado a realidade e que funciona. Caso ele não funcione, novos estudos precisam ser feitos, pois existe algum problema no caminho.

Essa forma de pensamento, onde uma verdade precisa ser universal e comprovada, nos deu a capacidade de dominar diversas coisas e prever acontecimentos (exemplo: eclipse solar, o movimento dos planetas ou mesmo o comportamento de uma pedra que jogamos para cima). Mas para chegarmos a esse conhecimento real e funcional, alguns passos precisam ser seguidos:




“Apenas uma teoria”

darwin_silence

Muitas pessoas, que desconhecem como a ciência funciona, costumam usar a frase “isso é apenas uma teoria” de maneira errônea, pois para algo se tornar um teoria científica, um longo caminho é trilhado.

Hipótese científica – Quando alguém tentar explicar algo, antes de sabermos o que realmente ocorre, algumas hipóteses são levantadas. Ou seja, para que um caminho seja trilhado até a verdade, é necessários que diversas opções surjam.   

Experimentos – Após a determinação de algumas opções, é necessário testar essas hipóteses para saber se elas são verdadeiras ou não. As hipóteses levantadas que se mostram falsas e irreais são descartadas e no fim apenas uma resposta surge. Depois de diversos testes e confirmações, uma ideia pode deixar de ser “uma ideia” e se tornar uma teoria.

Teoria científica – Quando chegamos a uma teoria, isso quer dizer que já temos conhecimento suficiente sobre um assunto para que possamos afirmar coisas sobre ele, como prever acontecimentos, identificar e explicar causas.  

Depois disso, normalmente um artigo com os dados da pesquisa, que possui todos os testes feitos, como foram feitos, quais foram os resultados e como as medições foram realizadas, é publicado. Além disso, ele traz as ideias, a avaliação do pesquisador e todos os detalhes que possam, de alguma maneira, ser relevantes para o que foi descoberto.

Esse trabalho acaba caindo nas mãos de outros cientistas, que podem refutar ou não o que está sendo afirmado. Isso ocorre, pois todo o trabalho científico precisa ter os dados necessários para que qualquer pessoa que tenha o trabalho em mãos possa reproduzir os testes. Ou seja, se qualquer pessoa do mundo achar que alguma teoria está errada, ela pode pegar o trabalho que firmou essa ideia e refazê-lo para desmenti-lo ou mesmo criar novos testes, que mostrem que os dados originais estavam errados.

O conhecimento científico só é aceito quando é provado, ou seja, qualquer teoria científica só é aceita depois de ser testada. Mas caso os novos testes mudem as ideias originais, uma nova teoria pode ser feita, melhorando a original ou mesmo a destruindo completamente.  

685px-Metodo_cientifico.svg

Como o método científico é adotado em todos os cantos do planeta, a ciência avança em escala global, pois um trabalho feito no Brasil pode ser melhorado por um cientista no Japão e um teoria criada na China pode ser refutada por cientistas europeus. E assim vai a ciência, sempre trazendo novos conhecimentos, melhorando os antigos e jogando fora as ideias inúteis.

Então, antes de falar que algo é “apenas uma teoria”, você deveria pegar essa “simples teoria” e desmenti-la, pois a ciência é democrática e permite a ideia de todos, desde que ela seja comprovada.

  1. João Lucas dos Santos

    28 de abril de 2014 em 14:15

    “mas basta falar de bendita sagra “evolução” que seus adeptos ficam mordendo os lábios de raiva”, acredito que essa seja a melhor resposta para os ateus que costumam criticar a religião usando o evolucionismo como “arma”.

    O problema dos “religiosos” do ateísmo dos dia de hoje é que tentam refutar a religião usando a ciência. Só que eles esquecem que a maioria das religiões (incluindo o Cristianismo) não tem a pretensão de aspecto cientifico. Muitos até assustam quando muitos religiosos (incluindo cristãos) se dizem evolucionistas, como se, de alguma forma, o evolucionismo fosse prova de inexistência de Deus.

