Apollo 17 e por que nunca mais pisamos na Lua

Apesar de algumas pessoas não acreditarem, o homem, de fato, pousou na Lua. Mas após algumas missões, nosso satélite natural nunca mais foi vistado por seres vivos. Então, porque será que isso aconteceu?




Apollo 17

600px-AS17-Flag_shots

A Apollo 17 era para ser apenas mais uma das muitos missões que deveriam ter ido a Lua, mas ela acabou entrando para a história como sendo a última ida do homem ao satélite natural da Terra no Século XX. Depois dessa missão, o ser humano se quer passou da baixa órbita do planeta, como se estivesse novamente refém do planeta azul. Ao término do projeto Apollo, cinco naves haviam chego a Lua e explorados diversos lugares, mas a última missão teve um sentido especial.

Dessa maneira, Harrison ‘Jack’ Schmitt entrou para a história. Apesar de ter trabalhado em outras missões para a NASA, ele tinha a função de geólogo. Com o tempo acabando e sendo a Apollo 17 a última oportunidade para vermos a Lua de perto, ele foi treinado e enviado junto com os outros dois tripulantes dessa missão. Por ser formado em Geologia por Harvard, ele seria capaz de angariar informações que ninguém mais poderia, devido a sua especialidade.

Aquele enorme projeto, que havia começado como uma resposta ao poderio russo, sempre foi visto pelo governo americano como uma oportunidade de desenvolver foguetes melhores. Dessa maneira, se quisessem, eles poderiam atacar a União Soviética, mesmo a meio mundo de distância. Porém, com o tempo e o enfraquecimento do bloco socialista, a Missão Apollo entrou em um novo patamar, pois não se tratava mais de guerra, mas sim de conhecimento. Porém, quando o ser humano poderia ter aprendido infintas coisas com essas missões, elas acabaram chegando a seu fim.




Fim da Apollo

apollo-17-eva3-panorama-nasa

Em 1970, a Missão Apollo 20 foi cancelada e outras depois dela também. O governo americano começou a se interessar por uma nova forma de explorar o espaço e para isso foi criado o Projeto SkyLab, que depois viria a ser o pai da ISS (Estação Espacial Internacional). Em setembro de 1970, as últimas missões Apollo foram anunciadas e o mundo começou a se distanciar da Lua.

Após o dia 14 de dezembro de 1972, o belo satélite natural nunca mais esteve habitado por humanos. No ano seguinte, a crise do petróleo levou a NASA para o segundo plano, piorando ainda mais as chances da exploração espacial voltar a ser tema de uma grande investimento. A Lua acabou esquecida, tanto que se passaram 42 anos desde a última visita. Hoje, Marte é um corpo celeste mais bem cotado pela inciativa de exploração espacial.

A última missão Apollo passou três dias na Lua e percorreu 34 quilômetros da superfície lunar. Foi nessa missão que uma das mais famosas fotos do planeta Terra foi tirada:

The_Earth_seen_from_Apollo_17

Como lembrança dessa época de aventuras e desafios gigantescos, os astronautas da Apollo 17 deixaram na Lua uma placa com os seguintes dizeres: “Aqui os homens completaram sua primeira exploração da Lua, dezembro de 1972. Possa o espírito de paz no qual viemos, refletir-se nas vidas de toda a Humanidade”.

  1. Nicolas Almeida Ferreira

    12 de julho de 2015 em 20:49

    Para os retardados que estão falando merda sobre o homem nunca ter ido a lua, vão estudar idiotas. A própria Rússia, rival árdua dos E.U.A, provou que os E.U.A foi a lua, pois cientistas russos examinaram as amostras de pedaços da lua que os Estados Unidos trouxe, e elas são reais.

  2. KAMILA LINDA

    30 de abril de 2015 em 15:38

    NÃO ACREDITO QUE PISARAM NA LUA

  3. Miroslau

    25 de abril de 2015 em 17:44

    E ele j´´a esteve lá?

