Minilua

Os mais belos desertos do mundo

Normalmente quando falamos sobre as belezas do mundo, o que vem a cabeça são florestas, montanhas e locais onde a água é protagonista. Contudo, os desertos, que nunca são lembrados, guardam uma beleza extraordinária que você desconhece:

Painted Desert

Localizado dentro do Parque do Grand Canyon, no Arizona, o Painted Desert é uma pintura da natureza. As camadas de rochas sedimentares possuem uma quantidade enorme de ferro e magnésio, o que gera essa coloração diferente a cada camada.

Na região sul do parque, existem florestas fossilizadas do triássico, o que torna esse local um dos mais férteis no ramo de fosseis da época dos dinossauros.

Salar de Uyuni

Nem só de areia vivem os desertos. Na Bolívia existe um deserto totalmente diferente dos outros ao redor do mundo, lá não existe areia, tudo que há por lá é sal. Durante milhões de anos, o local passou por diversas mudanças. Lagos que existiam ali foram extintos e deixaram para trás uma quantidade enorme de sal.

O deserto branco possui mais de 10 mil quilômetros quadrados e guarda 70% de todo o lítio da Terra. A superfície do lago de sal é extremamente nivelada e lisa, criando um espelho natural. Satélites na órbita da Terra utilizam o deserto calibrar alguns instrumentos, principalmente os altímetros.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Normalmente os desertos são locais onde existe pouca água, mas os Lençóis Maranhenses representam a exceção a regra. O lugar costuma receber uma grande quantidade de chuva, devido a sua posição geográfica, o que cria um deserto molhado.

Em meio as dunas gigantes, existem centenas de lagos, que se movem conforme as dunas mudam de lugar, criando um cenário único a cada visita. Não é atoa que pessoas do mundo inteiro viajam até o Maranhão para ver esse incrível deserto:

The Pinnacles Desert

Localizado na região ocidental da Austrália, esse deserto é único no mundo. Com enormes planícies de areia, a região se destaca pelos pináculos naturais. Espalhados por todos os cantos desse deserto, existem pináculos formados, como se fossem árvores petrificadas, porém ninguém sabe exatamente como eles se formaram: