Minilua

A beleza do vulcão chileno

De tempos em tempos, o mundo é atacado pelos temidos vulcões e dessa vez a tragédia está mais próxima de nós do que nunca:

Calbuco

Durante mais de 40 anos, os moradores das cidades de Ensenada, Alerce, Colonia Río Sur e Correntoso viveram tranquilamente aos pés do vulcão Calbuco, que fica a pouco mais de mil quilômetros da capital, Santiago.

Mas sem aviso prévio, a bela e adormecida montanha começou um ataque de fúria, que está gerando enormes preocupações. Mais de 4 mil pessoas já tiveram que abandonar suas casas as pressas. Os voos que passam perto da região tiveram que ser cancelados ou tiveram suas rotas modificadas.

A erupção, que começou na quarta, dia 22 de abril de 2015, jogou cinzas a mais de 10 quilômetros de altura! Criando algo que lembra uma explosão nuclear.

A situação tensa fez com que o governo chileno declarasse estado de calamidade. Em breve, o exército deve tomar toda a região próxima ao vulcão, para que ninguém acabe se ferindo ou entrando no local indevidamente.

O outro lado

Ao mesmo tempo que essa catástrofe natural está ameaçando milhares de vidas e trazendo problemas para todos que vivem por perto, aqueles que estão perto do vulcão, junto com o medo, podem admirar um dos maiores espetáculos naturais do planeta Terra.

Como um vulcão que entra em erupção, sua lava vai espalhar, verá toda a fúria do dragão… Ok, não tem nenhum dragão no vulcão chileno, mas nem por isso o espetáculo é menos impressionante e belo: