Apocalipse real: Inverno vulcânico #2

99% de todas as espécies que um dia viveram em nosso planeta já foram extintas pelas grandes forças da natureza. Meteoros, vulcões, raios gama, enfim, o Universo parece ter uma luta constante contra a vida, mostrando que, a qualquer momento, o apocalipse pode se tornar real:




Extinção

19074

Os dinossauros ficaram famosos por sua extinção causada por um meteoro, que caiu em uma região perto do que hoje é o México. Mas nem só de pedras espaciais gigantes são feitas as extinções em massa.

Embaixo de nossos pés, mais precisamente sob a crosta terrestre, existe uma força gigantesca, capaz de destruir boa parte de toda a vida existente no planeta e o pior de tudo é que ela costuma ser pontual em seus ataques.

Entre 15 e 150 quilômetros abaixo da superfície da Terra, existem câmaras magmáticas, onde lava com temperatura acima dos 1000 graus se movimenta de uma região para outra. Conforme esses espaços vão sendo preenchidos com rocha derretida – saída das partes mais profundas do núcleo terrestre – uma força gigantesca começa a se acumular.

Milhares de anos podem se passar até que uma câmara de magma se encha, mas no momento em que a pressão interior se torna grande o bastante, o solo acima se rompe, criando uma erupção vulcânica. Na grande maioria das vezes, esses despejos de rochas fervente duram algumas horas ou dias, espalhando uma grande quantidade de calor e jogando cinzas no céu.

Porém, em casos mais raros, essas erupções duram semanas ou meses, liberando tantos gases e cinzas na atmosfera, que todo o Planeta Terra sofre uma mudança radical, capaz de colocar em risco a vida e extinguir diversas espécies.




Supervulcão

0,,21186885-FMM,00

Para a sorte de nossa espécie e de muitas outras, os supervulcões, aqueles capazes de jogar para fora mais de 1000 quilômetros cúbicos de magma, são extremamente raros, porém bem pontuais. Suas erupções gigantes costumam ocorrer em intervalos regulares, como o caso de Yellowstone, que teve sua última erupção ocorrida há 640 mil anos. A penúltima ocorreu há 1,3 milhão de anos e a antepenúltima data 2,1 milhões de anos. Ou seja, a cada 700 mil anos (mais ou menos) o supervulcão de Yellowstone explode, liberando tanta lava e dejetos no ar que é capaz de mudar o clima de todo o planeta Terra.

Uma erupção libera uma quantidade gigantesca de gases na atmosfera, mas o grande problema ocorre devido as pequenas partículas, chamadas cinzas vulcânicas, que acabam ficando no ar. Por serem extremamente leves, elas sobem acima da altitude de formação das chuvas. Isso faz com que elas não acabem retornando ao solo rapidamente. Toda aquela cinza flutuando a beira da atmosfera gera um esfriamento do planeta, porque essa sujeira reflete a luz do Sol.

O problema todo é que essa mudança de temperatura cria uma variação do clima praticamente instantânea, o que gera, a curto prazo, tempestades, furacões e outros problemas. Contudo, a longo prazo, surge um grande problema: Uma Era do gelo.

O bloqueio da luz do Sol cria o que chamamos de Inverno Vulcânico, um problema de escala mundial. As partículas expelidas pelos supervulcões conseguem se espalhar por todo o planeta e ficam anos lá em cima, antes de voltarem ao chão. Esse resfriamento cria uma pequena Era do Gelo, capaz de extinguir diversas espécies, principalmente aquelas que vivem mais próximas dos polos.




A catástrofe de Toba

000wh1gz

Há 75 mil anos, um supervulcão surgiu no lago Toba, na Sumatra. Acredita-se que sua erupção tenha jogado mais de 2,8 mil quilômetros cúbicos de material vulcânico na superfície de Terra, causando um catastrófico resfriamento do planeta.

Essa catástrofe está ligada a evolução humana e pode ter sido a chave para que apenas uma espécie de humanos tenha chegado a Era Moderna.