    Só lembrando que a ciência como conhecemos hoje foi criada por religiosos. Nos escritos de Agostinho, ele incentivava o estudo cientifico.

    Att,

  2. Sérgio Jr Farias

    25 de abril de 2014 em 14:16

    Alguém andou assistindo Cosmos…

  3. Cyrax loops (Mortal Kombat Outworld)

    25 de abril de 2014 em 01:13

    “Então, antes de falar que algo é “apenas uma teoria”, você deveria pegar essa “simples teoria” e desmenti-la, pois a ciência é democrática e permite a ideia de todos, desde que ela seja comprovada.”

    Na verdade diversas vezes varias teorias foram desmentidas mas a sua “ciência democrática” insiste em ser democrática somente com coisas que gerem questões intermináveis. Pois questões intermináveis = pesquisas intermináveis … e pesquisas intermináveis = investimentos intermináveis … e grana, meu rei, é grana neh??

    A ciência em si é democrática mas o homem não é, tanto que ate hoje usa-se coisas que ja foram cientificamente comprovadas como fraude nas escolas e faculdades … como por exemplo, no âmbito evolucionista, o “similaridade embrionaria” que simplesmente NÃO existe. Ate hoje é usado uma imagem pintada de 1800 e lavai bolinha sendo hoje sabemos que a similaridade embrionaria não existe.

    Não sou cristão nem muito menos religioso mas basta falar de bendita sagra “evolução” que seus adeptos ficam mordendo os lábios de raiva, não seria isso um ato totalmente religioso? ¬¬ Mas isso use so como exemplo pois em VARIAS áreas as pessoas que se dizem “pensantes” simplesmente porque se acham sempre tem atos que so se ve em um fanático religioso.

    • Sérgio Jr Farias

      25 de abril de 2014 em 14:21

      explique os órgãos vestigiais sem o auxílio da teoria da evolução.

      • Cyrax loops (Mortal Kombat Outworld)

        26 de abril de 2014 em 21:30

        Não existem órgãos vestigiais eles tbm são uma HIPOTESE. XD

  4. Marvelunatico

    24 de abril de 2014 em 22:36

    Mas isso tudo é só uma teoria.

  5. Paulo

    24 de abril de 2014 em 22:08

    Que pena mais uma teoria sobre teoria, enquanto não haver fatos 100% congruentes com teorias não passa de mais uma teoria, enquanto a pseudo Ciência, se intitular a dona da razão, e que quando pessoas que estudam conseguem provar algo que vá contra aquilo que a Ciência com seus dogmas de um sistema manipulativo não gosta, simplesmente burla e “ferra” os fato e os projetos desses verdadeiros estudiosos, com medo e receio de que algo sai fora do controle só por que aquilo q ela vem ensinando a anos pode ser provado ao contrario e gerar algum certo tipo de revolta para tirar seu credito de alguns aspectos e por fim vários outros que quem estudada de verdade sabe………. Antes que me “cubram de xingo e pedra”, não tenho religião, não sou ateu também, só tenho a coragem de interpreta os fato verdadeiros e justos, por ambas as partes.

    • Pedro

      30 de abril de 2014 em 16:43

      *Enquanto não houver
      * receio de que algo saia (saia fora é redundância)
      *coragem de interpretar

      fora outros erros de sintaxe, pontuação e redação em geral…

      • Paulo

        1 de maio de 2014 em 14:47

        posso ficar aqui também citando os erros do teu comentário e explicando os meus, dentro da própria Ortografia da língua portuguesa q é cheia de Irregularidades que são absurdas. Pois pouco me importo em saber mais sobre essa língua que vive mudando seus termos, em novas regras, sem chegar a uma perfeita escrita. Infelizmente enquanto ter pessoas q não sabem extrair a verdadeira sabedoria das coisas, mais se enganar pelo próprio ego de soberania, estaremos condenados ao ciclo do erro.

