Os males da anorexia

A anorexia nervosa é uma doença na qual as pessoas tornam-se completamente obcecadas com o peso, fazendo dietas absurdas, ou até mesmo parando de comer. Elas desenvolvem um medo de ficarem gordas, ficam com uma imagem distorcida de seu corpo, vendo somente gordura quando na realidade estão extremamente magras. As pessoas com este tipo de transtorno podem ser reconhecidas por algumas características como a má alimentação, exercício vigoroso, abuso de laxantes, em muitos casos acompanhados por depressão.

De acordo com médicos essa pressão vêm mais da televisão, um padrão visto em celebridades, pois o mundo criou um padrão de beleza "a mulher magra", e é fato comprovado que o aumento dos casos de anorexia coincide com estar na moda a excessiva magreza dos modelos.

Este assunto tão incômodo ao mundo da moda só vem à tona quando alguma modelo morre em decorrência de complicações ligadas à doença. Muita coisa já mudou em diversas agências que começaram a se preocupar mais com a saúde das modelos, porém vale lembrar que algumas agências ainda exigem o padrão "magra em excesso", motivo esse que faz com que muitas meninas realmente se achem acima do peso, destruindo a própria saúde para se manter nas passarelas.

Em 14 de novembro de 2006, morreu a modelo Ana Carolina Reston Macan (foto abaixo), de 21 anos, vítima de complicações provocadas pela anorexia nervosa, com 40kg. 

Um mundo onde se sobrestima a aparência, acima do ser, os aspectos relacionados com o físico são engrandecidos.































Além de maturidade emocional para lidar com as pressões da carreira é indispensável um apoio psicológico da família e de profissionais que conheçam a àrea da saúde e o meio.

"O homem, e sobretudo a mulher, primeira vítima desta enfermidade, tem que aprender a aceitar o seu corpo e tirar partido até das suas próprias limitações físicas; a elegância e o estilo são algo mais que um esqueleto bonito." Ana Sánchez de la Nieta Hernández. Jornalista

Adaptado de chilloutpoint

  1. Ione Vitória

    22 de dezembro de 2015 em 19:04

    Quase chorei aqui…

  2. Anônimo

    15 de maio de 2012 em 02:31

    EU ja tive anorexia, e quase morri faltou pouco, no meu caso eu fiquei sem me alimentar de tudo, as vezes q eu tomava água fui ficando debilitada, ficando fraca e o pior eu so me via normal, nunca me vi ( gorda ) mas me via normal, e na verdade eu esta esqueletica, eu esta va um orror chei de olheiras, meus cabelos começaram a cair, eu cheguei num estado q ate pr andar eu andava segundo nas coisas porque eu ja não tinha forças mais pr andar e mesmo assim eu me via normal, foi quando eu não tinha mas forças e então eu cai e não consegui mas me levantar, perdi a conciência e ai mais uma vez minha mãe foi quem procurou ajuda pr mim, eu vifei tão desfigurada q minha mãe e minha irmã q também é evangélica achou q eu não tinha mais volta, queria q elas tivessem tirado fotos porque eu não cheguei a me vêr assim não, elas me contando eu não acredito até hoje eu não acredito, mas elas não tiveram coragem de tirar fotos minha pr me mostrar, foi quando veio as pessoas da igreja pr me visitar e orar por mim , veio meus amigos meus vizinhos , e eu tava tão fraca q eu não vi ninguem, hoje eu estou bem graças a DEUS mas mesmo assim aida tenho probrema com gordura .

  3. Thais S Lino

    24 de março de 2012 em 18:14

    gente, ninguém reconhceu a Gisele Bünchen? ela nunka foi magra desse jeito!! como o comentário 21 disse, eh photoshop!

  4. Deto'

    20 de março de 2012 em 23:18

    Tudo gata , porem como mulher é tudo maluca , em perfeito estado acha que esta gorda , vai querer emagrecer e dá nisso! =/

  5. Guilherme

    5 de março de 2012 em 21:45

    Doloroso e triste… 

  6. Camila Nazário

    13 de janeiro de 2012 em 13:56

    lembrando que essas fotos NÃO são reais =)
    confira aqui essas fotos e a suas versões sem photoshop http://www.e-farsas.com/fotos-mostram-varias-modelos-extremamente-magras.html

    • Thais S Lino

      24 de março de 2012 em 18:12

      putz, pior q eh verdade!!! eh photoshop!

  7. Joanna Karla

    2 de dezembro de 2011 em 00:20

    é tragico vê essas meninas q acham que ficando extremamente magra, ficarão + bonitas… eu sou magra e gostaria de engordar um pouco +, mas nao sei pq nao consigo…

  8. Toy Hmr

    3 de outubro de 2011 em 07:43

    e poracaso existe algo benefico na anorexia?

