Minilua

As pessoas estão mais infelizes?!

 

Estudos recentes feitos pela Universidade de Vermont chegou a conclusão que as pessoas estão mais infelizes, será?!

A pesquisa foi feita através do Twitter, onde os dados mostraram que o sentimento de felicidade teve queda no primeiro semestre de 2011. No período de 3 anos, a equipe responsável pelo estudo reuniu cerca de 46 milhões de palavras escritas em tweets por cerca 63 milhões de usuários do site no mundo, pois segundo eles, reflete o sentimento das pessoas em geral, além de revelar o humor de algumas destas.

Para efetuar o estudo, o grupo usou a ferramenta Mechanical Turk, na qual um grupo de voluntários dá notas a temperatura emocional de cada indivíduo, as notas vão de 1 a 9, como por exemplo: a palavra ‘sorriso’ valia 8,5; ‘comida’ valia 7,4 e a palavra ‘terrorista’, 1,3.

Os pesquisadores perceberam que nos últimos três anos as palavras demonstraram uma queda no índice de felicidade dos usuários do Twitter. Para eles esta forma de pesquisa, nesta nova abordagem, fornece um olhar da sociedade como um todo, com expressões de milhões de pessoas, já que através de entrevistas as pessoas nem sempre são totalmente sinceras.

Percebeu-se também alguns sinais de felicidade ao longo da semana, principalmente nos finais de semana e feriados, e com pontos baixos nas segundas-feiras e terças-feiras e dias fora da rotina diária também foram considerados.

Os responsáveis pela pesquisa ressaltam porém que estes dados expressam a felicidade individual momentânea, ou seja, não podem considerados para avaliar a felicidade a longo prazo.

 

 

Adaptado de estadao