Minilua

Bandas que marcaram época: Ramones (cont.) #9

Confira, nesta segunda parte do especial, um pouco mais da biografia dos Ramones. Uma boa leitura!

It’s Alive: Gravado em 31 de dezembro de 1977, o álbum, trazia entre outras coisas, o registro de 28 faixas ao vivo. Entre os destaques, “We’re a Happy Family”, “Blitzkrieg bop” e “I don't wanna Walk Around With You”. Ainda sobre o lançamento, ele marcava a despedida do baterista Tommy do grupo.

 

Com sua saída, o grupo se vê obrigado a escolher um novo baterista. Para tal, é escolhido o nome de Marc Bell. Ex-baterista do grupo “The Voidoids”, Marky Ramone, como ficou conhecido, ficaria a cargo da elaboração, já nos meses seguintes, do próximo álbum da banda, “Road to Ruin”. Lançado em 22 de setembro de 1978, o trabalho, trazia entre outros destaques, as faixas “I Wanna Be Sedated”, “Don’t Come Close” e “Bad Brain”.

 

 

Rock n’ Roll High School

Em dezembro do mesmo ano, é lançado “Rock n’ Roll High School”, do diretor Roger Corman. A película, contava como grande destaque, com a participação dos Ramones. Foram eles, aliás, os responsáveis pela criação da trilha homônima do longa-metragem.

 

 

Anos 80

Na década de 80, por pressões da gravadora, a banda inicia um novo ciclo em sua trajetória. A ideia era popularizar o grupo, tornando seus membros um pouco mais populares no mainstream. A partir de então, para a realização do próximo trabalho, “End of Century”, um produtor é incorporado. Phil Spector, que já havia trabalhado com John Lennon e George Harrison, teria um papel significativo nessa fase. Ele, por sua vez, ajudaria o vocalista Joey, a criar novas composições, dessa vez, em um tom mais elaborado. Lançado em 04 de fevereiro de 1980, o disco, contava como grande destaque, com a canção “Do You Remember Rock n’ Roll Radio?.”

 

O LP, sem dúvida, teve enorme repercussão comercial. Por outro lado, causaria certo estresse entre seus integrantes. Joey, por exemplo, acreditava que a banda estava no caminho certo, apostando em um estilo de som um pouco menos underground. Já Johnny, entendia que o grupo não deveria se submeter as pressões da mídia e da gravadora, mantendo o estilo original.

 

Pleasant Dreams

De fato, o começo dos anos 80, não foi um período nada fácil para os Ramones. No disco de 1981, por exemplo, isso ficaria bastante nítido, a partir da faixa “The Kkk Took My Baby Away”, escrita por Joey Ramone sobre o fato de Johnny ter “roubado” seu “grande amor”, Linda.

 

 

Curiosidades

– Um fato curioso: Nem mesmo o desgaste dos anos 80, foi suficiente para abalar a sólida amizade dos integrantes dos Ramones.

– Nesse período, ficava a cargo de Johnny Ramone, a parte administrativa da banda: agendamento de shows, arrecadação, etc.

– No álbum de 1983, “Subterranean Jungle”, é lançado um dos maiores clássicos do grupo, “Psycho Therapy”.

 

-Em maio de 1988, é a vez da coletânea “Ramonesmania”, englobando faixas dos 10 trabalhos anteriores da banda.

– Um ano mais tarde, “Pet Sematary”. A trilha, por sua vez, fez parte  do longa-metragem “Cemitério Maldito”, de Stephen King.

 

– Na década de 90, um dos principais hits foi o da música “I Don’t Want to Grown Up”, cover do cantor Tom Waits.

 

– No Brasil, o grupo foi responsável por apresentações memoráveis, uma delas, datada de 1992.

 

– Por aqui, diversos são os artistas que reverenciam a banda, os Raimundos, por exemplo, não poderiam ser esquecidos.

 

– A popularidade da banda é tal, que eles até participaram de um dos episódios de Os Simpsons, interpretando a canção “Happy Birthday to You”, para o magnata Sr. Burns.

 

– Joey Ramone, em vida, ainda lançaria trabalhos solos. Um dos mais elogiados foi criado no começo dos anos 2000, e trazia como grande destaque, a regravação de “What Wonderful World”, de Louis Armstrong.

 

E fica por aqui, a nossa homenagem para uma das bandas mais queridas da história!

 

Discografia

Ramones– 1976

 

Rocket to Russia– 1977

 

Leave Home– 1977

 

Road To Ruin- 1978

 

Rock n’Roll High School– 1979

 

It’s Alive– 1979

 

End of Century– 1980

 

Pleasant Dreams– 1981

 

Subterranean Jungle: 1983

 

Too Tough to Die (1984)

 

Animal Boy– 1986

 

Halfway to Sanity: 1987

 

Ramonesmania– 1988

 

Brain Drain– 1989

 

All the Stuff and More vol. 1: 1990

 

Loco Live– 1991

 

All the Stuff and More vols 2: 1991

 

Mondo Bizarro– 1992

 

Acid Eaters: 1994

 

Adios Amigos- 1995

 

Outros trabalhos: We're outta here! (1996), Anthology: Hey Ho Let's Go! (1999) e Ramones Raw (DVD – 2004).