Minilua

A grande beleza das flores

Em algum momento você já deve ter observado uma bela flor e toda a beleza de suas cores, mas por que será que elas são assim?

A vida das plantas

As plantas são seres incríveis, pois conseguem tirar toda a energia necessária para a vida da Luz do Sol, algo que os seres humanos vem tentando há anos sem um sucesso muito grande, apesar dos avanços.

Esse processo de absorver luz do Sol é chamado fotossíntese e tem como objetivo transformar as moléculas de dióxido de carbono e água em glicose, que é a maneira com a qual seres vivos guardam energia. Assim, as plantas não só criam energia, mas também podem estocá-la para depois.

As cores

Apesar de adorarem a luz do Sol, as plantas também sofrem com os efeitos dos raios solares e suas radiações, que em humanos chegam a causar câncer. Para que as plantas possam evitar problemas, a evolução começou a dar cores a algumas partes delas, criando uma substância chamada Antocianina.

Nem só para evitar a luz que as plantas usam belas cores, elas também servem para ajudar na sobrevivência. Muitas plantas não possuem sementes para espalhar seus “ovos” por aí, nem são capazes de sair andando, como vocês já podem ter notado… Para isso, as plantas criaram um eficaz sistema de dispersão de sementes: Insetos.

Normalmente as flores vermelhas e roxas tem essa cor, pois ela é capaz de atrair insetos. Em um primeiro momento, eles entram nas flores e depois saem de lá todos sujos de pólen, que vai caindo de seus corpos pelo caminho, enquanto a nova geração de flores é semeada.

Ou seja, as belas cores das plantas são apenas armas usadas por elas para garantir sua sobrevivência e para nossa sorte essa manifestação da evolução também é um deleite aos olhos humanos.