  6. Thiago Messias

    24 de abril de 2014 em 20:07

    esse post só podia ser mesmo do DIEGO

  7. Celsinho

    24 de abril de 2014 em 16:03

    É isso aí,seres bitolados defendendo suas crenças 😀
    Street Fighter é melhor e mais divertido que Mortal Kombat…(imo)

    • Adiel Esdras

      24 de abril de 2014 em 18:10

      vai tomar no cu kra,mk é muito melhor

  8. Comentarista que comenta comentários

    24 de abril de 2014 em 13:50

    Charles Darwin nunca disse ser ateu, então vamos fechar a rabada aê!

    • Ultra

      24 de abril de 2014 em 18:01

      Quem disse que ele era ateu?

  9. Shun

    24 de abril de 2014 em 11:25

    Gostei do post… religião à parte .-.
    Mas para que eu perderia meu tempo tentando desmentir uma teoria? vocês têm o direito de acreditar nela, assim como eu tenho o direito de acreditar que Deus criou o Universo. Simples assim.

  10. larissa

    24 de abril de 2014 em 08:48

    Nós os “crentelhos” não desmentimos, ter fé e acreditar que milagres são possíveis não é contradizer, é apenas ter a esperança e a certeza de que caso a ” ciência perfeita” falhe, ainda tem Deus que realiza um milagre e não nos desampara.

    • Gato Endiabrado

      25 de abril de 2014 em 22:38

      Ai vem o pessoal e difundi totalmente o seu comentário
      Você fala uma coisa
      Eles dizem que você falou outra :\

    • Sérgio Jr Farias

      25 de abril de 2014 em 14:23

      Um milagre é logicamente impossível, por milagre supomos um fenômeno sobrenatural, no entanto todo fenômeno que acontece no universo sensível é natural.

    • Shu

      24 de abril de 2014 em 21:18

      religiosos riem quando falam que o homem veio do macaco
      ateus riem quando falam que o homem veio de um ser onipotente

      eu só rio quando penso que um dos dois esta errado! mesmo defendendo tão firmemente ateísmo ou religião, ”não tem como deus existir e não existir ao mesmo tempo”

    • Jeniffer Vasconcellos

      24 de abril de 2014 em 13:31

      então quando você ficar doente vá ate seu pastor (padre) para ele te salvar…

      • larissa

        25 de abril de 2014 em 14:02

        leia meu comentário novamente querido.. pois em momento algum eu desconsiderei a possibilidade de usar a ciência para a cura, apenas disse que ela falha!

    • Diego Martins

      24 de abril de 2014 em 10:10

      Primeiro: Que que tem a ver o post com religião?

      Segundo: Realiza milagres? Tem provas disso?

      • larissa

        24 de abril de 2014 em 10:38

        :O engraçado que todos comentários tem relação com a religião , acho que já vai ter que excluir todos os comentários. Vai me dizer que o post não foi para alfinetar mais uma vez?
        Provas de milagres? sim eu tenho varias, com amigas e amigos e até mesmo comigo, mas vocês os “fanáticos e cegos” pela ciência, consideram minhas provas como erro medico, ou com coincidência..

        • Diego Martins

          27 de abril de 2014 em 11:58

          Tô esperando as provas.

  11. Moacir Borges

    24 de abril de 2014 em 08:36

    Sei lá cansei de discutir religião, é muita ignorância. A verdade é que enquanto o ser humano não aprender a reconhecer sua impotência diante de algumas coisas, a religião sempre vai existir e não há nada que possamos fazer para mudar isso, infelizmente.

  12. Ophelia Soares

    24 de abril de 2014 em 05:11

    esqueci do P.S.
    P.S : se nao for um religioso e amar a Deus sobre todas as coisas eu to cagando e andando para sua opinião

    • Anubis

      24 de abril de 2014 em 14:00

      Caramba, como você consegue? eu faço tanta força[…] que não conseguiria fazer andando.

      • Adiel Esdras

        24 de abril de 2014 em 18:08

        nem eu kra

  13. Ophelia Soares

    24 de abril de 2014 em 04:59

    Cara ate numa materia sobre ciencias , vem gente chingar crente e contestar religião a qual nao acreditam, isso é o que eu chamo de obsessão. Ainda bem que na sociedade essa gente é mais controlada.
    Sobre a materia : ela foi muito boa, a ciencia realmente tem ajudado muita gente hoje em dia com transplante de coraçao, medulas, mulheres estéreis tendo filhos e etc, mas assim como a religião quando usada por gente inescrupulosas mata e fere mais do que ajuda e assim como religiosos juntos podem promover massacres em nome de seu Deus, cientistas juntos promovem massacres iguais a unica diferença é que em nome da ciencia com a arrogancia de nao se prender a um Deus que nao pode ver criaram a bomba atomica, a polvora, os misseis, as armas e devastam naçoes com todas essas criações feitas por pessoas que se julgam superiores a ”religiosos ignorantes” e seguidores da mesma linha de pensamento daqueles que começaram a contestar como as coisas realmente aconteciam, a evoluçao daqueles que se negaram a acreditar em algo tao patetico como fazer oferendas a deuses para se ter uma boa colheita, hoje nos permite ir a farmacias comprar remedio para gripe, a tomar vacinas preventivas, a visitar planetas mas tambem nos proporcionaram duas guerras mundiais, choro e morte a cada minuto, luta pelo lider com maior poder de fogo, anaquilaçao de povos…..

    Quando se fala em Sodoma e Gomorra muitos nao acreditam em suas existencias e muito menos que elas foram destruídas pela ira de Deus, porque nao ha absolutamente nada concreto que provem que elas existiram a não ser a Biblia aquele livro tao fantasioso, certo pessoas providas de mentes que contestam ? Mas a ciencia que se baseia em fatos e nao em fantasias, fez melhor que a Biblia ela detonou Hiroshima e Nagasaki , isso foi real do jeitinho que a ciencia gosta. Um dia li num livro que Religiao e Ciencias deveriam andar lado a lado MAS os seguidores de ambas tornam isso impossivel.

    • Rap­osa Furry

      24 de abril de 2014 em 19:08

      Traduzindo, parte 2: qualquer avanço cientifico é ruim, vamos voltar a idade media

    • Ultra

      24 de abril de 2014 em 17:59

      Traduzindo: Se alguem usar uma arma de extermínio em massa para destruir nações e criar guerras, automaticamente a culpa vai pra quem criou a arma. Patético esse raciocínio

  14. Marvelunatico

    24 de abril de 2014 em 03:33

    [img]http://25.media.tumblr.com/tumblr_m8nwxoHAM51rqafjfo1_1280.jpg[/img]

  15. el chupacabra

    24 de abril de 2014 em 01:36

    eu vim pelas as tretas

  16. Luís Felipe

    24 de abril de 2014 em 00:54

    Diego adora dar uma alfinetada nos religiosos e suas religiões…
    [img]http://imgur.com/1MyVn4r[/img]

    • Mutley

      24 de abril de 2014 em 08:43

      Essa luta com o Zeus é muito manjada xD …
      acho que derrotar o Ares era bem mais difícil, pq ele apelava …

      • Luís Felipe

        24 de abril de 2014 em 09:25

        Nem tanto. Essa luta com Zeus foi só um pretexto pra poder haver o GoW III, fiquei puto da vida qndo vi q ele n morreu com uma alfinetada dessas.

        • Mutley

          24 de abril de 2014 em 18:49

          Na época q eu virei GoW II eu não tinha internet, ai imagina … sem saber nada o loco aqui saiu procurando por todo o lugar GoW III achando q tinha pra Ps2 🙁

          • Luís Felipe

            24 de abril de 2014 em 20:34

            kkkkkkkk
            Q loko.

  17. Luís Felipe

    24 de abril de 2014 em 00:49

    [img]http://i.imgur.com/AllK9fI.png[/img]

  18. Amilton BP

    24 de abril de 2014 em 00:06

    Isso ainda não responde minha dúvida… Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? O.o

    • Gato Endiabrado

      24 de abril de 2014 em 00:08

      Sua mãe
      Quer dizer
      A galinha ( ͡° ͜ʖ ͡°)

      • Amilton BP

        24 de abril de 2014 em 00:15

        Falou a voz da experiência… ヽ༼ຈل͜ຈ༽ノ

        • Gato Endiabrado

          25 de abril de 2014 em 22:36

          Isso ficou sem sentindo ‘-‘

        • Marvelunatico

          24 de abril de 2014 em 03:31

          Mas que carinha bugada é essa? o.o

          • Gato Endiabrado

            25 de abril de 2014 em 22:36

            É como se faz um Gordown (Sieg) com caracteres da net

  19. Makarov Dreyar

    23 de abril de 2014 em 23:49

    Hipóteses: Sem ele o homem não existiria nem haveria vida na terra.
    Conclusões: O homem tem sua vida graças a Deus e deve cultuar-lo, quem não fizer isso vai para o inferno.
    Experimentos: Quando Cristo transformou água em vinho, ou a ressurreição de Lázaro.
    Novos fatos: No corpo humano existem mais de 200 células, porém a informação para a construção e comportamento dessas células esta guardado em 46 cromossomos (como isso é possível? cartinha para Deus)
    Corroboraram ? Sim
    Teoria que Deus existe, contestem ateus

    • Sérgio Jr Farias

      25 de abril de 2014 em 14:30

      a complexidade é uma escala comparativa, como bem e mal, escuro e claro, e nessa nossa escala nós os seres humanos numa tentativa egóica de sentir-se especial nos colocamos no topo. Se observarmos qualquer partícula deste universo a fundo descobriremos que é extremamente complexa. A complexidade não é impossibilidade para o acaso nem prova divina. A ideia de deus é inevitável, mas qualquer tentativa de humanizá-lo torna a ideia absurda e contraditória.

      A melhor ideia de deus que já li foi apresentada por Espinoza.

      • Sérgio Jr Farias

        25 de abril de 2014 em 14:31

        A complexidade é uma escala comparativa, como bem e mal, escuro e claro, e nessa nossa escala nós os seres humanos numa tentativa egóica de nos sentir especiais nos colocamos no topo. Se observarmos qualquer partícula deste universo a fundo descobriremos que é extremamente complexa. A complexidade não é impossibilidade para o acaso nem prova divina. A ideia de deus é inevitável, mas qualquer tentativa de humanizá-lo torna a ideia absurda e contraditória.

        A melhor ideia de deus que já li foi apresentada por Espinoza.

    • Rap­osa Furry

      24 de abril de 2014 em 19:01

      E agora, como podemos reproduzir esses “experimentos” cujo relato é um livro de 2000 anos?

      • Ultra

        24 de abril de 2014 em 19:05

        Fazendo híbridos com extra-terrestres e conhecendo sua tecnologia

    • Super Choque

      24 de abril de 2014 em 00:34

      Hipóteses: Deus nos criou, então quem criou Deus?
      Conclusões: Porque mandar para o inferno? Ele deixa de amar seus filhos por pura vaidade?
      Experimentos: Que provas você têm que isso aconteceu mesmo? A bíblia ?
      Novos fatos: Evolução. Já ouviu falar? Ou só acredita em contos de fada?

      Conteste crentelho!

      • Makarov Dreyar

        25 de abril de 2014 em 01:22

        Deus sempre existiu. passado presente ou futuro são meras convenções as quais estamos presos por não ter um espirito puro, e não estar uni com Deus e com o Universo.
        ]
        Ele não deixa de amar seus filhos, muito pelo contrário, tamanho foi o seu amor que ele nos deu o livre arbítrio, e dependendo do caminho que cada qual siga o paraíso será atingido ou o inferno.

