Biografia Minilua – Maurício de Sousa

zxc-765079

Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão. O que todos esses personagens têm em comum? Acertou quem os relacionou com Maurício de Sousa, um dos maiores cartunistas brasileiros. No post abaixo, você confere um pouquinho de sua biografia, além é claro, de suas criações. Uma boa leitura!




O início

turmaMTeen

Maurício de Sousa nasceu em Santa Isabel, São Paulo, em 27 de outubro de 1935. Como cartunista, ele, desde cedo, já demonstrava talento. Isso, aliás, ficava evidente a partir de uma série de ilustrações realizadas para veículos de imprensa do município de Mogi de Cruzes, em São Paulo. Mais tarde, buscando alçar voos maiores, passa a procurar emprego na capital. Não logrando êxito, inicia uma bem sucedida carreira no jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo) na editoria policial. Lá, permaneceria por 05 anos, escrevendo reportagens, e ilustrando os textos com os seus desenhos.




A primeira HQ

f1

Foi no final da década de 50, mas especificamente em 18 de julho de 1959, que o cartunista criaria sua primeira tirinha. A história em si, girava em torno de um simpático cachorrinho de nome Bidu, e seu dono, Franjinha. O sucesso veio rápido, tanto isto é verdade, que em poucos meses, suas historinhas já representavam um dos pontos altos do jornal. Em alta, no ano de 1963, cria com o suporte da jornalista Helena Miranda de Figueiredo, a chamada “Folhinha de São Paulo”. Nessa mesma época, nasce a personagem Mônica, sendo apresentada pela primeira vez ao grande público.




Personagens

Turma-da-Mônica-Jogos

Mônica: A personagem, na verdade, foi inspirada em uma das filhas do cartunista. Sua primeira aparição é datada de 1963, nas tirinhas de outro personagem da turma, o Cebolinha. Mônica, por sua vez, diante de sua crescente popularidade, ganharia, já em 1970, uma revistinha própria, tendo ao seu lado, o seu inseparável coelhinho Sansão.

images

Cebolinha: Ainda na década de 60, em Mogi das Cruzes, existia um garoto com as mesmas características do Cebolinha. Foi ele, aliás, o modelo de inspiração para o personagem, com o seu jeito “elado” de falar.

magali

Magali: Elegante e feminina, a personagem é uma das principais criações de Maurício de Sousa. Magali, durante as histórias, sempre aparece acompanhada de seu gatinho de estimação, Mingau, ou de um suculento pedaço de melancia.

cascao4

Cascão: O personagem nem sempre foi uma unanimidade. Seu criador, por exemplo, acreditava que Cascão, com seu jeito peculiar de ser, poderia não agradar a uma parcela de sua audiência. Quem diria, não é mesmo? Felizmente, para a nossa sorte, nada disso aconteceu, e Cascão, permanece conquistando diversos públicos e gerações.

chico_bento

Chico Bento: Francisco Antônio Felício Bento, ou melhor, Chico Bento, foi inspirado em um tio avó de Maurício, morador da cidade de Santa Branca, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Chico, entre outras coisas, é apaixonado pela garota mais bonita de seu bairro, a Rosinha.

fra

Franjinha: Como citado anteriormente, o personagem, juntamente com o cachorrinho Bidu, foram as primeiras criações de Maurício de Sousa. Seu temperamento é de um garoto gentil e alegre, fascinado pelo universo cientifico.

horacio

Horácio: Trata-se de um filhote de Tyrannossaurus Rex. Suas primeiras tirinhas apareceram ainda nos anos 60, publicadas no jornal Diário de São Paulo. Horácio ainda pode ser caracterizado por seu jeito dócil, carismático, sempre preocupado em ajudar o próximo.

penadinho

Penadinho: Sua criação é datada de 1970. Seu principal propósito é o de se divertir no cemitério, assustando os visitantes do local.

rolo

Rolo: Adora praias, e seu esporte favorito é o surfe. Tem como grande amiga, a garota Tina, que assim como ele, é jovem, e tem 20 anos.