Estudos de DNA mostram que todos os seres humanos vivos atualmente, apesar das enormes diferenças, são descendentes de uma população que varia de mil a dez mil pessoas, que viveram por volta de 70 mil anos atrás. A ideia é que a catástrofe de Toba tenha feito a raça humana definhar com o inverno prolongado, fazendo com que a população chegasse a ter um número bem reduzido de indivíduos. Tudo isso é apenas uma hipótese, que ainda precisa ser confirmada, mas como as datas e os números previstos são semelhantes, muitos cientistas acreditam nessa ideia.

Mesmo assim, a erupção desse vulcão causou a extinção de milhares de espécies, pois o inverno inesperado acabou deixando vários animais sem alimentos e modificou radicalmente os ciclos migratórios, criando um desequilíbrio gigantesco em toda flora e fauna.




O futuro

lascar1993

Atualmente existem pelo menos 6 supervulcões conhecidos em nosso planeta. Isso é algo extremamente preocupante. Apesar de toda a inatividade, eles podem despertar de uma hora para a outra. Infelizmente, nós ainda somos incapazes de prever uma dessas catástrofes com uma antecedência muito grande e não temos nenhum poder para evitá-las.

Caso um supervulcão entrasse em erupção hoje, a única coisa que poderíamos fazer seria evacuar a região próxima e torcer para que a erupção não fosse grande demais. Depois disso, todo o planeta teria que se aprontar para tempestades e para a pequena Era do Gelo que aconteceria nos anos seguintes.

  1. Ophelia Dilaurentis Soares

    15 de junho de 2014 em 14:15

    Era melhor ter ido ver o filme do Pelé…

  2. hiago fernando

    10 de junho de 2014 em 09:27

    Vai ter copa.

  3. Yuri Schuelter

    9 de junho de 2014 em 22:21

    quando o toba esquenta…fode

    • ultramen Tiga

      10 de junho de 2014 em 07:45

      uma imagem vale mais que mil palavras.

      [img]http://3.bp.blogspot.com/-qMC3sMww6wE/Ty21x-gl6KI/AAAAAAAACFc/lFZypYxr7Pk/s1600/Hitler+e+Nazistas+com+o+Papa,+Cardeais+e+Bispos+Cat%C3%B3licos+1.jpg[/img]
      obs:bait ?

    • Diego Martins

      9 de junho de 2014 em 21:10

      Primeiro que Hitler e nem seu regime eram ateístas. Segundo que mesmo que fossem, não mataram ninguém porque eles eram ateístas, mas sim porque eram loucos. Terceiro quem usa meme de novela da Globo não merece respeito.

      • Riddle Boy®

        9 de junho de 2014 em 22:09

        Discordo… desculpe se te ofendi , acho muito inteligente mas tem alguns post que digamos você “exagera” por melhor assim dizer e eu não sou o único, como por exemplo “Essa catástrofe está ligada a evolução humana e pode ter sido a chave para que apenas uma espécie de humanos tenha chegado a Era Moderna.” uma coisa não tem ligação com a outra nem cientificamente provada, não gosto muito de memes e nem tenho tempo pra televisão, é só uma critica nada pessoal.

  4. Repede

    9 de junho de 2014 em 20:54

    Não seria tão ruim uma nova era do gelo…..
    Seria divertido brincar na neve, fazer Iglus, bonecos e pescar no gelo.
    Pensamento positivo galera!

    • ultramen Tiga

      10 de junho de 2014 em 07:51

      já estamos numa era do gelo .-.

  5. Emmanov Kozövisck

    9 de junho de 2014 em 20:44

    Aqui jaz Yuri, o putanheiro. Comeu, bebeu e fodeu sem gastar dinheiro.

  6. chopper

    9 de junho de 2014 em 20:30

    essas paradas de inverno vulcanico, inverno atômico só me fazem acreditar ainda mais que got se passa no futuro depois de uma dessas catástrofes ‘-‘

  7. Forasteira

    9 de junho de 2014 em 19:56

    O grande fato é que vamos morrer de qualquer forma, natural ou não. Tudo conspira contra nós e é assim que sempre vai ser.
    E enquanto isso, eu sei que eu vou pro inferno, porque quando falam na hipótese de o mundo acabar daqui há alguns milhares/milhões de anos, eu simplesmente digo “Foda-se, eu vou estar morta mesmo. Como se eu ligasse pros meus descendentes (se eu os tiver, claro).”

