Minilua

Biografia Minilua – Gugu Liberato #2

No ano seguinte, em 1982, Silvio Santos, decide então, criar uma atração noturna para os sábados do SBT. Para tal, solicitaria que Nelly Raymond, importante diretora da época, desenvolvesse um programa que unisse entretenimento, musicais e jogos. Poucos meses depois, nascia o chamado “Viva a Noite”.

Viva a Noite

Dirigido por Homero Salles, o programa era apresentado todo sábado, a partir das 21h30. Entre os quadros de sucesso estavam: “Sonho Maluco”, “Rambo Brasileiro” e “A Dança dos Passarinhos”. No auge do sucesso, a atração conquistaria a liderança, superando os concorrentes “Perdidos na Noite”, da Rede Bandeirantes” e “Supercine”, da Rede Globo. Ainda sobre o Viva Noite, o programa teve papel decisivo na popularização do grupo Menudo no Brasil.

Mudança para a Rede Globo

Com o sucesso conquistado a frente do Viva a Noite, o apresentador, nos meses seguintes, receberia uma proposta da rival, Rede Globo. Após algumas negociações, é acordada a transferência de Gugu Liberato para a rede da família Marinho. Silvio Santos, por sua vez, insatisfeito com a situação, decide ir até o Rio de Janeiro, na sede do jornal O Globo. Lá, conversaria com o empresário Roberto Marinho, e para a surpresa de todos, pediria que o magnata voltasse atrás em sua decisão, liberando seu pupilo de volta para o SBT.

O retorno para o SBT

Como garantias para seu retorno, o patrão, Silvio Santos, aumentaria 10 vezes o seu salário, e garantia, através de contrato, parte da grade dominical de sua emissora para seus programas. Nessa fase, aliás, Gugu Liberato comandaria duas importantes atrações no SBT: “Cidade Contra Cidade” e “Passa ou Repassa”. Sobre o segundo, para mais informações, clique aqui.

Novos projetos

A partir do final dos anos 80, mais especificamente em 1989, o apresentador é escalado para apresentar uma série de programas na emissora. Entre os destaques estavam: “ TV Animal”, “Adivinhe se Puder” e Corrida Maluca”. 02 anos mais tarde, é iniciada uma das fases de maior sucesso em sua trajetória profissional. Nesse período, Gugu comandaria o programa “Sabadão Sertanejo”, sempre aos sábados, a partir das 21h00.

Domingo Legal

Evidentemente que não poderíamos nos esquecer do “Domingo Legal”, programa responsável por projetar a carreira de Gugu Liberato nacionalmente. Na atração, dirigida por Roberto Manzoni, o Magrão, o apresentador ficava a cargo de diferentes quadros, de externas, passando por musicais e gincanas entre famosos. Para mais informações sobre o programa, clique aqui.

Rede Record

No dia 25 de junho de 2009, após uma proposta milionária, Gugu Liberato, deixa o SBT, e se transfere para a Rede Record. Na nova emissora, sua estreia aconteceria em 30 de agosto, com uma performance do Blue Man Group. Apresentando baixos índices de audiência, o programa que era apresentada todos os domingos, entre 20h00 e 00h00, deixaria a faixa noturna da emissora, e passaria a ser exibido a partir das 16h00.

Curiosidades

– Gugu Liberato é filho do casal Maria do Céu e Claudino Augusto, ambos portugueses. O apresentador ainda tem dois irmãos, o administrador de empresas, Amândio Liberato, e a numeróloga, Aparecida Liberato.

– O programa “Sessão Premiada”, o primeiro apresentado por Gugu no SBT, era na verdade, formado por um mix de seriados norte-americanos. Diferente de São Paulo, coube ao locutor Paulo Barbosa, o comando da atração na cidade do Rio de Janeiro.

– Nos anos seguintes, a atração, ainda seria apresentada por Celso Portiolli, Jéssica Esteves, Priscila Alcântara e Yudi Tamashiro.

– Em relação ao programa “Viva a Noite”, ele seria apresentado a partir de 1982. Nele, grupos como Polegar e Dominó marcavam presença de forma contínua. Ambos, aliás, mantinham contrato com a produtora do apresentador, a chamada GGP.