        Sim a Biblia, um documento histórico escrito por pessoas que viveram naquela época, assim como nos livros de história que vc estuda ou estudou.

        Sim, já ouvi falar da evolução e em momento algum eu a contestei, e sim a origem da vida, que para a biologia não a provas nem evidencias de que a vida surgiu por abiogênese. Existem evidencias de que a Abiogênese seria possível, mas não é provado que de fato ela aconteceu. (demorei pra responder pois estava sem net)

        • Makarov Dreyar

          25 de abril de 2014 em 01:23

          não há provas* (eu e minha mania de publicar o comentário sem checar antes)

    • Ricardo

      24 de abril de 2014 em 00:20

      só 200??????? você está contando só as suas né? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Makarov Dreyar

        25 de abril de 2014 em 01:26

        kkkkkk, falta de atenção minha ao digitar. São mais de 200 tipos, variando de células especializadas, como o neurônio, a células de defesa como o glóbulo branco.

    • Allen Walker

      24 de abril de 2014 em 00:04

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk to rindo alto aqui é serio.

    • Makarov Dreyar

      23 de abril de 2014 em 23:50

      Mais de 200 tipos de células*

      • Amilton BP

        24 de abril de 2014 em 00:11

        Aviso! Não adianta corrigir erro de comentário aqui nem mesmo com um minuto de diferença!

        The ZUERA never ends! XD

  20. Forasteira

    23 de abril de 2014 em 22:34

    Nem me meto nessas tretas sobre religião aê. Nem tenho uma mesmo. Acredito em um Deus, mas cada vez me questiono mais sobre isso. Tem coisas que nem a religião, nem a ciência podem explicar. Então não adianta “crentelhos” e “atelhos” chamarem uns aos outros pro fight, porque vocês sabem que vai dar merda.

    • Thiago.

      23 de abril de 2014 em 22:38

      Tem coisas também que a ciência já derrubou sobre religião e os mesmos continuam acreditando, nem tudo ainda foi descoberto ou tem uma explicação lógica, assim como antigamente a explicação para algo tão simples para nós atualmente era explicado para eles que existia um ser supremo e o mesmo que fazia tal atos…

    • O Mentalista

      23 de abril de 2014 em 22:36

      Sim, porque razão vs emoção não dá certo, o cara da emoção irá acusar o outro de não ter emoção, e o da razão vai acusar o outro de não ter razão, então um ciclo vicioso começa. Mas no fundo as pessoas sabem qual o lado mais sensato.

      • Forasteira

        23 de abril de 2014 em 23:11

        No momento sou deísta. Mas cada vez mais estou me convertendo para o ateísmo. Tem coisas que eu não gosto em religião x e y? Tem. E várias. Mas aprendi uma coisa muito importante: respeito.

        • Thiago.

          23 de abril de 2014 em 23:18

          Respeito é a base de tudo, até porque religião não define caráter…
          [img]http://www.satirinhas.com/wp-content/uploads/2013/03/satirinhas-religi%C3%A3o-n%C3%A3o-define-car%C3%A1ter.jpg[/img]

          • Gato Endiabrado

            25 de abril de 2014 em 22:34

            Essas suas ibagens são sempre muito phodas cara…
            Onde você pega elas? .-.

          • Night Angel

            24 de abril de 2014 em 10:58

            Muito Bem Dito

  21. O Mentalista

    23 de abril de 2014 em 22:18

    Bla…bla…bla até parece que um religioso vai querer saber de provas, e argumentos, para eles a fé é o maior argumento que tem,pois não tem provas, e te permite acreditar em coisas absurdas, então não me culpe por não ter fé…

    • Elisson Alan

      24 de abril de 2014 em 14:29

      Como diria uma musica que ouvi: “O homem precisa da fé até para crer na razao”

      • Henrique Santos Lima

        30 de novembro de 2014 em 03:37

        Não,fé é confiança cega.Leia no dicionário,por favor!

