Bebendo a própria “urina”

Em um dos prédios dentro do Marshall Space Flight Center (MFSC), localizado em Huntsville, no estado do Alabama, EUA, é comum encontrar no banheiro masculino a seguinte imagem:

IMG_8211

Parte dos trabalhos desenvolvidos nesta localidade é o sistema de suporte à sobrevivência de astronautas. Chamado de Environmental Control and Life Support System (ECLSS), ele contém equipamentos que ajudam na manutenção de componentes vitais aos astronautas no espaço, como por exemplo o oxigênio, a água e o controle dióxido de carbono.

Um dos mais importantes fatores é a água potável, a qual é de extrema necessidade e de difícil transporte, pelo custo e quantidade. Por isso, um dos equipamentos importantes, tanto para a Estação Espacial Internacional (ISS – International Space Station), quanto ao futuro da exploração espacial, é o EWRS. Daí a foto de um coletor de urina para testes de purificação de água.

iss_2

Pode parecer estranho ou até mesmo engraçado pensar na hipótese de se beber água purificada de sua própria urina, mas para os cientistas, astronautas, e engenheiros da NASA, isso é trabalho sério.

Os astronautas da ISS começaram a usar esse aparelho de reciclagem em 2009. O sistema dentro da Estação permite que a urina e a água utilizada na higiene pelos astronautas possa ser reciclada para se tornar potável novamente. O método usa exosmose, que é uma osmose feita de dentro para fora, na qual um filtro feito de uma película com um polímero permite a passagem de água, bloqueando os sais e moléculas orgânicas grandes. A diferença de energia potencial entre água salgada e água fresca é usada para transportar água por essa película, a qual, como uma membrana, deixa os contaminantes para trás.

480px-SpaceStationCycle.svg

É estimado que em média, cada pessoa na Terra use por volta de 350 litros de água por dia (uns 14.000 copos). Em casos mais extremos, como no espaço, nós precisamos de mais ou menos 30 litros de água para nossa sobrevivência diária. Sabendo que o envio de materiais para o espaço é caríssimo, o sistema de reciclagem permite que até 93% da água suja seja reutilizada.

Até que a distância de 330 Km da ISS para a Terra não é tão grande, se não fosse o fato de ser uma distância orbital. As dificuldades que existem para se chegar até tal altura num ambiente espacial, com microgravidade, são gigantescas, o que transforma cada pesinho extra em uma despesa de milhares de dólares. Por isso essa máquina ajuda na limpeza:

IMG_8233

Pode parecer loucura purificar nossa urina, mas se nós pensarmos bem, a água que bebemos é resultado de uma purificação de nosso ecossistema, e/ou sistemas criados por nós mesmos. Quando cada um de nós urina, para onde vai o H2O contido no “xixi”? Vai para os rios, onde depois é coletado, limpo e enviado de volta para nossa casa. E final das contas, os astronautas estão bebendo melhor do que a gente, pois a água deles acaba sendo muito mais limpa do que a nossa.

Aposto que você nunca mais vai beber água do mesmo jeito agora…

Texto produzido em parceria com: http://www.facebook.com/GFThedim

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/

  1. Andreus Bastos Cruz

    18 de agosto de 2013 em 20:31

    Bobagem beber a própria urina… se estiver tratada e pura que mal há? Viveria no espaço numa boa…

  2. Leonam

    18 de agosto de 2013 em 10:13

    Já sei disto:

    o a água do escoto de uns dez bairros próximos ao meu seque para uma estação de tratamento da copasa/mg, o local tem varias piscinas enormes onde a água vai sendo tratada de uma para a outra e cada uma delas a água é mais clara, no final esta água é jogada em um pequeno rio, limpa.
    Deste mesmo rio a alguns quilômetros a frente a água é utilizada pela mesma empresa para ser novamente tratada e mandada para as casas dos moradores de toda a cidade.

    E em uma escala maior, todo esgoto de varias cidades da região metropolitana de BH sequem para o rio das velhas, contagem, santa luzia, belo horizonte… e é deste mesmo rio que sai a água que abastece quase todas estas cidades.

    Fazer o que, o jeito é acreditar que o processo de tratamento desta água é bem feito, só que não consigo esquecer que tudo vai direto para estes rios, urina, fezes, sangue, vomito, resíduos líquidos hospitalares, sim, trabalho em um grande hospital e vejo que a água de vários processo, como de limpeza por exemplo, vai direto para o sistema de esgoto sem tratamento algum.

    ps. ao ler o título imaginei que o assunto seria sobre aquelas pessoas que bebem a propiá urina achando que estão se tratando, a chamada urino terapia

  3. Trevor

    18 de agosto de 2013 em 00:16

    Eu já vi isso, mas achei q era usada para fins medicinais, como maioria dos americanos fazem

  4. Lucas Rodrigues

    17 de agosto de 2013 em 19:33

    Bem interessante, uma alternativa inteligente para preservar esse recurso tão importante para nós 🙂

  5. Dark J

    17 de agosto de 2013 em 19:10

    Mais um motivo de eu não gostar de praia.

  6. Luís Felipe

    17 de agosto de 2013 em 18:54

    “Aposto que você nunca mais vai beber água do mesmo jeito agora…”
    Ta serto!
    Vou beber pelo nariz…

  7. Capitão Jack Sparrow

    17 de agosto de 2013 em 18:19

    Sheldon Cooper aprova isso em caso de falta de energia.

    • Little Uchiha™

      17 de agosto de 2013 em 21:52

      kkkkk

  8. Jaque-chan

    17 de agosto de 2013 em 18:15

    Quem aí ainda tem o sonho de virar astronauta?

    • Leonam

      18 de agosto de 2013 em 10:17

      Nunca sonhei em ser astronauta, é muito difícil e trabalhoso, mas sempre sonhei em poder viajar pelo espaço, mas, sonho baseado nas naves de jornadas nas estrelas, Guerra nas estrelas e por ai vai. Quem sabe um dia teremos isto tudo a nossa disposição?
      Se bem que isto tudo ainda não resolve o problema da água no espaço, acho…

    • Lucas Rodrigues

      17 de agosto de 2013 em 19:31

      Eu tinha quando eu era criança, mas depois eu vi que não é tão divertido como eu pensava rsrsrs

  9. Altair Ibn-La'Ahad

    17 de agosto de 2013 em 18:11

    “Aposto que você nunca mais vai beber água do mesmo jeito agora…”
    infelizmente eu já sabia dos contaminantes presentes na água q eu bebo, e há tempos o copo d’água por dois segundos antes de beber ._.

    • Altair Ibn-La'Ahad

      17 de agosto de 2013 em 18:12

      *encaro*

  10. Nepeta Leijon

    17 de agosto de 2013 em 18:11

    que nojo

    • Emmanov Kozövisck

      17 de agosto de 2013 em 23:02

      A água é filtrada. O seu organismo elimina as substâncias tóxicas e muita, muita água. Filtrá-la é uma atitude inteligente, e quanto maior a filtração, melhor. Não há motivo para sentir nojo. Eu adoraria poder beber a minha urina depois de filtrada, logo após de eliminar o líquido. ^^

  11. Gabriel Felippe

    17 de agosto de 2013 em 18:09

    Woooow, postaram, obrigado pessoal do Minilua

    • Diego Martins

      18 de agosto de 2013 em 01:22

      o/

17 Comentários
mais Posts
Topo