Minilua

Os animais mais velozes do planeta

Quando falamos sobre o animal terrestre mais rápido do planeta, rapidinho vem algum esperto respondendo: “É o cheetah” (também conhecido como chita ou guepardo). Mas a verdade é que essa resposta nem sempre está correta, afinal tudo é relativo.

Tamanho x Deslocamento

Quando vamos comparar a velocidade de algum animal, é meio injusto pegarmos apenas o dado que se refere a velocidade absoluta, afinal quanto maior for o bicho, maior vai ser sua chance de se deslocar mais rápido do que um animal menor. Ou seja, um ser humano caminhando sempre vai desenvolver uma velocidade total maior do que uma barata correndo.

Por isso, uma outra maneira de medir a velocidade de um bicho é ver o quanto ele se desloca em um segundo, tendo como referência seu tamanho corporal, dessa maneira a comparação fica bem mais equilibrada e justa. Assim podemos comparar mesmo os menores seres aos maiores, sem que a disputa acabe sendo decidida apenas pelo tamanho.

Levando em conta esse fator, o guepardo perde seu título de animal terrestre mais rápido do planeta. No lugar dele temos o Macropalpis Paratarsotomus, uma espécie de ácaro que vive na Califórnia, principalmente em lugares rochosos. Esse bichinho feio consegue percorrer uma distância que é equivalente a 322 vezes seu tamanho em apenas um segundo. Se uma pessoa conseguisse fazer a mesma coisa, ela estaria correndo a 2000 quilômetros por hora! Mais rápido do que a velocidade do som.

Usando esse tipo de medida, até uma barata acaba se tornando muito rápida. Com a capacidade de se deslocar a 50 “corpos” por segundo, a barata é o quarto ser terrestre mais rápido do mundo, perdendo para o besouro tigre e o escorpião do vento. Caso uma pessoa conseguisse correr a 50 “corpos” por segundo, sua velocidade real seria de 337 Km/h.

Infelizmente, o ser humano mais rápido de todos os tempos chegou apenas aos 44,72 Km/h.