Minilua

Os animais mais bizarros do mundo #4

Todos sabem que pelo mundo existe diversas espécies de animais e insetos e de muitos outros seres vivos, sendo que só de animais – que é a que menos tem espécies – temos mais de um milhão e trezentas espécies diferentes, portanto, é muito fácil a gente não conhecer nem sequer uma pequena parte delas. Sendo assim, que tal conhecermos mais algumas delas? Mas já vou avisando, algumas são tão estranhas que nem parecem ser deste mundo.

Tartaruga-aligator

Se alguém lhe pedisse para imaginar uma tartaruga pré-histórica, com certeza sua mente pensaria em algo muito parecido com esse monstrinho. A Tartaruga-aligator é uma herança da natureza vinda de um passado distante. Os fósseis mais antigos da família desse animal datam mais de 66 milhões de anos.

Com um casco que lembra uma armadura e pesando mais de 130 quilos, essa tartaruga é a maior do seu tipo em água doce. Ela se alimenta de peixes e qualquer outro ser vivo que encontrar. Apesar dessa aparência de quem está pronta para uma guerra, a tartaruga-aligator é dócil:

Tubarão-cobra

O tubarão-cobra é um dos seres aquáticos mais esquisitos e raros do mundo. Poucas vezes ele foi visto por seres, tanto que era considerado extinto até alguns anos.

Além de se parecer mais com uma cobra do que com um tubarão, tanto pelo formato do corpo, quando pela cabeça meio triangular, esse ser é um dos mais antigos do mundo. Já foram achados fosseis dele com 80 milhões de anos!

Nautilidae

Esse animal marinho é uma das mais interessantes obras da natureza. Ele é uma espécie de molusco, com uma concha, que funciona da mesma maneira que um submarino. Dentro da concha, existem bolsões de ar, que fazem o bicho flutuar. Assim, esvaziando as câmaras, ele afunda e quando as enche, sobe.

Toda essa tecnologia de navegação tem muito idade, pois esse animal está na Terra há pelo menos 500 milhões de anos, ou seja, ele sobreviveu a algumas extinções em massa e teve como vizinhos os dinossauros.

Esponjas

Parecendo mais planta do que animal, as esponjas são bastante estranhas. Ao contrário de outros animais, que normalmente possuem o corpo simétrico, as esponjas têm seu corpo moldado conforme o fluxo de água a sua volta. Elas não possuem sistema nervoso, nem digestivo. Além disso, na grande maioria dos casos, vivem paradas em algum lugar, exatamente como qualquer outra planta.

Mais estranho ainda, que toda essa simplicidade parece dar muito certo no mundo animal, pois as esponjas estão por aqui há mais de 700 milhões de anos!