Minilua

Biografia Minilua – João Paulo II #2

Nesta segunda parte do especial, você confere um pouco mais da biografia do Papa João Paulo II. Uma boa leitura!

Pontificado: Seu pontificado, com mais de 26 anos, é tido como um dos mais longos da Igreja Católica. Em uma primeira fase, o Papa João Paulo II, lutaria contra o comunismo na Polônia e demais países do leste europeu. Dentro desse contexto, um de seus discursos, realizado em 02 de junho de 1979, tivera papel decisivo, para que 10 anos depois, em 04 de junho de 1989, uma nova mentalidade surgisse no mundo, marcando o fim do período chamado de “socialismo real”. Ainda sobre sua gestão, ao lomgo dos anos, diversas viagens seriam feitas, uma das mais emblemáticas, em Cuba, marcaria o início do processo de reaproximação da igreja com o ditador Fidel Castro.

Tentativa de assassinato

Apenas três anos após ter sido nomeado Papa, João Paulo II, seria vítima de uma tentativa de assassinato. A ação, orquestrada pelo turco Mehmet Ali Agca, na Praça de São Pedro, por muito pouco, não colocaria um ponto final da vida do principal representante da Igreja Católica do período. Diante da gravidade da situação, o Papa seria internado com urgência na Policlínica Agostini Gemeli, sendo submetido, nas horas seguintes, a uma delicada cirurgia. Seu algoz, passaria 19 anos em prisões da Itália, sendo condenado a reclusão perpétua, após um julgamento. Vale lembrar, que além do atentado contra o Papa, Ali Agca, já havia sido responsável por um assalto a um banco, e pela morte de um jornalista local. O Papa, por sua vez, demonstrando compaixão, o visitaria na cadeia, alguns anos depois.

Visitas ao Brasil

Durante o período em que atuou como Papa, João Paulo II visitou o Brasil quatro vezes. A primeira, datada de 1979, se estenderia por toda a cidade do Rio de Janeiro. Um ano mais tarde, em 30 de junho de 1980, uma verdadeira maratona já era realizada. Ao todo, foram visitadas trezes cidades em doze dias, totalizando mais de 30.000 Km percorridos. A terceira, entre 12 e 21 de outubro de 1991, foi marcada pela quebra do protocolo. Assim que chegou em solo brasileiro, sua santidade desceria do avião, e logo em seguida, beijaria o chão. Em sua última visita ao Brasil, entre 02 a 06 de outubro de 1997, conheceria o cantor Roberto Carlos.

Curiosidades

Na foto abaixo, vemos o jovem Karol Wojtyla, nos braços da mãe, Emilia Kaczorowska.

– Na imagem seguinte, o futuro Papa em sua primeira comunhão.

– Aos 22 anos de idade, perde seu pai, Karol. Em 1931, pouco depois de se formar em engenharia civel, seu irmão, José, morre de escarlatina.

– De acordo com Slawomir Oder, no livro “Why a Saint” (Porque um santo?), o futuro Papa, ainda jovem, costumava se auto-flagelar. Seu objetivo era atingir o grau mais próximo de Deus. Ainda sobre o autor, ele é monsenhor da Igreja Católica, e tem trabalhado no processo de beatificação do Papa João Paulo II.

– João Paulo II foi o Papa mais novo desde Pio IX. Na época de sua eleição, ele tinha 58 anos de idade.

– Em sua gestão, foram mais de 104 visitas, em diferentes países pelo mundo. No Brasil, por exemplo, como já citado, foram 04. Por aqui, ele seria homenageado diversos vezes, como aliás, vemos no vídeo abaixo:

– Em Portugal, o Papa visitaria, entre outros lugares, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Essa visita, aliás, segundo ele, foi uma forma de agradecimento a santa por livrá-lo da tentativa de assassinato.

– Em 16 de outubro de 2003, Madre Teresa de Calcutá, conhecida por sua bondade e dedicação aos mais pobres, é beatificada pelo Papa João Paulo II. Um ano antes, o Papa já havia canonizado a ítalo-brasileira Amabile Lucia Visintainer, conhecida como Santa Paulina.

Com a saúde debilitada, provocada em parte, pelo Mal de Alzheimer, João Paulo II, entraria em óbito, no dia 02 de abril de 2005.