A beleza oculta do céu noturno

Uma das maiores descobertas humanas foi a geração de luminosidade, mesmo a noite. Isso mudou a vida de todas as pessoas do planeta, pois há pouco mais de um século atrás, as noites eram iluminadas apenas por velas e, após o Sol desaparecer no horizonte, todos tinham que encerrar seu dia. Hoje, a noite é como uma extensão do dia, cheia de luminosidade em todos os cantos. Todo esse benefício trazidos pelas luzes artificias são ótimos, porém escondem uma das maiores belezas de todo o Universo.




A luz destruindo a luz

The-Night-Sky-Wallpaper

Quem vive em grandes cidades e olha para cima, normalmente vê apenas um céu escuro, pontuado com pouquíssimas estrelas. Em lugares mais iluminados, como ruas centrais, a coisa fica ainda pior. Mas quando viajamos para o interior e ficamos afastado de tudo, o céu toma outra forma, mostrando milhares de estrelares e revelando as verdadeiras cores do Universo a nossa volta.

A verdade é que a luz emitida pelas cidades faz com que o contraste existente entre a luz das estrelas e o fundo negro do céu fique menor, gerando maior dificuldade para que possamos enxergar as estrelas a nossa volta. Esse problema é tão real, que os astrônomos, cada vez mais, buscam construir telescópios em lugares totalmente remotos, simplesmente para fugir da iluminação das cidades.




O verdadeiro céu noturno

night-sky-18397

Se pudéssemos voltar no tempo e viver em um local totalmente sem iluminação, o céu seria muito mais bonito de se admirar. Mesmo assim, algumas estrelas mais distantes e certas cores do céu noturno ainda seriam impossíveis de serem admiradas a olho nu. Por isso, o fotógrafo Adam Woodworth, usando técnicas de longa exposição e diversos truques para filtrar as luzes da cidade, montou uma galeria de tirar o fôlego.

O céu noturno, que vemos apenas com a Lua e outros poucos pontos, poderia ser a vista mais bela do planeta, caso o escuro dominasse tudo. Infelizmente, estamos caminhando cada vez para mais longe dessa realidade, mas se um dia ficarmos totalmente sem luz a noite, o que veremos é uma das mais belas visões da vida:

Milky Way Over Mont Saint-Joseph Chapel




Boulder Beach & Otter Cliffs




Breaking Twilight




Milky Way Over Nubble Lighthouse




Raven's Nest




Milky Way Over Screw Auger Falls




Night at St. Matthew's Chapel #2




West Quoddy Head Light

  1. Elica Almeida

    19 de setembro de 2015 em 22:03

    Sou apaixonada por Astronomia e as estrelas então me chamam muito a atenção, ouvindo música e observando as estrelas então, me faz viajar.

  2. Ueverton Santos

    25 de abril de 2015 em 12:51

    Quando falta luz aqui, eu simplesmente adoro. Gostaria que tivesse um apagão geral.

  3. Danilo Oliveira

    11 de abril de 2015 em 10:29

    lindos trabalhos

  4. Blue

    10 de abril de 2015 em 20:52

    Eu gosto de admirar o céu noturno, a imensidão me fascina, é incrível ver tudo aquilo e perceber que somos apenas um pequeno ponto azul, isso me inspira, ver a noite tão magnífica, a profunda e bela paisagem do céu noturno, pena que não dá pra ver direito na cidade, mas quando eu vou para o interior eu gosto de observar, é tão lindo, tão incrível, dizem que a escuridão é ruim, que a noite é ruim, mas não é, é bela, é poética, é inspiradora, amo esquecer de tudo observando o céu e imaginando o que existe além, amo admirar a imensidão do universo.

  5. Mestre Makarov

    10 de abril de 2015 em 14:24

    E lindo ver o por do sol na ponte metalica em fortaleza
    [img]http://http://i1.wp.com/essemundoenosso.com.br/wp-content/uploads/2014/12/por-do-sol-em-fortaleza.jpg[/img]

  6. Gênesis

    10 de abril de 2015 em 13:08

    Nossa, parece até o Crato-CE.

    Igualzinho.

  7. Caciano

    10 de abril de 2015 em 11:00

    gostaria de ter um bom telescópio (não tenho nem luneta), há uma diferença muito grande da vista das estrelas no interior pra cidade. isto é fato.

  8. Jeff Dantas

    10 de abril de 2015 em 04:06

  9. Neko-san

    9 de abril de 2015 em 22:28

    Por esse e outros motivos que pretendo em algum momento da minha vida fazer um tour pelo mundo, tem tanto lugares fodas no planeta, não sei como que tem pessoas que só ficam na rotina de casa – trabalho.

    • Caciano

      10 de abril de 2015 em 11:03

      a rotina acostuma as pessoas…

  10. André Silva

    9 de abril de 2015 em 21:22

    Adoro olhar as estrelas, quando falta energia em casa eu saio e vou pra frente olhar o céu, que fica bem mais limpo. Mas a poluição também dificulta muito a ter uma bela visão. Logo pretendo comprar pra mim um telescópio, só falta o dinheiro. Também tenho vontade de conhecer o deserto do Atacama, pelo qque vi na internet é um dos melhores lugares pra ver um céu bonito assim.

    • Caciano

      10 de abril de 2015 em 11:03

      tá 500 pila pra cima um razoável, se não tem acesso a lugares pouco iluminados não vale a pena investir.

      • Mutley

        10 de abril de 2015 em 11:42

        Prefiro esperar quando der pra comprar o Hubble u.u

  11. Greg

    9 de abril de 2015 em 20:48

    Admirar o céu é muito bom… a natureza é perfeita

    • Mutley

      10 de abril de 2015 em 11:29

      Acho que sua frase se encaixa perfeitamente ,pois só na natureza podemos admirar ao máximo do pouco de Universo que nos é mostrado.

    • Kuwabara

      9 de abril de 2015 em 21:13

      Pena que quanto mais o tempo passa se torna mais difícil admirar a natureza

      • Greg

        9 de abril de 2015 em 21:50

        pior que é … os rios da minha cidade era limpinhos quando era criança… nao faltava rios para nadar … hoj em dia não salva um…

17 Comentários
mais Posts
Topo