– Ainda sobre o “Viva a Noite”, foi no programa, que a chamada “Dança do Passarinho” seria criada.

-No final dos anos 80, o apresentador, comandaria ao lado de Silvio Santos, o chamado “Roletrando”.

– Exibido entre os anos de 1989 e 1991, o programa “Corrida Maluca”, (“Si Lo Sé No Vengo”), se tornou um dos grandes sucessos da grade do Sistema Brasileiro de Televisão. Para a sua realização, um concorrente previamente selecionado pela produção, deveria entre outras coisas, disputar uma série de provas, a fim de realizar seu grande sonho, uma viagem para dentro ou fora do Brasil.

– No ano de 1993, era criado o chamado “Play Game”. Na atração, comandada por Gugu, os participantes eram “transportados” para dentro dos games.

-No mesmo ano, a emissora levava ao ar a primeira edição do “Domingo Legal”. O programa, como se sabe, se notabilizou ao longo dos anos, investindo em diversos quadros de sucesso como “A Banheira do Gugu”, “Tàxi do Gugu”, “Telegrama Legal” e “Lendas Urbanas”.

– Por diversos meses consecutivos, o Domingo Legal conquistaria a audiência isolada no Ibope, vencendo seu principal concorrente na época, o “Domingão do Faustão”, da Rede Globo.

– Durante a promoção “Junta Brasil”, da Nestlé, o inimaginável aconteceria: Pela primeira vez na história, os apresentadores Fausto Silva e Gugu Liberato apareciam simultaneamente na Rede Globo e no SBT.

– No auge do sucesso, no dia 07 de setembro de 2003, o apresentador enfrentaria, digamos assim, uma situação bastante complexa. Na ocasião, um domingo a noite, seria levada ao ar uma suposta entrevista com o chamado PCC (Primeiro Comando da Capital). Durante o vídeo, os integrantes da organização fariam uma série de ameaças contra o vice-prefeito de São Paulo da época, Hélio Bicudo, além dos apresentadores José Luiz Datena, Marcelo Rezende e Oscar Roberto Godói. O caso tomaria uma repercussão nunca antes vista na tv brasileira, e só teria um desfecho positivo após o pagamento de uma indenização de R$ 750 mil para instituições de caridade.

Dados extras

Gugu Liberato foi agraciado diversas vezes com o Troféu Imprensa. Entre os prêmios conquistados, destaque para o de revelação (1982), melhor animador (1995 a 2000) e programa de auditório (2008).

– O apresentador ainda atuou no cinema, em longas ao lado das apresentadoras Xuxa Meneghel e Angélica.

-No ano de 1997, ele, conseguiria enfim, a concessão de seu canal de televisão, a TV Pantanal, em Cuibá, Mato Grosso. A concessão, por sua vez, seria anulada certo tempo depois, sendo dada em definitivo somente em 2007 ao apresentador.

– Durante a sua carreira, Gugu Liberato gravaria uma série de discos e CDs. Entre as composições de maior sucesso estão: “A Dança do Passarinho”, “Táxi do Gugu” e “Pintinho Amarelinho”.

– No ano de 2007, os humoristas Vesgo (Rodrigo Scarpa) e Silvio Santos (Wellington Muniz), participariam do Domingo Legal, do SBT. Retribuindo a visita, Gugu Liberato, com a permissão de seu diretor, Homero Salles, visitaria a sede da RedeTV!, em São Paulo, e conversaria com o âncora do Pânico na TV, Emílio Surita.

– Já na Rede Record, o apresentador optaria por manter alguns dos quadros de maior sucesso em sua carreira. Entre as atrações, destaque para “Sonhar Mais um Sonho” (antigo Construindo um Sonho) e “Top TV Internet”.

– Gugu Liberato é casado e pai de três de filhos, João Augusto, Sofia e Marina. Todos eles, aliás, frutos da união com a médica Rose Miriam Di Matteo.

Blog oficial: http://noticias.r7.com/blogs/gugu/