Bandas que marcaram época: Ramones #8

Ramones R407_Gruen

O início dos Ramones nos remete ao bairro de Forest Hills, no distrito de Queens, em Nova Iorque. Na época, meados dos anos 70, os jovens Douglas Colvin (Dee Dee Ramone) e John Cummings (Johnny Ramone) decidem formar um grupo musical. Para tal, até para iniciar o ciclo de ensaios, escalam Jeffrey Hyman (Joey Ramone), amigo de Douglas, e que ficaria a cargo da bateria. Estava assim formada, aquela que nos anos seguintes, seria conhecida como uma das principais bandas de Punk Rock da história.




O nome Ramones

james_paul_mccartney-small-pic1

Existem duas versões a respeito do nome do grupo. A primeira, mais difundida, se refere ao pseudonônimo (Paul Ramon) usado pelo ídolo Paul Mccartney nos hotéis em que se hospedava. Já a segunda, uma espécie de homenagem ao produtor Phil Ramone, na qual, a partir daquela data, todos usariam o sobrenome “Ramone”, alusão a “uma grande familia”.




Ensaios

A banda, logo nos primeiros ensaios, até tentou fazer covers de outros grupos da época. Não obtendo êxito, começam a trabalhar na criação das primeiras composições. Entre os destaques do período: “I Don’t Wanna Walk Around With You”, “I Don’t Wanna Get Involved With You” e “I Don’t Wanna Be Learned”. Ainda nesse fase, um novo baterista é incorporado, Thomas Erdelyi (Tommy Ramone), em substituição a Joey Ramone, que assumia o posto de vocalista.




A primeira apresentação

BGR-1

Thomas, recém-chegado ao grupo, teria papel decisivo na primeira grande apresentação dos Ramones. Ela, aliás, aconteceria no chamado “Performance Studio”, em 30 de março de 1974. Com o prestígio conquistado, a banda passa a se apresentar na CBGB’s, uma das principais casas noturnas da época, responsável pela divulgação da cena underground que acontecia, e por apresentar também as bandas Talking Heads, The Cramps e Blondie.




O primeiro álbum

Ramones_-_Ramones

No ano de 1975, a banda, consegue o que muitos duvidavam um contrato com uma gravadora. Lançado pelo selo Sire Records, em 1976, o primeiro disco, intitulado “Ramones”, seria aclamado pelo público, e, se tornaria, nos anos seguintes, um dos principais, se não o principal álbum de Punk Rock. Entre os destaques do trabalho: “Blitzkrieg Bop”, “I Wanna Be Your Boyfriend” e "53rd & 3rd”. Ainda sobre o disco de estreia dos Ramones, ele contou com 14 faixas, totalizando pouco mais de 29 minutos de duração.

Paralelamente ao lançamento do álbum, a banda, começa a fazer shows em diferentes partes dos Estados Unidos e Inglaterra. Em Londres, por exemplo, em uma apresentação, datada de 04 de julho de 1976, o grupo é simplesmente ovacionado pelo público presente. O show, entre outras coisas, contaria com as presenças dos integrantes dos recém-criados The Clash e Sex Pistols.




Leave Home e Rocket To Russia

ramones-2

No ano de 1977, os Ramones entram em estúdio para o lançamento de dois novos trabalhos “Leave Home” e “Rocket To Russia”. Deste segundo álbum, destacamos as faixas “Ramona”, “Do You Wanna Dance” e “Sheena is a Punk Rocker”. A partir de então, passam a excursionar por diferentes partes do mundo, incluindo a Europa. Por lá, realizam uma série de apresentações bem sucedidas. De volta a América, se apresentam com o ídolo Iggy Pop.

Gostou do especial? Não perca a segunda parte. Até amanhã!

  1. Faill Back

    15 de abril de 2011 em 13:28

    a melhor banda q existiu

  2. Nivaldo Jr

    7 de janeiro de 2011 em 12:52

    Uma lenda!

  3. Laerte Fonseca

    7 de janeiro de 2011 em 12:39

    AHHHH PUNK ROCK ATÉ OS OSSOS!!!!METAL É GAY!!!

    • Sarah Mello

      30 de janeiro de 2011 em 23:00

      Concordo! Grunge também, cara! Não se esqueça!

      Grunge e Punk Rock mandam!!

  4. Calebe Silva

    7 de janeiro de 2011 em 10:59

    Ramones ficara marcado na historia do punk rock

    Proximo post:The Who

  5. David Melo

    7 de janeiro de 2011 em 08:50

    Os Ramones merece mesmo esse post ! Uma banda incrível  , tb umas das minhas bandas favoritas !!!Parabéns , ótimo Post!!!  

  6. Santista

    7 de janeiro de 2011 em 06:15

    Uma das minhas bandas preferidas, bandas assim não existem mais. Hehe meus ídolos todos ou tão ficando velhos e se aposentando ou morreram.

    • João Marcos Joestar

      7 de janeiro de 2011 em 14:46

      vc não é o unico nessa situação desesperadora XD. Ramones eternamente, gabba gabba hey!!!

  7. Icaro

    7 de janeiro de 2011 em 00:56

    Com certeza e eternamente no meu Top 10! (n vou falar o lugar para n causar controvérsias xD)

  8. Madruga

    7 de janeiro de 2011 em 00:28

    Apesar de ser Metal Head,sem duvida nenhuma esses caras são umas Lendas!

    Antigamente Metal X Punk
    hoje em dia Metal e Punk X Emos

    Pelo menos serviu para Unir  dois povos!

    Posta a Proxima do Black Sabatth

    Que Dio e Odin os Abençoe

11 Comentários
Topo