1404

Tina: Sua primeira aparição aconteceu em 1964. Anos mais tarde, já na década de 70, assim como muitos jovens da época, passa a aderir a cultura hippie.




Curiosidades

IMG_0140

Maurício é filho de Antônio Maurício de Sousa (poeta e barbeiro) e Petronilha Araújo de Sousa (poetisa).

mauricionaprancheta

Nosso biografado, é ainda, um dos fundadores da Associação de Desenhistas de São Paulo (ADESP). A entidade, entre outras coisas, contaria, em sua fase inicial, com o suporte dos também desenhistas Júlio Shimamoto, Ely Barbosa e Gedeone Malagola.

estadinho

No ano de 1987, o cartunista começava a ilustrar o recém-criado “Estadinho”, suplemento infantil do jornal O Estado de São Paulo.

Seus quadrinhos tem fama internacional. Diversos são os países que adotam as histórias da Turma da Mônica para as crianças e adolescentes.

monica_y_su_pandilla




monica_gang_logo

Não menos importante, o Parque da Mônica, localizado na zona sul de São Paulo, é tido como um dos principais empreendimentos com o nome da turma.

monicafoto

Recentemente, uma nova versão da Turma da Mônica chegava as bancas, dessa vez, apresentando os personagens já na adolescência.

21546368_4

Atualmente, a marca continua crescendo, e se desenvolvendo através de jogos, músicas, filmes e desenhos animados. Maurício de Sousa, por sua vez, rotineiramente é agraciado com diversas homenagens, incluindo esta do Minilua.

- -
  1. jamili pedrosa

    20 de maio de 2012 em 00:19

    Quando estava aprendendo a ler, os gibis da Turma da Mônica me ajudaram bastante xD
    Seria legal uma biografia do Akira Toriyama u.u sei lá pq eu lembrei dele, mas enfim… se é que já não tem, né… vou dar uma fuçada por aqui.

    • Erick Renan

      20 de maio de 2012 em 00:24

      Os gibis me ajudaram bastante também…

  2. Damiana Maria

    28 de abril de 2012 em 18:53

    amo o mauricio de souza
    ele fez a minha infancia ser alegre e feliz
    meus personagens preferidos são
    monica chico bento e magali

  3. Santista

    13 de janeiro de 2011 em 06:37

    Aprendi a ler com os gibis da Turma da Mônica e os leio até hj, são muito divertidos. E assim como o rapaz acima não curti a Turma da Mônica Jovem, o Cascão tomou banho, a Mônica não é baixinha e gorducha… Só curto a Turma da Mônica clássica.

  4. Icaro

    13 de janeiro de 2011 em 00:02

    Mto bom, adoro eles. Parece infantil mas tds adultos tb gostam. Porém eu n gostei da versão deles adolescentes, eles perderam tds as características únicas e engraçadas =/

  5. ®od®igo

    12 de janeiro de 2011 em 23:47

    Mauricio de Souza é demais!!!!Trabalhei no Parque da Mônica até 2009, pena que tenha fechado. Mas o Mauricio postou no Twitter que o novo parque abrirá em 2011.

  6. gaga new fan clube

    12 de janeiro de 2011 em 18:43

    pra que? se já existe hentai aff 

    • Icaro

      13 de janeiro de 2011 em 14:21

      Acho que ele quis dizer do tp, zoar temas adultos, fazer piadas sobre sexo, palavrões, tp South Park O.o

    • moskito

      13 de janeiro de 2011 em 12:25

      num eh hentai nao seu kbeçudo.
      eu disse que seria melhor se ele fizesse humor com temas mais maduros

  7. moskito

    12 de janeiro de 2011 em 14:30

    chato, ele seria melhor se tivesse uma versão adulta (imoral) dos quadrinhos

  8. maki-kun

    12 de janeiro de 2011 em 14:15

    eu amo eles tenho umssssss 100 gibis

  9. Felipe Neves

    12 de janeiro de 2011 em 09:48

    Turma da Mônica é muito maneiro. Passei minha infância e adolescência lendo esses gibis.

12 Comentários
mais Posts
Topo