    • ultramen Tiga

      11 de junho de 2014 em 10:14

      é bem estranho você não se preocupar com seus descendentes, pelo visto não pretende ter filhos.
      de uma forma ou outra pretende ao menos deixar um legado ?

      • Forasteira

        11 de junho de 2014 em 13:01

        Eu quero fazer algo importante pelo mundo, sim quero. Mas o esquecimento é inevitável, e eu aprendi isso na prática.
        Não tenho certeza se quero ou não ter filhos, acho que ainda é muito cedo para fazer isso, o problema é que eu sou egoísta e quero pensar em mim, em minha carreira, em minha vida antes da de qualquer outra pessoa. Mas é bem improvável que eu venha a ter filhos (eu nem ao menos sei se posso ter filhos, e isso é um risco que toda mulher corre), um dos grandes motivos para tal é, justamente, o meu egoísmo.
        Eu não acredito que eu seja uma má pessoa, mas também não sou uma princesinha de um conto de fadas que quer casar com o príncipe encantado (ou princesa) e viver feliz para sempre. Sou realista de mais para essas baboseiras, e isso dói até em mim.

        • Forasteira

          11 de junho de 2014 em 13:02

          *demais
          Escrever rápido e não revisar o texto é foda .-.

        • Forasteira

          11 de junho de 2014 em 13:01

          *acho que é muito cedo para pensar nisso

    • Lucas D

      9 de junho de 2014 em 20:38

      Mas enquanto estamos vivos, bora fazer piada sobre Toba! -q -n

      • o soldado Enclave

        9 de junho de 2014 em 20:42

        [img]http://media.giphy.com/media/iL4ZMrZNpGmEo/giphy.gif[/img]

    • Emmanov Kozövisck

      9 de junho de 2014 em 20:31

      Enfim, mas eu me importo com os meus descendentes (diretos e indiretos), pois evito pensamentos individualistas, já que eu não gostaria de viver em um planeta repleto de guerras, fomes, doenças e desgraças. Por isso, faço o mínimo para gerar um impacto menor sobre os recursos naturais terrestres, e, por fim, meu corpo cairá na Terra, ela há de comer e o solo morto dará vida à lindas plantações de lírios. Tudo outra vez! (Certo, eu viajei um pouco…)

      • Forasteira

        9 de junho de 2014 em 20:38

        Isso me lembrou Carlos Drummond de Andrade
        “Provisoriamente não cantaremos o amor,
        que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
        Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
        não cantaremos o ódio porque esse não existe,
        existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
        o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
        o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
        cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
        cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte,
        depois morreremos de medo
        e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.”
        E sim, eu decorei o poema…

        • Emmanov Kozövisck

          9 de junho de 2014 em 20:43

          Enfim, isto me fez lembrar uma música…
          “Espero que o tempo
          Faça-me entender
          Que o corpo cai na terra
          E ela há de comer, tudo outra vez,
          Tudo outra vez
          Tudo outra vez!”
          E sim, eu conheço a música por completo, mas copiei seu trecho porque sou um vassalo preguiçoso.

          • Forasteira

            9 de junho de 2014 em 20:46

            Ora, se tem Edu Falaschi no meio, não me importo como você o (ou os) cite.

          • Emmanov Kozövisck

            9 de junho de 2014 em 20:49

            Mas por quê? Meu nome tem algum tipo de honraria? XP

          • Forasteira

            9 de junho de 2014 em 20:54

            Claro que sim!

        • Emmanov Kozövisck

          9 de junho de 2014 em 20:41

          Genial, genial…

    • Emmanov Kozövisck

      9 de junho de 2014 em 20:28

      O inferno não existe; Lúcifer não existe; céu não existe e etc. Sociedade Ateia em ação.

