Apocalipse real: Erupção de raios gama #3

99% de todas as espécies que um dia viveram em nosso planeta já foram extintas pelas grandes forças da natureza. Meteoros, vulcões, raios gama, enfim, o Universo parece ter uma luta constante contra a vida, mostrando que, a qualquer momento, o apocalipse pode se tornar real:




Raios gama

buraconegroexplosaoestrela2

Raios gama são um dos tipos mais perigosos e poderosos de radiação que existem nesse Universo. Esse tipo de radiação eletromagnética surge da aniquilação de átomos ou em eventos cósmicos gigantescos, como a explosão de estrelas. Normalmente esses acontecimentos duram poucos segundos, mas são tão fortes que podem ser vistos a, literalmente, meio Universo de distância.

Os raios gamas são perigosos e poderosos, pois são capazes de penetrar profundamente na matéria. Em seres vivos, eles podem destruir completamente as células. Esse tipo de radiação costuma ser usado para esterilizar objetos em hospitais, porque nem mesmo as mais resistentes bactérias ou vírus são capazes de sobreviver aos raios gama.




No Universo

universe-mind

Para nosso azar, os raios gamas surgem naturalmente no Universo, principalmente quando uma estrela, se transformando em um buraco negro, colapsa ou quando duas estrelas de nêutrons colidem, criando uma explosão gigantesca. Quando esse tipo de fenômeno ocorre, existe a geração de um raio luminoso no espaço, que pode ser detectado e estudado. Como uma explosão de raios gama libera tanta energia em um segundo, quanto o Sol vai liberar em toda sua vida, esses fenômenos são fáceis de serem detectados, visto e estudados.

Para nossa sorte, esses fenômenos são relativamente raros. Acredita-se que uma explosão de raios gama ocorra em nossa galáxia a cada 5 milhões de anos. A maior parte de explosões de raios gamas já avistadas pela humanidade vem de fora da Via Láctea. Mesmo assim, segundo cálculos feitos e publicados na Physical Review Letters, durante o último 1 bilhão de anos, a chance de uma extinção em massa ter sido ocasionada pelos raios gamas é de 60% e quando estendemos o tempo para 5 bilhões de anos, temos uma probabilidade de 90%.




Destruindo a vida

Death pathway

Com taxas tão altas de probabilidade, existe uma grande chance que a vida no Universo tenha sido prejudicada pelos raios gamas. No centro de nossa galáxia existem bilhões de estrelas, o que gera disparos de raios gamas com bastante frequência e toda vez que esses raios batem em um planeta, eles exterminam tudo que há por lá.

Essa hipótese também serviria para explicar o tão falado Paradoxo de Fermi, que é a contradição que existe entre as estimativas de existir vida fora da Terra e a falta de evidência para isso. Ou seja, é meio estranho que nós nunca tenhamos encontrado vida fora daqui, mesmo que por sinais, pois a vida parece ser algo bem provável.

Talvez, no passado do Universo, quando existiam tantas estrelas próximas, a vida tenha tido problemas em se desenvolver devido aos raios gamas é por isso que nós ainda estamos a procura de outras formas de vida por aí.




Extinção

extinction_wallpaper_by_zirkky-d39yird

Uma explosão de raios gama forte, que acerte em cheio a Terra, tem chances de exterminar quase 100% da vida! Isso porque nem mesmo as bactérias escapam ilesas. Eles são capazes de destruir o interior das células, mas as coisas são ainda piores para o planeta como um todo.

Digamos que uma explosão de raios gama ocorra na vizinhança e que demos o azar do disparo vir em direção a Terra. Isso pode simplesmente destruir toda a camada de ozônio do planeta, arrancando boa parte da atmosfera da qual dependemos. Caso alguns sortudos sobrevivam, em pouco tempo, o planeta vai “torrar” devido a todos os raios cósmicos que vão bater diretamente na crosta, além disso, sem as diversas proteções atuais, o Sol queimará muito mais.

