Biografia Minilua – Roberto Gómez Bolaños #1

elenco_chespirito02

Roberto Gómez Bolaños nasceu no México, em 21 de fevereiro de 1929. Filho de Elsa Bolaños Cacho e Francisco Gómez Liñares é tido como um dos principais artistas de seu tempo. No Brasil, foi responsável pela popularização dos seriados “El Chavo de Ocho” (Chaves) e “El Chapulín Colorado” (Chapolin). No post abaixo, confira, entre outras coisas, um pouquinho mais de sua biografia, seus principais personagens, além é claro, da sua influência direta para toda uma geração. Uma boa leitura!




O início

roberto_gomez_bolanos_03

Chespirito, como ficou conhecido, teve uma infância bastante humilde, permeada, em parte, pelos afazeres da escola e pelo futebol (seu grande hobbie). Com o passar dos anos, decide ingressar no meio acadêmico. Para tal, começa a cursar engenharia elétrica no México. Paralelamente a isso, aos 22 anos de idade, conquista seu primeiro emprego, atuando como redator publicitário para a agência Darcy. Em alta, na década de 50, inicia uma bem sucedida carreira no rádio. Colabora ainda, durante mais de 10 anos, com o programa “Comicos Y Canciones”.




TV TIM

genios

No final dos anos 60, mas especificamente em 1968, Bolaños é contratado pela TV TIM (Televisión Independiente de México). Lá, ele seria responsável pela criação de duas atrações de sucesso “Los supergenios de la mesa cuadrada" e "El ciudadano Gómez”.

Los supergenios de la mesa cuadrada: A atração, exibida dentro do chamado “Sábado de La Fortuna”, marcava a estreia dos personagens Dr Chapatin (Roberto Gómez) e Professor Girafales (Ruben Aguirre). O programa ainda contava com as participações especiais de Maria Antonieta de Las Nieves e Ramón Valdez.

A partir de 1970, até diante da popularidade conquistada pelas atrações, a TV Tim, por meio de seus executivos, decide aumentar a duração destas. Não obstante, os programas passam a ter 01 hora de duração, sendo exibidos nas noites de segunda-feira.




El Chapulin

el_chapulin_colorado_2950-600x841

Foi a partir desta reformulação, que nasceria um dos heróis mais carismáticos da tv mundial, “El Chapulin Colorado”. O personagem em si, trazia como grande diferencial, o seu jeito tímido e atrapalhado de ser. Ainda sobre Chapolin, seu nome faz referência uma espécie de inseto, bastante popular no México.




Televisa

televisa

A partir de 1972, já na rede Televisa, o personagem ganharia um programa próprio, uma espécie de sitcom. Este, por sua vez, seria apresentado até 1979. Ainda sobre a atração, ela ficaria conhecida por diversos bordões, entre os quais: “Suspeitei desde o princípio”, “Palma, palma, não priemos cânico!”, “Sigam-me os bons!" etc.

E não perca amanhã, a continuação deste especial sobre a vida de Roberto Gómez Bolaños. Até lá!

  1. maki-kun

    19 de janeiro de 2011 em 14:51

    faz agora uma biografia sobre MARIA ANTONIETA DE LAS NIEVES ;D

  2. Sidney Prescott

    19 de janeiro de 2011 em 09:15

    Bah!! Roberto é um gênio, pra mim chaves é a melhor comédia que já apareceu na TV 

  3. Wadson Rafael

    19 de janeiro de 2011 em 01:49

    nao perderei a continuaçao de jeito algum!

  4. Nivaldo Jr

    18 de janeiro de 2011 em 22:33

    “Não se preocupe. Se esse sujeito se atrever a pôr um só pé nesta casa, quer dizer que é coxo. Mas se atrever a pôr os dois pés… quer dizer que não é coxo. Mas se puser os três pés… é um fenômeno! Se puser os quatro é mula. Agora, se puser cinco…” 
    Chapolin

    “Mas não importa. Já dizia o velho refrão… Pau que nasce torto e te direi quem és!” 

  5. anderson

    18 de janeiro de 2011 em 22:20

    nossa, essa é a que faltava, um dos maiores gênios da televisão e do humor!!!

    cresci assistindo e até hoje ainda assisto , nao dá p enjoar!!!

    Minhas anteninhas de vinil  estão captando a presença do inimigo!!!

    XD

  6. David Melo

    18 de janeiro de 2011 em 20:30

    Adorei essa biografia !! Cresci vendo chaves e chapolin colorado !! Roberto bolaños merece mesmo essa biografia !! Vlw Minilua!

    • Santista

      18 de janeiro de 2011 em 21:50

      Disse tudo: Roberto Bolaños merece mesmo essa biografia. Eu rio das mesmo piadas até hoje, ele fez um humor simples e muito bacana, que desde os anos 70 no SBT até hoje no Cartoon Network diverte muita gente.
      JÁ CHEGOU O DISCO VOADOR!!!

8 Comentários
mais Posts
Topo