      • artur3855

        10 de junho de 2014 em 12:06

        A ausência de provas da existência não significa prova para a sua inexistência. Tudo nesse mundo é possível até que se prove o contrário, vlw flw

        • Forasteira

          10 de junho de 2014 em 18:54

          Ou seja, o Inferno pode ou não existir.
          Sua resposta foi a coisa mais óbvia que já li em toda a minha vida.
          Vlw flw.

      • Forasteira

        9 de junho de 2014 em 20:34

        Prefiro fingir que acredito no Inferno, pois o que eu mais temo é o nada. E já que a Eternidade é inevitável…

  8. Xion

    9 de junho de 2014 em 19:15

    “Toba”,não tinha um nome melhor não?

    • Webber Anohito

      9 de junho de 2014 em 19:58

      Podiam colocar a tradução de “toba”: Calcário Muito leve e poroso que se forma por precipitação de calcário dissolvido em água ou acumulação de cinzas vulcânicas e outros recursos muito pequenos. Mas daí a matéria ficaria muito científica e sem zoeira nos comentários.

    • Forasteira

      9 de junho de 2014 em 19:54

      Tinha, Pe Lanza.

  9. Nameless

    9 de junho de 2014 em 18:55

    Foda-se! We Are One e nada pode impedir a Copa.

    • Forasteira

      9 de junho de 2014 em 20:18

      Se a Dilma peidasse…

      • o soldado Enclave

        9 de junho de 2014 em 20:19

        [img]http://media.giphy.com/media/jaz6dnsusaUsE/giphy.gif[/img]

        • Forasteira

          9 de junho de 2014 em 20:23

          Pelo menos eu não estou fazendo piadinhas sobre o Toba.

          • o soldado Enclave

            9 de junho de 2014 em 20:32

            na verdade essa piada mostra o que eu faria na situção que você falo

          • Forasteira

            9 de junho de 2014 em 20:36

            Oh, desculpe. Pensei que você tinha colocado o gif para demonstrar sua reação à minha “””piada”””.

          • o soldado Enclave

            9 de junho de 2014 em 20:39

            tudo bem

          • Emmanov Kozövisck

            9 de junho de 2014 em 20:31

            Toba? Qual é o motivo destas piadas?

  10. André Silva

    9 de junho de 2014 em 17:48

    Fora que essas cinzas vulcânicas quando aspiradas por nós pode causar uma doença chamada ”Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose”.

    • Webber Anohito

      9 de junho de 2014 em 18:03

      Daí o Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico deve procurar um Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiologista para tomar um anti-pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose e acaba descobrindo que tem Hipopotomonstrosesquipedaliofobia (para quem não sabe é medo de hipopótamo monstro que anda de esqui e pedala).

      • André Silva

        9 de junho de 2014 em 18:54

        Na verdade, hipopotomonstrosesquipedaliofobia é o medo de pronunciar palavras grandes. Não é irônico?

        • Webber Anohito

          9 de junho de 2014 em 19:55

          Eu sabia, só queria fazer uma piada sem graça.

          • André Silva

            9 de junho de 2014 em 20:26

            Desconfiei desde o princípio!

        • Forasteira

          9 de junho de 2014 em 19:54

          Isso se chama filhadaputagemestratosférica

          • André Silva

            9 de junho de 2014 em 20:14

            O cara vai dizer o nome de sua fobia e tem um ataque de pânico :p

          • Marvelunatico

            10 de junho de 2014 em 01:22

            Alguém aí falou em fobia?

            [img]http://3.bp.blogspot.com/-g-_9oknMVV4/UiJpP0mCirI/AAAAAAAABZg/jJwZtFjM_XI/s1600/p.jpeg[/img]

            [img]http://i1.ytimg.com/vi/ynJRZZNsw3Y/maxresdefault.jpg[/img]

            [img]http://cdn.mundodastribos.com/655072-Imagens-aparentemente-inocentes-podem-causar-medo-em-portadores-de-tripofobia..jpg[/img]

  11. Romanov

    9 de junho de 2014 em 17:25

    Brace Yourselfes, The Winter Is Coming(or not)

    • Adriano Saadeh

      10 de junho de 2014 em 07:30

      “Era exatamente isso que eu ia dizer!”