Seres grandes, médios e pequenos devem morrer logo. Alguns microrganismo talvez sobrevivam, caso passem ilesos pelos raios gama iniciais. Sua sobrevivência vai depender da capacidade de adaptação rápida, pois o planeta como conhecemos terá sido destruído para sempre.

  1. VanDrak SubZero

    14 de abril de 2015 em 15:57

    todo mundo vai virar o Hulk 😮

  2. Blue

    26 de março de 2015 em 02:40

    Uau, radiação gama é bem poderosa, o planeta seria simplesmente transformado em um deserto gigante de areia e ruínas, como alguns planetas do nosso sistema solar.

  3. Match

    25 de março de 2015 em 23:08

    Pensa que louco, tu ta numa discussão ai tu fica p.u.t.o e vira o hulk, ai o outro fica mais p.u.t.o e vira outro hulk, ai quem ta vendo também fica p.u.t.o e vira hulk , ai todo mundo começa briga e fica tipo o planeta hulk.

    • Viajante do Tempo

      26 de março de 2015 em 22:28

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. chapolim do mal

    25 de março de 2015 em 20:47

    Que droga, eu pensei que nós iriamos virar vários HULKS mas não só vai matar a todos.

    • Kuzan

      25 de março de 2015 em 21:14

      Seria bem loco imagina 7 bilhões de Hulks destruindo a Terra e a si mesmos.

        • Greg

          25 de março de 2015 em 22:46

          ah sim… obrigado pela explication…

      • Greg

        25 de março de 2015 em 21:25

        Na boa o que a coisa tm a ver com hulqui…. me expliquem

        • Kuzan

          25 de março de 2015 em 21:51

          Raios gama foi o q transformou o Bruce em Hulk.

        • Kuwabara

          25 de março de 2015 em 21:50

          é isso que eu quero saber

  5. Rodrigo Duarte

    25 de março de 2015 em 19:31

    1º vem os Raios Gama, 2º Raios Vasco da Gama.

    • Viajante do Tempo

      26 de março de 2015 em 22:27

      vcs são viceínos e pronto, eu gostei da piada kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Kuzan

      25 de março de 2015 em 21:05

      E depois vem o Cazalbé contratar vc.

      • Jeff Dantas

        27 de março de 2015 em 02:29

        “Alô, eh da Praça? Acabo de encontrar um talento!” hauahahaahhahaa

      • Rodrigo Duarte

        25 de março de 2015 em 21:39

        Quem dera…

      • Greg

        25 de março de 2015 em 21:20

        essa foi tao sem graça que quem vai contratar é o zorra

  6. Greengineer

    25 de março de 2015 em 19:05

    O que vai acontecer se uma erupção de raios gamas bater na terra? Oras, todos ficarão musculosos, verdes…

    [img]http://s.glbimg.com/jo/eg/f/620×0/2012/10/31/dsc00973.jpg[/img]

    …e ridículos.

  7. Kuwabara

    25 de março de 2015 em 18:59

    Agora vamos falar sobre oque a maioria das pessoas que vieram para esse post pensa
    Oque os raios gamas tem a ver com o hulk

    • Mutley

      26 de março de 2015 em 14:03

      Na verdade eu só acho desperdício uma matéria tão fo­da e os caras falando de Hulk nos comentários , sempre com a necessidade de fazer piada das coisas …
      eu não to de revolts ta bom! u_u

    • Greg

      25 de março de 2015 em 19:30

      Pod cre

  8. Carolina Bastos

    25 de março de 2015 em 18:37

    “Os raios gamas são perigosos e poderosos, pois são capazes de penetrar profundamente na matéria. Em seres vivos, eles podem destruir completamente as células.”
    O HULK DISCORDA!

  9. Greg

    25 de março de 2015 em 17:58

    será que será em 2015 que morreremos e desapareceremos para sempre…

24 Comentários
mais Posts
Topo