  4. Kevin Farak

    24 de abril de 2015 em 22:17

    Se o homem não tivesse pisado na lua, e isso tudo fosse mentira como falam, essa história já teria sido desmentida. Imaginem a quantidade de pessoas envolvidas pra manter uma história como essa, será mesmo que nenhuma delas, depois de um tempo, não resolveria falar a verdade? Se uma abrisse a boca, a história toda viraria uma bola de neve. Tem mais, a própria URSS era a mais interessada em descobrir a verdade. Creio que a Rússia deve ter investigado muito tudo isso, mas não encontrado algo que provasse que as missões Apollo que pisaram na lua fossem uma farsa, caso contrário teriam espalhado para o mundo todo (a corrida que acontecia na Guerra Fria também era por carisma para com as outras economias do mundo, carisma que os EUA tinha por demais, e a Rússia nem tanto).

  5. José Luciano Paz

    24 de abril de 2015 em 19:54

    Eu acho que um certo camponês na letrado que trabalhava na Usina Olho Dagua , Município de Camutanga estava certo dizendo que o homem nunca pousou na lua mesmo com a sua ignorância mas nele já existia uma visão estou com ele isso foi uma farsa na época os Estados Unidos competiam na guerra fria com União Soviética Rússia e inventaram esse truque porque quem foi ao espaço sideral foi YURY GAGARIN antes desta façanha que o mundo leigo admitiu em 69.

    • Ismael Colt

      2 de maio de 2015 em 14:48

      só pessoas com Q.I acima de 130 ou abaixo de 50 sabem q o homem nunca posou na lua.

  6. Gênesis

    24 de abril de 2015 em 16:20

    Eu fui na lua, tinha porra nenhuma pra fazer lá, daí voltei.

  7. Ivex Rodriguez

    23 de abril de 2015 em 15:25

    Apesar de algumas pessoas não acreditarem, o homem, de fato, pousou na Lua…

    Essa informação é tão verdadeira quanto a minha conta bilionária na Suiça!

  8. Odirlei Santiago

    22 de abril de 2015 em 21:55

    O ser humano nunca esteve na lua
    Isso é lorota

  9. Little Uchiha™

    22 de abril de 2015 em 15:14

    Hehehe, achei q ia falar ao estilo Segredos da Nasa, acho q vi sobre esse geólogo num episódio, e uma outra história sobre não ir mais lá.

  10. VanDrak SubZero

    22 de abril de 2015 em 12:40

    Versão não conspiratória, Aprovada pela mídia.

  11. Vinicius de Oliveira

    22 de abril de 2015 em 11:29

    aliens

  12. Wyvern Björk

    22 de abril de 2015 em 10:24

    ANTEDEGUEMOOOON!!!

  13. Gabriel Frigini

    22 de abril de 2015 em 00:53

    Mandou bem Diego! essa foto da Terra é muito bacana!

  14. Rodrigo Duarte

    22 de abril de 2015 em 00:03

    Entendi porque não vamos mais à lua…
    [img]http://www.territoriodamusica.com/_fotos/materias/entrevistas/2011/08/1_1100.jpg[/img]
    …Skylab já vive no mundo da lua.

    • Neko-san

      22 de abril de 2015 em 09:50

      Kkkkkkkk
      Só quem conhece o Skylab vai entender essa.

  15. Jonathan Igor

    21 de abril de 2015 em 21:29

    Na real, nem pra órbita terrestre baixa tá valendo a pena mandar um astronauta, é caro demais, muitas pesquisas, muitos recursos e qualquer erro as vidas dos astronautas e todo investimento vão pro saco. Apesar de ser uma profissão que muito admiro e até gostaria de me tornar um algum dia, está se tornando uma profissão de sonhadores. Robôs, satélites, telescópios e tecnologias que não arrisquem tanto a vida de um ser humano durante a exploração espacial são mais viáveis, pelo menos neste século. A mineração de asteroides seria uma alternativa interessante para vencer esses problemas, como mandar e manter diversos astronautas fora da Terra, mas o investimento inicial seria muito alto e poucas pessoas levam isso a sério. Enfim, vai demorar bastante pra vermos astronautas passeando universo afora.

  16. Bru No

    21 de abril de 2015 em 19:36

    Ô textinho mal digitado hein

18 Comentários
mais Posts
Topo