Minilua

Afinal, quem é o personagem principal de “Game of Thrones”?

A matemática serve o homem como a linguagem universal, aquela que não deixa espaço para interpretação, servindo de instrumento para as maiores criações que já fizemos. A matemática nos levou para fora da Terra, ajudou médicos a investigarem vírus e é a arma da engenharia para construir as coisas mais incríveis desse planeta. Ao mesmo tempo, ela pode nos ajudar a determinar quem é o personagem principal em Game of Thrones:

A matemática

Game of Thrones é uma daquelas séries/livros onde não existe um personagem principal claro. Com dezenas de personagens envolvidos em diversas tramas, todo mundo é principal em seu núcleo de atuação. Mas a matemática pode ajudar nessa busca pelo ser central dessa história épica.

Andrew J. Beveridge, professor de matemática na Macalester College, criou algo chamado “Network of Thrones”. A ideia é checar todas as ligações dos personagens para descobrir quem é o mais influente e poderoso de toda a trama.

A ideia é listar todos os personagens e dar valores a cada um, baseado em sua posição de poder. Por exemplo, um rei vale mais do que um soldado e uma rainha mais do que alguém menos importante na cadeia social. Após esse primeiro passo, foram determinados as ligações entre personagens, mostrando quem tinha se comunicado com quem. A comunicação mínima era a troca de 15 palavras entre os personagens e cada interação o link fica mais forte.

No final, uma complexa rede de influência e poder foi criada, mostrando como todos os personagens se relacionam e revelando quem é a grande personagem desse mundo: Tyrion.

O anão é o personagem com mais links e influência sobre os importantes personagens de Westeros, podendo ser considerado o personagem principal. Claro que isso pode mudar bastante com os próximos livros e temporadas.