Minilua

Afinal, o que é o “Princípio 90/10”?

Algumas coisas na vida são realmente inevitáveis, porém, se não mantermos a calma e nos estressarmos com tudo o que acontece à nossa volta, poderemos acabar doentes, frustrados e com uma enorme dor de cabeça no final do dia.

Você pode escolher como vai começar o seu dia e como ele vai terminar, basta entender o exemplo de Stephen Covey, um dos maiores gurus da liderança e produtividade.

Segue o exemplo:

 

Você está tomando o café da manhã com a sua família. A sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto.

O que acontecerá em seguida será determinado pela sua reação. Então, você se irrita, grita e a repreende por ter feito isso. Assustada sua filha começa a chorar. Em seguida, você critica sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa, e começa uma discussão. Nervoso, você vê que não há alternativa a não ser trocar a camisa, e quando retorna sua filha ainda está chorando, e com isso, ela acaba perdendo o ônibus escolar. Sua esposa vai para o trabalho também contrariada.

Como consequência você tem que levar a sua filha de carro pra escola. Você olha no relógio e descobre que está atrasado, e mete o pé no acelerador, a alta velocidade e imprudência contribuem para que você seja parado por um guarda de trânsito que multa você, sem dó nem piedade.Vocês chegam à escola, com 15 minutos de atraso e sua filha entra, sem ao menos se despedir de você. Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu a sua maleta.

O seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso para o dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filha estão de caras fechadas, em silêncio e frias com você.

Por quê?

Simplesmente porque você não teve controle sobre o que aconteceu no café da manhã. O modo como você reagiu naqueles cinco minutos foi o que estragou o seu dia.

Outra nova maneira de ver as coisas que te acontece

O que poderia ter sido feito? O café cai na sua camisa, a sua filha começa a chorar e então você lhe diz, gentilmente: “Está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado.”

Depois de vestir outra camisa, você volta, olha pela janela e vê a sua filha saindo no ônibus escolar.

Dá um sorriso e ela retribui dando-lhe um adeus com a mão. Consegue perceber a diferença? Duas situações iguais, que terminam muito diferentes.

 

Baseando-se no texto, o princípio 90/10, explica que temos 90% de responsabilidade pelas intercorrências ao nosso redor e apenas 10% do que nos cerca é inevitável que aconteça.

Ou seja, a tal teoria nos mostra que se tivermos ou não controle sobre certas situações, resultará em algo positivo ou não no final do dia.

Muitas vezes, não podemos evitar que o motor do carro estrague ou que o avião atrase, porém isso é apenas 10% das coisas que não podemos evitar que ocorram, os outros 90% cabem às atitudes que teremos quanto aos resultados que queremos.

Muito bem, agora que você conhece O Princípio 90/10, comece a utilizá-lo ao longo do seu cotidiano e verá que as coisas ficarão melhores conforme as decisões que você decide tomar.

Sendo assim, assuma a responsabilidade pelo que acontece na sua vida!

 

E então, gostou do artigo??

Sua opinião é muito importante para nós e ajuda a incorporar melhores conteúdos ao site.