Minilua

Afinal, existe vida extraterrestre?

Esse é um dos maiores mistérios da humanidade. Será que estamos sozinhos nesse universo praticamente infinito? Será que somos uma anomalia da evolução? Ou será que somos apenas mais uma de muitas civilizações?

A resposta mais provável é que não estamos a sós, pois apenas em nossa galáxia, acredita-se que existam 1000 planetas capazes de sustentar a vida como conhecemos. Então, se existisse vida em apenas 1% desses planetas, teríamos 10 locais habitados em nossa vizinhança cósmica.

Apesar disso, será uma surpresa enorme se encontrarmos uma forma de vida avançada parecida conosco. A forma de vida inteligente de outro planeta pode ser mais parecida com uma árvore do que com uma pessoa, pois o desenvolvimento de uma raça depende de milhares de fatores, tais como: calor, luminosidade, alimentação, composição do ar, existência de água, salinidade da água, temperatura da água, toda e qualquer coisa que tenha contato direto ou indireto com esse ser. Ou seja, é praticamente impossível haver vida parecida fisicamente com humanos, mas pode existir vida inteligente em formas que seriam estranhas para nós, coisas que se quer podemos imaginar.

Você ainda não está acreditando em vida fora da Terra? Bom, se apenas na Via Láctea existem 1000 planetas habitáveis, no universo todo temos pelo menos 6 quintilhões de planetas capazes de sustentar a vida.

Seria muita sorte que apenas em nosso planeta a vida tivesse se desenvolvido e criado seres racionais. Muito, mas muito provavelmente existam seres tão ou mais desenvolvidos que nós. Pode ser que jamais nos encontremos, pois o universo é um local grande demais, porém temos que admitir: em algum lugar existem seres racionais e desenvolvidos.

A física e a química que criaram a vida na Terra são as mesmas em todas as partes do universo, ou seja, se em algum lugar surgirem condições semelhantes com as que existem aqui, as ligações químicas vão ocorrer e mais cedo ou mais tarde isso vai criar a vida, assim como aconteceu em nosso planeta.

Já vida não inteligente ou pouco complexa, como bactéria e seres unicelulares, podem existir em nosso próprio sistema Solar. E, com certeza, existem em algum lugar do universo, pois sua não existência seria quase uma impossibilidade matemática.

Não estamos aqui querendo que você, a partir de agora, acredite nisso. Estamos apenas mostrando que seria muito difícil nós sermos os únicos.

Quem se interessa por esse tipo de assunto, falando sobre os mistérios que existem em nosso universo, deve dar uma olhada nessa série do THC, chamada “O Universo”, será uma grande aprendizado para qualquer um.