  12. Luís Felipe

    9 de junho de 2014 em 16:58

    Mto boa a matéria. Diego falando da natureza se sai mto melhor q falando d Inri.

    • Fantasma Renegado

      9 de junho de 2014 em 17:04

      Vai começar a guerra, corre!!!

      [img]http://media-cache-ak0.pinimg.com/originals/5a/2a/15/5a2a15c3a67f586329c65b2947d26c8f.jpg[/img]

    • Marvelunatico

      9 de junho de 2014 em 17:00

      [img]http://3.bp.blogspot.com/-lC3OhprX1Kc/U3TxH3qcSVI/AAAAAAAAAK4/DjjXAJWKzuc/s1600/12+-+diego+inri.jpg[/img]
      lol

      • Kuzan

        9 de junho de 2014 em 19:10

        Separados pela religião.

        • Forasteira

          9 de junho de 2014 em 19:53

          Que nada! Separados pela quantidade de mulheres em volta deles. E bem, você sabe que o Inri tem suas “Inrizetes”…

      • Jumplunático de Afro

        9 de junho de 2014 em 18:37

        Idênticos

  13. Marvelunatico

    9 de junho de 2014 em 16:57

    Ainda bem que o Toba não fica no Butão…

    • Red

      9 de junho de 2014 em 18:14

      seria uma pena se vc visse o mapa e olhasse qual o nome da capital de lá… .-.

      • Marvelunatico

        9 de junho de 2014 em 22:42

        Thimphu… ‘-‘

        • Comissário Lek das Cadeira

          10 de junho de 2014 em 02:39

          Thimbu é a capital de Butão…

          • Marvelunatico

            10 de junho de 2014 em 06:40

            E a capital do Nepal?

          • Comissário Lek das Cadeira

            10 de junho de 2014 em 06:43

            Catmandu, pensei que seria algo do tipo Kenpirgonti, ou Numpirta, mas não achei nada de estranho em Catmandu…

          • Marvelunatico

            10 de junho de 2014 em 06:45

            Então tá

  14. Fantasma Renegado

    9 de junho de 2014 em 16:56

    Não tem graça ficar fazendo piadinhas com o toba.
    Toba…
    Toba…
    Ahahahahahahahahahaha Toba….
    PQP, véi, o nome do lago é Toba! Toba, mano. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    O pior de tudo é que a catástrofe do Toba teve influência na evolução humana. Isso é hilário ahahahahahahahaha
    Ok, parei.
    .
    .
    .
    .
    Toba! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • o soldado Enclave

      9 de junho de 2014 em 20:33

      [img]http://media.giphy.com/media/RuQ41Hj7K9Tlm/giphy.gif[/img]

  15. Dr.V

    9 de junho de 2014 em 16:08

    Ótima matéria 😛

  16. DCemblemático

    9 de junho de 2014 em 15:57

    Cara desculpe em fala mas você ta morto
    [img]http://static.minilua.org/wp-content/uploads/2010/08/c17f_Dino-sauro.jpg[/img]

    Lamento 🙁

    • Jumplunático de Afro

      9 de junho de 2014 em 16:32

      Me lembrou do último episódio em que todo mundo morre.

      • DCemblemático

        9 de junho de 2014 em 16:56

        Foi um episodio bem triste mesmo, agr deu vontade de chora

        • Adriano Saadeh

          10 de junho de 2014 em 07:31

          super traumático

        • Jumplunático de Afro

          9 de junho de 2014 em 18:37

          [img]http://lh3.ggpht.com/–e8XiOc0U3s/TeeFxS1ifJI/AAAAAAAAAZ8/cIJuzASLFd8/lagrima_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800[/img]

    • Mutley

      9 de junho de 2014 em 16:12

      [img]http://media.tumblr.com/0d6e079b6ebf9ff3c16d96c3fccd9b2f/tumblr_inline_mhz7x7yOAT1qz4rgp.jpg[/img]

  17. Mutley

    9 de junho de 2014 em 15:57

    Esse Toba deve ter comido muita batata doce …
    [img]http://static.minilua.org/resize/cache/c2l0ZTovLzIwMTQvMDYvbGFzY2FyMTk5My5qcGd8NTAweDMzNi45MjMwNzY5MjM*.jpg[/img]

    • Forasteira

      9 de junho de 2014 em 19:51

      Com leite, é claro. Porque tudo com leite fica estratosfericamente pior (ou não).