    • Thiago.

      23 de abril de 2014 em 22:21

      ” Fé é o esforço para acreditar naquilo que seu bom senso diz que não é verdade. ”
      ” A função da fé é lhe permitir acreditar naquilo que sua inteligência rejeita. “

  22. Susan Ashworth

    23 de abril de 2014 em 22:15

    Do período Paleolítico para a idade dos metais, houve uma intensa evolução nos âmbitos sociais e culturais, uma vez que o homem deixara de ser nômade para ser civilizado. No período greco-romano, existiu uma maior ideia de política, muito parecida com a atual o que possibilitou o aperfeiçoamentos dessas civilizações, todas oriundas de ações exclusivamente humanas, junto com o método científico. Porém com a idades media (ou “das trevas”), houve uma proibição dos questionamentos por parte da igreja, uma vez que no período medieval não havia organização de estados, o que possibilitou que a igreja católica detivesse o monopólio do conhecimento. Foi um período perdido, pois vários gênios poderiam ter influenciado a pequenina ciência da época, mas com a repressão não houve espaço para tais ações. Apenas com o iluminismo nos séculos xvi e xvii que o poderio da igreja entrou em decadência o que abriu espaços para os filósofos modernos como conhecemos hoje. Ou seja, a ideia de questionar aquilo que é “sagrado” e que perdurou por mais de 800 anos na historia atrasou o avanço da humanidade, (talvez hoje já tivéssemos a cura do câncer por exemplo), enraizou-se nas cabeças das pessoas que passavam para seus filhos e dai continuava o ciclo, que levou a uma legião de pessoas ignorantes e de cabeças fechadas das quais temos hoje. Infelizmente.

  23. Thiago.

    23 de abril de 2014 em 22:10

    A ciência tem provas sem certeza. Os teólogos têm certeza sem qualquer prova.
    — Ashley Montagu

    • Shu

      24 de abril de 2014 em 21:07

      se um teólogo tiver certeza que você é um otário nem é preciso de prova 😛
      brincadeira, só acho que não podemos ter certeza de nada nesse mundo, e acho isso melhor do que simplesmente afirmar que algo é sagrado porque um livro de 3000 páginas que diz que é a palavra de Deus afirma

      • Thiago.

        24 de abril de 2014 em 21:17

        A prova que sou otário é minha própria existência… 😉
        Acho que só podemos ter certeza daquilo que houve provas concretas e lógicas, assim como antigamente as provas que eram expostas pareciam ter uma certa lógica naquela época, para o Homem atualmente aquilo que foi acreditado antigamente parece ser bobagem, mas para eles era a única explicação plausível…

        • Shu

          25 de abril de 2014 em 20:04

          isso é verdade

  24. João Pedro Costa Mello

    23 de abril de 2014 em 22:03

    A ciência sem a religião é manca.
    A religião sem a ciência é cega.
    – Albert Einstein

    • Amilton BP

      24 de abril de 2014 em 00:20

      Verdade. Após tanto tempo, as duas iniciaram juntas e até hoje andam juntas. O que aconteceria se uma vencesse a outra?

    • O Mentalista

      23 de abril de 2014 em 22:28

      Esse conceito já se foi a muito tempo, a religião dava as dúvidas, e a ciência tinha como obrigação estuda-la, hoje em dia isso não existe; Aliás, só porque é uma citação de Einstein não significa que seja verdadeira, afinal Einstein riu da cara do homem que disse que o universo estava expandindo, e hoje sabemos que é verdade.

    • Wagner

      23 de abril de 2014 em 22:13

      Ou seja: se uma não tiver a outra, não haverá treta.