  9. Fernanda Scherzinger.

    28 de setembro de 2011 em 18:07

    Nossa elas parecem uma Barbie O.O humana , isso que da querer ser magra de mais u.u ‘ 

  10. Andiara Lima

    25 de abril de 2011 em 22:26

    Triste como levam a sério o corpo ao invés de fazer isso com a mente :

  11. Anônimo

    13 de março de 2011 em 01:02

    é estranho ja tive bulimia, nao cheguei a ficar desse jeito, influenciada pela minha mae q sempre fui gordinha desde pequena tenho 14 agora aos 12 eu vomitava ate depois de comer uma bolacha no recreio. mas depois minha mae descobriou e me vigiava 24h ela trancou os banheiros aki de casa e p compençar entrei pro taikondo, nunca aprendi a escrever isso, e descobri q nao presto msm agora sou paranoica por musculos sabe tipo nao tem nada pra fazer bora faze flaxao ou abdominal digo q é pior q bulimia pq os resultados demoram mais p aparecer

  12. grandluc

    15 de janeiro de 2011 em 21:16

    eu sei q ha´modelos q fazem isso mas nunca vi elas em ensaios ou desfiles desse jeito só na vida pessoal, a da gisele p/ exemplo nunca vi daquele jeito em seus trabalhos fiqui impressionado

  13. Luiz fernando Maurina

    25 de dezembro de 2010 em 10:24

    Elas são bonitas!

  14. Rogerio Andre

    4 de outubro de 2010 em 23:28

    Seria comico se não fosse tragico…

  15. leidy

    17 de agosto de 2010 em 15:38

    tensoo!
    a mídia influencia muito as garotas de baixa auto estima! credooooo!

    eu estou muito bem com os meus 61 kilinhos 😉

  16. Vinicius Holanda

    12 de agosto de 2010 em 22:13

    cruz credo, parace um demonio

  17. Janaína Pimenta

    12 de agosto de 2010 em 21:44

    Isso é repugnante!!!

  18. anne ferreira

    12 de agosto de 2010 em 20:29

    Essas meninas quando presisam desfilar deve que todo mundo tem que para de respira pra elas consequi passa na passarela, qualquer ventinho elas voa longe, capaz que nunca mais encontra..
    ‘¬

  19. Nivaldo Jr

    12 de agosto de 2010 em 20:07

    uma pitada de humor:um cara foi pegar uma garota com anorexia e começou a apertar os seios dela pensando que fosse uma espinha.

  20. Larissa Alves Godinho

    12 de agosto de 2010 em 19:42

    O que mais dói é ver meninas assim em desfiles e fotos de moda. Quem é o louco que vai dizer que elas estão bonitas neste estado? Onde os estilistas e donos de grifes estão com a cabeça? Não digo que isso é uma solução total para o problema, mas parar de contratar meninas tão magras já seria um começo. Até porque elas saem na mídia, o que pode influenciar muitas outras meninas que também passam por isso, mas longe das câmeras.
    Também não digo que a responsabilidade toda está na mídia e nos desfiles, mas sim em um conjunto de fatores que também incluem questões como auto estima, influência da família ou dos amigos, dentre várias outras.

  21. eder vilela

    12 de agosto de 2010 em 19:21

    them bones

  22. DARLAN

    12 de agosto de 2010 em 19:07

    me pergunto do que adianta essas meninas idiotas entrarem no mundo da moda,estarem em forma(só se for de ossos),se elas tem que parar de comer,passar fome,e ficar esse monstro esquelético? maioria dessas modelos que parecem esqueletos humanos so comem meio tomate por dia,mas á preço de que? anorexia realmente é uma doença psicologica,pois se essas meninas soubessem o que estão fazendo,nunca mais iria pensar em ser modelo…prefiro garotas normais,e não uma caveira com pele.

  23. Lenon Cristian

    12 de agosto de 2010 em 18:19

    puts, sempre achei que a expressão “pele e osso” era um exagero, mas para essas pessoas, soa perfeita a palavra. Triste heim!!

  24. andre e marcia aparecida arcanjo morais

    12 de agosto de 2010 em 17:38

    cruses,,,prefiro gordinhas

  25. Flavio Santos

    12 de agosto de 2010 em 17:26

    sopa se osso, cachorro ama. Essas garotas tem de tomar cuidado andando na rua, derrepente tem um cãosinho faminto…
    Brincadeira, isso é coisa séria

  26. luis fernando

    12 de agosto de 2010 em 16:36

    WOW quanto ossos *_*

27 Comentários
mais Posts
Topo