Algumas das mais conhecidas tradições de Ano Novo

O início de um novo ano é uma das datas mais aguardadas do mundo e, para comemorar, pessoas ao redor do mundo têm uma variedade de superstições, dentre elas comer alimentos especiais, vestir roupas especiais, entre outras.

Confira algumas das mais conhecidas tradições e superstições de Ano Novo.




Fogueiras

Em muitos lugares ao redor do mundo, fogueiras são acesas para comemorar a chegada do Ano Novo. Celebrações relacionadas com incêndios e explosões, fogos de artifício são frequentemente indicadas para anunciar o Ano Novo.




Pão de Ano Novo

Na Grécia, um pão especial chamado "Vasilopita" é servido à meia-noite do Ano Novo. Uma moeda normalmente é assada dentro do pão. O pão é cortado precisamente à meia-noite e quem recebe a moeda, como prêmio, terá boa sorte no ano que vem.




Troca de presentes

Não é incomum a troca de presentes na véspera do Ano Novo. Na França, eles marcam a ocasião, chamado de "reveillon", com uma festa de alimentos de luxo, como fois gras e champanhe, e às vezes presentes. Na Turquia, os presentes são trocados durante uma festa de comida tradicional turca.




Comer doze uvas

Na Espanha, é costume comer doze uvas à meia-noite, na véspera do Ano Novo. Cada uva representa um mês do ano que vem. A doçura de cada uva determina a natureza do mês - uvas doces representam bons meses, uvas verdes representam meses difíceis.




Selecionar cor das roupas

Em todo o mundo pessoas tem costumes diferentes de se vestir durante as celebrações do Ano Novo. Nas Filipinas, vestem roupas com círculos, como bolinhas. Na Venezuela, as pessoas procuram o amor no Ano Novo usando calcinha vermelha. No Equador, cueca amarela é dito para trazer positividade para o Ano Novo.




Superstições

Nas Filipinas, jogar moedas à meia-noite é dito para incentivar a riqueza. No México, as várias tradições supersticiosas são observadas - inclusive pendurar bonecos em forma de ovelhas nas maçanetas, para a prosperidade.




Champagne

Em todo o mundo, parece que a bebida mais popular na véspera de Ano Novo é champagne. Por toda a Europa e na América a bebida é habitual, muitas vezes acompanhada por um brinde. Na Rússia, entretanto, uma bebida mista de vodka, suco de limão e água da torneira é a mais pedida na meia-noite, chamada de "água suja", consumida para afastar a má sorte.




O beijo

É muito comum as pessoas se beijarem à meia-noite do Ano Novo. Isso pode ser um gesto romântico, mas é também um sinal de saudação de Ano Novo, bem como uns aos outros, e desejando a pessoa que se está beijando um ano feliz, saudável e de sorte. Também pode significar que deseja ao seu parceiro um ano cheio de afeto e de boas relações com as pessoas.

Adaptado de indyposted

  1. Valéria Vasques

    13 de novembro de 2011 em 19:18

    Comer peru também e superstição

  2. Dylla chise

    11 de agosto de 2011 em 03:19

    pura superstição, todo ano novo as mesmas babaquices como o velho aperto de mão e “feliz ano novo”

2 Comentários
Topo