      • João Pedro Costa Mello

        23 de abril de 2014 em 22:23

        isso mesmo 😀

  25. RINTH

    23 de abril de 2014 em 22:03

    Não comecem e enfiar Deus nos comentários de um assunto totalmente diferente por favor

    • Wagner

      23 de abril de 2014 em 22:31

      Já era.

    • O Mentalista

      23 de abril de 2014 em 22:26

      Esse lance de “isso é apenas uma teoria” é um tabu para sociedade hoje em dia, confundem hipótese com teoria científica, por exemplo a teoria da evolução(o nome já é vulgarizado pela sociedade) não é apenas uma “teoria”, já foi comprovada, só o que falta agora são as pontas soltas que nela ainda pertence, pois não tem como se dá um veredito final, pois quanto mais se estuda mais coisas vão aparecendo, e são necessários mais estudos.

  26. 3 Hits

    23 de abril de 2014 em 22:01

    Gostei muito do post. Senti uma leve crítica a religião, e aos que criticam o método científico.

  27. Anubis

    23 de abril de 2014 em 22:01

    Como sempre, muito bem explicado.
    (Cara, você não vai dormir hoje. kkkkk)

    • Diego Martins

      23 de abril de 2014 em 22:19

      Valeu. Sim, já sei onde a discussão vai acabar.

      • Anubis

        24 de abril de 2014 em 14:04

        É, mais uma vez eu errei…

      • João Pedro Costa Mello

        23 de abril de 2014 em 22:27

        Diego coloca , os maiores misterios da humanidade as Linhas de Nazca , Incidente em Roswell ,Stonehenge e A Mortalha de Turim

  28. Super Choque

    23 de abril de 2014 em 21:55

    “Então, antes de falar que algo é “apenas uma teoria”, você deveria pegar essa “simples teoria” e desmenti-la, pois a ciência é democrática e permite a ideia de todos, desde que ela seja comprovada.”

    Entenderam crentelhos ???

    • Wagner

      23 de abril de 2014 em 22:02

      Desculpas e mais desculpas de quem não tem Deus no coração.
      Oremos.

    • Comentarista que comenta comentários

      23 de abril de 2014 em 22:00

      Crentelhos… tsc.. tsc… ‘– nunca foi usado termos pejorativos para ateus…

      • Wheatley

        28 de junho de 2014 em 21:02

        “Ateu Toddynho”
        “Ateu Discovery Channel”
        “Neo-Ateu”

        Etc, etc, etc…

      • Super Choque

        24 de abril de 2014 em 00:09

        “Ateuzinho de Facebook” igual o garoto me respondeu em outro post não é “termo pejorativo” ?

        • Super Choque

          24 de abril de 2014 em 00:12

          E eu nem sou ateu, sou agnóstico. Todo mundo que questiona as coisas é ateu para os crentelhos.

      • Wagner

        23 de abril de 2014 em 22:11

        Atelhos.
        akakakakakakaka

        • Gato Endiabrado

          23 de abril de 2014 em 23:54

          Atelhos: Feminino de a telhas
          Isso me lembrou uma piada 😀
          Mas eu me esqueci D:

          • Comentarista que comenta comentários

            24 de abril de 2014 em 13:49

            Atelha= sem telha

          • Gato Endiabrado

            25 de abril de 2014 em 22:33

            Hum, pe mesmo?

        • Anubis

          23 de abril de 2014 em 22:13

          kkkkkkkkkkkk Que bosta cara kkkkkkk
          to rindo alto kkkkkk

          • Wagner

            23 de abril de 2014 em 22:17

            Às vezes a prassa que há em mim se manisfesta ._.

          • Anubis

            23 de abril de 2014 em 22:20

            Presenciei um momento raro…

    • Anubis

      23 de abril de 2014 em 21:59

      Só faltou um “CHUPA” no final.
      kkkkkkk

      • Night Angel

        24 de abril de 2014 em 10:54

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

103 Comentários
mais Posts
Topo