  18. Death

    9 de junho de 2014 em 15:51

    “A CATÁSTROFE DO TOBA”

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Ana Lastites

      9 de junho de 2014 em 17:41

      [img]https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-prn2/t1.0-9/1911658_1412623662332966_7482487707985244174_n.jpg[/img]

  19. Rafaela Deacon

    9 de junho de 2014 em 15:46

    Não acho que irá acontecer uma catástrofe desse tipo tão cedo. A próxima grande cagada do mundo será feita pelas mãos do próprio homem.

    • ultramen Tiga

      11 de junho de 2014 em 10:11

      tudi eh culpah dus homis quie ruin XD

    • Anubis

      9 de junho de 2014 em 20:32

      E surge uma nova “Mãe Dináh”!

    • Hermann Delgado

      9 de junho de 2014 em 19:03

      bom… cientistas falam que provavelmente um terremoto, dentro de 40 anos, ira re-ativar o vulcão de Yellow Stone.

    • Fantasma Renegado

      9 de junho de 2014 em 16:52

      Será que a próxima ca.gada será em “Toba”?

      • Forasteira

        9 de junho de 2014 em 19:51

        Nossa cara.
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        .
        http://instantrimshot.com/classic/?sound=rimshot

        • Fantasma Renegado

          9 de junho de 2014 em 22:46

          Até que enfim pude ouvir o som que esse botãozinho faz. O PC que eu tava antes não tinha saída de áudio xD

          • Forasteira

            10 de junho de 2014 em 18:16

            xD

    • DCemblemático

      9 de junho de 2014 em 15:59

      Que nada, vai se pela mão do aliens he-he-he

      • Jumplunático de Afro

        9 de junho de 2014 em 16:16

        Dos azuis ou dos verdes?

        • DCemblemático

          9 de junho de 2014 em 16:55

          Bom os azuis são bem forte, mas eu fico com os verdes pq são classicos he-he-he

  20. Jazz Guy

    9 de junho de 2014 em 15:42

    “A catástrofe de Toba”

  21. Li Syaoran

    9 de junho de 2014 em 15:42

    Esse Toba libera muitos gases letais.

    • Marvelunatico

      9 de junho de 2014 em 16:54

      [img]https://imagizer.imageshack.us/v2/750x345q90/845/u74j.png[/img]

      • o soldado Enclave

        9 de junho de 2014 em 20:23

        mata essa porra
        [img]http://media.giphy.com/media/HPqy8F3a0xCPm/giphy.gif[/img]

    • Webber Anohito

      9 de junho de 2014 em 15:49

      Tem um jeito simples de resolver!
      [img]http://1.bp.blogspot.com/-87Y_np2pWm8/TZZwIxV94iI/AAAAAAAAEVM/qnSR9vXIi64/s1600/rolha_440.jpg[/img]

      • Marvelunatico

        10 de junho de 2014 em 06:33

        Essa rolha…parece que tá sorrindo… ‘-‘

        • Comissário Lek das Cadeira

          10 de junho de 2014 em 06:34

          Pareidolia é foda…

          • Marvelunatico

            10 de junho de 2014 em 06:36

            kkkkkkkkkk quanto tempo eu nao ouvia essa palavra

      • Jeff Dantas

        9 de junho de 2014 em 17:48

        Hhahahaha, tai uma solução prática, e eficiente!! ^^

      • Mutley

        9 de junho de 2014 em 15:55

        Ai o Toba explode com a pressão …

101 Comentários
mais Posts
Topo